Gestão e Ferramentas de Projeto Aula 01 - Introdução FMU – Curso de Administração Yatyr Gasparini - 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Advertisements

Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
GERENCIAMENTO DE PROJETOS (GP) ①CONTEXTO DE PROJETOS DIFERENÇAS ROTINAS / PROJETOS Fonte: MOURA, BARBOSA, 2010 APLICAÇÕES EM PROJETOS Projeto arquitetônico.
Administração da Produção Trabalho realizado para o curso Técnico em Administração que sintetiza a Administração da Produção baseando-se no sistema Toyotismo.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Comportamento compra–Empresa ● As organizações empresariais não se limitam a vender. Elas também compram vastas quantidades de matérias-primas, componentes.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Profa. Ghislaine Miranda Bonduelle
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
A Experiência mais recente do BNB PROCESSOS DE NEGÓCIOS Mapeamento e Automatização Dezembro/2011.
Tópicos Especiais de Administração - TEA
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
ISO 9001:2000 e sua Abordagem por Processos
Responsabilidade Social. Quem somos: Foco é desenvolver projetos que possibilitem às empresas a incorporação de práticas de responsabilidade corporativa,
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Project Charter Documento que reconhece formalmente a necessidade de um projeto e suas premissas. Conteúdo do Project Charter de modo geral: 1. Objetivo/escopo.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Conteúdo da última aula 1 Ref. Bibliográfica - PMBOK Cap 2 e 3.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Profa. Bruna Panzarini Aula Planejamento de Projetos Professora Bruna Panzarini.
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – 2007 UFRJ / Instituto Brasil PNUMA Prof. Ricardo L.P. de Barros SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Definições Certificação.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
SOCIAIS/SUSTENTABILIDADE
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
Estratégia Empresarial
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
A Teoria dos Sistemas Abertos e a Perspectiva Sociotécnica das Organizações Luciano Thomé e Castro.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Critério 1- Liderança Item 1.1 – Sistema de liderança Item 1.2 – Cultura da excelência Item 1.3 – Análise do desempenho da organização.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Gerenciamento de Projetos Prioritários acompanhados pelo software Microsoft Project Tania Faerman Julho/2010.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
CONCEITUANDO PROCESSO “ Processo é um grupo de atividades realizadas numa seqüência lógica com o objetivo de produzir um bem ou um serviço que tem valor.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Fundamentos da Administração
R EENGENHARIA E M ODOS DE P RODUÇÃO. Taylorismo O que é: Também conhecido como Administração Científica, o Taylorismo é um sistema de organização industrial.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Gestão e Ferramentas de Projeto Aula 01 - Introdução FMU – Curso de Administração Yatyr Gasparini

 Um projeto é um empreendimento temporário (finito) com objetivos e metas claramente definidos, em função de uma necessidade, oportunidade ou interesse de uma pessoa, comunidade ou organização, de criar um produto ou serviço único  Temporário significa que cada projeto tem um começo e um fim bem definidos.  Único significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes Definição de Projeto (Jefferson Mendes) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Estamos cercados de todos os lados de projetos que vêm sendo realizados desde os tempos dos faraós; pirâmides, canais de irrigação na Mesopotâmia, templos gregos, catedrais medievais, muralha da China, castelos da Renascença. Viagem à Lua, canal do Panamá. Torre Eiffel, autoestradas, shopping centers, a casa em que moramos. Todos os tipos de produtos que usamos e equipamentos que usamos um dia foram projetos.  Projetos são temporários, mas os resultados são duradouros. São estratégias de mudança, seja para resolver problemas ou aproveitar oportunidades  A entrega do produto, no prazo e no custo programados são as três medidas imediatas do sucesso do projeto Definição de Projeto (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 O produto, o entregável ou delíverable de um projeto pode ser assim classificado:  Produtos físicos: itens tangíveis, equipamentos, construções civis, reformas de estruturas, desenvolvimento de produtos  Conceitos e informações : produtos intangíveis, que resultam de projetos que fornecem bases para o entendimento de uma situação ou tomada de decisões, como consultorias, pesquisas, desenvolvimento de sistemas de informação, estudos de viabilidade, roteiros de filmes;  Eventos e serviços: sequências de planejamento e execução de tarefas ao final das quais o evento propriamente dito é realizado. Mudanças organizacionais, espetáculos artísticos, salão do Automóvel  Nenhum projeto pertence a apenas uma categoria, geralmente apresenta dois ou os três tipos, como a organização dos Jogos Olímpicos, como o planejamento, a construção de estádios, e os eventos (jogos) Definição de Projeto (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Nem sempre um projeto tem começo e fim predefinidos:  A catedral de Colônia na Alemanha levou 600 nos para ser construída;  A construção da catedral de Notre Dame em Paris na França levou 150 anos;  Não se tratou de incompetência, mas de restrições de custo que desaceleraram ou mesmo paralisaram os projetos por longos períodos  O compromisso básico dos projetos é a realização do resultado. Controlar tempo, custos, riscos e qualidade, assim como outras variáveis é condição para cumprir o compromisso com o resultado Definição de Projeto (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Os projetos se diferenciam em função do contexto e do grau de dificuldade que oferecem a seus administradores  Em função do contexto, são diferentes dois projetos que forneçam o mesmo produto. O mesmo projeto básico de um trem de alta velocidade, no Oriente Médio, é diferente na América Latina, não apenas pelas condições geográficas, mas também pela conjuntura cultural, social, política e econômica.;  Em função da dificuldade, será maior quanto maior forem a complexidade técnica e as incertezas quanto ao produto ou os métodos, e menor quanto maiores forem a maturidade e a familiaridade com o produto das equipes envolvidas. Contexto e dificuldade (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Os projetos se diferenciam em função do contexto e do grau de dificuldade que oferecem a seus administradores  Em função do contexto, são diferentes dois projetos que forneçam o mesmo produto. O mesmo projeto básico de um trem de alta velocidade, no Oriente Médio, é diferente na América Latina, não apenas pelas condições geográficas, mas também pela conjuntura cultural, social, política e econômica.;  Em função da dificuldade, será maior quanto maior forem a complexidade técnica e as incertezas quanto ao produto ou os métodos, e menor quanto maiores forem a maturidade e a familiaridade com o produto das equipes envolvidas. Dificuldade (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Abordagem de Projeto  O fato de uma atividade ser temporária e orientada para resolver um problema e exigir a aplicação de recursos não a torna um projeto  A revisão de veículos em concessionárias ou a fabricação de móveis padronizados são atividades rotineiras de prestação de serviços não precisam ser abordadas como projetos, mas sim como ordens de serviço.  A abordagem de projeto deve ser utilizada em atividades diferentes das rotineiras, em que a solução envolva muitas variáveis, datas específicas ou clientes importantes Abordagem de projeto Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Programa  Grupo, família ou conjunto de projetos administrados de forma coordenada. Exemplo: construção de uma hidrelétrica  Subprojeto  Parte de um projeto de grande porte: estudo de viabilidade, construção e entrega de uma das turbinas de uma hidrelétrica, construção dos alojamentos para os atletas olímpicos  Sistema  Conjunto relativamente complexo de atividades, como, por exemplo projeto e construção do sistema de apoio à vida numa espaçonave Programa, Subprojeto e Sistema Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Inspiração  De alguma forma surge a idéia ou visão do produto: do plano estratégico da empresa, da encomenda de um cliente, de uma oportunidade, de um problema  Concepção  Transformação da idéia em um modelo mental ou representação do produto que deverá ser fornecido ao final do projeto  Desenho ou projeto  O modelo mental transforma-se em um protótipo ou maquete do produto  Desenvolvimento  O produto é gradativamente elaborado  Entrega  No final do projeto, o produto é apresentado ao cliente Ciclo de vida do projeto (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

Ciclo de vida do projeto (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração Transições A entrega do produto é apenas a transição para as fases seguintes de um empreendimento maior. Por exemplo, os consumidores passam a utilizar o produto que um dia chega a um fim. O que acontece em seguida? Ele alcança a vida após a morte, com a destinação dada a ele quando descartado no ambiente.

 Vida após a morte  Considerando o ambiente, a vida após a morte torna-se uma realidade para os produtos e, consequentemente, para os projetos. Os administradores de projeto precisam pensar na minimização de desperdícios no processo produtivo, na seleção de materiais ecológicos, na embalagem, no consumo de energia, seja para a fabricação, para o funcionamento do produto e para o descarte e eventual reaproveitamento dos materiais usados  A concepção e o desenho devem levar em conta não apenas a utilidade pretendida para o produto, mas também qualquer relação com o meio ambiente e as pessoas. A seleção de materiais, a forma de produzir, a produção propriamente dita e, no final do ciclo de vida, o descarte do produto devem ser abordados de forma a proteger o ambiente, as pessoas e a sociedade, para que o projeto seja considerado verd Ciclo de vida ambientalmente amigável (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Divisão em duas categorias  Atividades predominantemente funcionais, como indústria, comércio e prestação de serviços: bancos escolas, empresas de energia elétrica, fábricas de sabonete, usinas de açúcar e álcool – nessas empresas a rotina é a essência do negócio. Projetos são eventuais, para desenvolver ou implantar novos produtos. São projetos para consumo próprio.  Atividades predominantemente orientadas para projetos, como nos setores de construção, cinema, aeroespacial, farmacêutico, saúde, defesa, biotecnologia, serviços e tecnologia da informação, onde as operações são estruturadas em torno de projetos, geralmente para uso de empresas funcionais. Organizações e projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Estratégicos  Ligados a inovações no negócio, objetivos de longo prazo, melhorias em sistemas, processos e estruturas, busca por maior competitividade e sobrevivência no mercado.  Operacionais  Relacionados a atividades funcionais, como ampliações das instalações, campanhas de vendas ou mesmo o processo anual de recrutamento de estagiários. Dependendo do tamanho e importância, podem ser considerados estratégicos  Emergenciais  Respondem a problemas de solução inadiável: recuperação de instalações destruídas em acidentes, inundações ou incêndios. Um grande número de projetos emergenciais pode indicar que a empresa está negligenciando seus processos de planejamento e manutenção  Compulsórios  Necessários para atender a obrigações legais, como por exemplo, mudanças determinadas pela legislação ambiental, estudos de impacto ambiental, instalação de equipamentos de proteção, mudanças na lei de zoneamento urbano Classificações de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

Partes interessadas - Stakeholders (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração  O processo de administrar um projeto sempre envolve o entendimento e o atendimento das necessidades, interesses e influências de diferentes partes interessadas, que variam conforme o projeto, mas gravitam em torno de:  Equipe de projeto  Fornecedores de equipamentos e serviços para o projeto  Usuários do produto do projeto  Administração superior e acionistas da empresa em que se desenvolve o produto  Gerentes das unidades permanentes da organização que emprestam pessoas para fazer parte da equipe de projeto  Habitantes de regiões próximas a grandes obras, como rodovias, shopping centers, aeroportos ou hidrelétricas  Clientes que comprarão ou usarão o produto do projeto  Organismos regulamentadores que interferem com o andamento do projeto ou com o produto

 Administrar projetos é o processo de tomar decisões para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado  A tarefa básica da administração de projetos é assegurar a orientação do esforço para o resultado. Controlar custos, prazos e riscos é condição básica para isso  Níveis da administração de projetos:  Estratégico: definição de quais projetos executar – gestão de portfólios  Organizacional: como estruturar a empresa para executar projetos – gestão de programas  Operacional: execução propriamente dita, com foco na eficiência – gestão de projetos Níveis da administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Nível Estratégico  A abordagem estratégica da administração de projetos se torna necessária quando o foco muda da eficiência do projeto para a eficácia global da organização  Geração de vantagens competitivas para o enfrentamento da concorrência, sobrevivência, satisfação e retenção de clientes, colaboração com parceiros  Considerando ameaças e oportunidades no ambiente, pontos fortes e fracos dos sistemas internos, decisões estratégicas prévias (escolha do ramos de negócio, missão, objetivos estratégicos, penetração de mercado, posição em relação à concorrência Níveis da administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Nível Organizacional  Executar o que foi decidido em nível estratégico através de:  Criação de sistemas de apoio e controle de projetos  Adaptação da estrutura e dos recursos da empresa em função das necessidades dos projetos  Orientação e treinamento dos gerentes e equipes de projetos  Comunicação entre os níveis estratégico e operacional  Criação e operação dos escritórios de gerenciamento de projetos  Nível Operacional  Compreende os elementos clássicos do processo de gerenciamento do projeto individual, como as ferramentas e técnicas para iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento de projetos  Conhecer e aplicar os princípios da administração de projetos são habilidades importantes para todas as pessoas que trabalham ou se envolvem com projetos, uma arte antiga, praticada desde os tempos dos faraós Níveis da administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 A história começa com os projetos e não com as empresas que, da forma como as conhecemos, surgiram somente na Revolução Industrial (sec. XVIII)  Exemplos marcantes:  Pirâmide de Quéops, erigida anos a.C., exigindo enormes conhecimentos técnicos  Os romanos já há anos a.C. construíam grandes templos e residências, cidades, estradas, portos, pontes, sistema de fornecimento de água e de saneamento básico e até mesmo piscinas aquescidas. A arena de Verona, estrutura semelhante ao Coliseu, é utilizada até os dias de hoje com sua finalidade original, qual seja a apresentação de espetáculos  Infelizmente, pouco do conhecimento de gestão de projetos dessas culturas foi deixado para a posteridade  A construção naval é conhecida há mais de anos, de forma que suas métricas estão muito bem estabelecidas e dão base para estimativas de custos e prazos bastantes acuradas. Brevíssimo histórico (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 A primeira ferramenta moderna da administração de projetos é o cronograma inventado por Henry Gantt usado para gerenciar a construção de navios na 1ª Guerra Mundial  Influenciado pelas idéias de Taylor, Gantt dividiu o trabalho de construção naval em tarefas menores e as representou em um gráfico por meio de barras e marcos, mostrando suas datas de início e fim e as respectivas durações. Na década de 60 foi refinado com a introdução de linhas para indicar dependências, folgas entre atividades e o caminho crítico  Na década de 1950 surgiram novos tipos de produtos com os quais os construtores de edifícios e navios não tinham experiência: submarinos que lançavam mísseis, naves espaciais com tripulantes, satélites artificiais que demandaram a criação de toda uma nova geração de conceitos e ferramentas gerenciais, promovendo o nascimento da moderna disciplina da administração de projetos Brevíssimo histórico (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Criado em 1969, o PMI-Project Management Institute liderou a compilação e organização das práticas de gerenciamento de projetos. Mais que isso, propôs-se a congregar os participantes e fazer avançar a arte da administração de projetos. Produziu o Guia PMBOK (Guide to the Project Management Body Of Knowledge), documento que sistematiza conceitos e ferramentas. Posteriormente a IPMA-International Project Management Association publicou o IPMA  O PMBOK não é um roteiro para a ser seguido etapa a etapa. Cada equipe é responsável por escolher as práticas mais apropriadas a seus projetos.  O PMBOK é um macro processo composto por cinco grupos de processos principais interligados:  Iniciação  Planejamento  Execução  Monitoramento e controle  Encerramento Brevíssimo histórico (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Iniciação  O primeiro passo é na administração de projetos é a escolha correta, de maneira a garantir que seus rprodutos estejam alinhados com a estratégia, que apenas as melhores idéias sejam viabilizadas e que, implantados, possam ser administrados de forma sistêmica  Critérios comerciais: potencial de faturamento e lucros, taxa de crescimento de vendas, avaliação da possível reação da concorrência, que pode representar uma ameaça ao projeto, distribuição de riscos (todos os ovos num mesmo cesto?)  Critérios técnicos: disponibilidade de capital, capacidade de marketing de alavancar o novo produto, capacidade industrial de produzi-lo e dar-lhe assistência técnica, disponibilidade de matérias primas e competência gerencial para lidar com aspectos administrativos do produto: comerciais, jurídicos, financeiros e na existência de alguém capaz de levar a idéia adiante Roteiro para administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Planejar  A etapa inicial começa com o termo de abertura (project charter) com as seguintes informações  Justificativas do projeto (business case), para mostrar a necessidade ou problema, as vantagens de realizar o projeto, de maneira a convencer os patrocinadores  Descrição do projeto: qual é a solução para o problema  Entregáveis  Estimativas de custo e tempo  A aprovação do plano significa em concordar com as decisões e assumir o compromisse do fornecer os recursos previstos. Roteiro para administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Planejar  A etapa inicial começa com o termo de abertura (project charter) com as seguintes informações  Justificativas do projeto (business case), para mostrar a necessidade ou problema, as vantagens de realizar o projeto, de maneira a convencer os patrocinadores  Descrição do projeto: qual é a solução para o problema  Entregáveis  Estimativas de custo e tempo  A aprovação do plano significa em concordar com as decisões e assumir o compromisse do fornecer os recursos previstos. Roteiro para administração de projetos (Maximiano) Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração

 Em que situações se utiliza a abordagem de projeto? Dê exemplos.  Defina programa, projeto e subprojeto.  Explique cada fase do ciclo de vida de um projeto e como torná-lo ambientalmente amigável.  Explique o significado da expressão “vida após a morte” de um projeto  Exemplifique as principais partes interessadas de um projeto  Situe a gestão de projetos ao longo da História. Questões Prof. Yatyr Gasparini - FMU - Administração