AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Advertisements

DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Auto-avaliação.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Secretaria de Desenvolvimento Territorial- SDT Departamento de Gestão Territorial – DETER Coordenação Geral de Planejamento Territorial - CGPT Estratégia.
COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO DE PROFESSORES PERMANENTES, VISITANTES E COLABORADORES E ATRIBUIÇÕES DOS PROFESSORES COLABORADORES Integrantes: Raimundo Pereira.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
REFORMA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Versão Preliminar do AnteProjeto de Lei -Estabelece Normas Gerais para a Educação Superior -Regula o Sistema Federal de.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
Diretoria de Avaliação da Educação Superior – DAES 27 de maio de 2014
Belém, 20/06/2005 Dra. Letícia Sampaio Suñé O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL Comissão Técnica de Avaliação Institucional -
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
A CPA ESAMC tem como objetivo implementar o processo de auto avaliação da ESAMC de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Sistema Nacional da Educação.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CURSO DE FORMAÇÃO EM AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Disciplina 5 Sistema de Monitoramento e Avaliação para Extensão Edite da Penha Cunha – UFMG Marilia.
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR - SINAES SEMINÁRIOS NACIONAIS DO ENADE BRASÍLIA, JUNHO DE PROVA DO ENADE DE NOVEMBRO DE.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
Projeto de Lei nº 8084/2014 Audiência Pública realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados em 15 de abril de 2015.
O Projeto Político Pedagógico é...
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
IMPLANTAÇÃO – NOVOS CURSOS DEPARTAMENTO DE ENSINO – BASILIO FECHINE ABRIL 2016 Basílio Rommel A. Fechine.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS Novembro/2015 PROEN.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PDI
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL do Centro de Educação Ciclos de Formação em Avaliação Coordenação.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
Serviço de Emergência Referenciada Integrado Unidade de Produção HOSPITAL DE CARIDADE SÃO VICENTE DE PAULO Jundiaí fevereiro de 2015 Organização da Gestão.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Aplicação do Modelo PNGS no Instituto da Criança do HCFMUSP.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
COMISSÕES DISPOSIÇÕES GERAIS Art São comissões permanentes: I - a Comissão de Regimento Interno; II - a Comissão de Jurisprudência; III - a Comissão.
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
BALANÇO DE METAS 2014 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2015 Escola da Advocacia-Geral da União.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 Escola da Advocacia-Geral da União.
Projeto Recompensar Gerente do projeto: Beatriz Bueres Batista Patrocinador: Maria Cristina G. Discacciati Data de status: 15/03/ Grupo de trabalho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Orientação Facudade de Ciências da Saúde do Trairi-FACISA Orientação Acadêmica- FACISA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Avaliação Institucional CAMPANHA NACIONAL DE ESCOLAS DA COMUNIDADE FACULDADE CENECISTA DE CAPIVARI Capa.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA ASSESSORIA TÉCNICA E DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Reitoria Supressão de Regime Especial de Trabalho Docente Prof. Dr. Carlos Roberto Grandini 2011.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2014 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA

O QUE É UMA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO?

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO REGIMENTO GERAL A CPA é um órgão de assessoramento do IFRN, que atua com autonomia em relação aos demais conselhos e colegiados. Tem como objetivos planejar e executar a autoavaliação do IFRN, bem como divulgar e discutir os resultados Regulamentação: Regimento Geral do IFRN, com base na Lei do SINAES - Art. 75. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem por finalidade a coordenação dos processos internos de avaliação da instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo INEP.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO ESTRUTURA Composição da Comissão Local a)dois representantes do corpo discente do Campus b)dois representantes do corpo docente do Campus c)dois representantes do corpo técnico-administrativo do Campus, sendo um membro da equipe técnico- pedagógica d)dois representantes da sociedade civil organizada, indicados pelo Conselho Escolar do Campus

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS Organizar reuniões sistemáticas para desenvolver suas atividades; Sistematizar as informações relativas à autoavaliação no Campus, conforme o projeto de autoavaliação definido pela CPA Central; Sensibilizar a comunidade acadêmica para os processos de avaliação institucional; Acompanhar e supervisionar o desenvolvimento das atividades avaliativas no Campus; Apoiar a CPA Central no acompanhamento do processo de avaliação externa; Propor à CPA Central e/ou desenvolver projetos, programas e ações, visando à melhoria do processo avaliativo institucional; Sistematizar e prestar as informações solicitadas pela CPA Central; Elaborar relatórios parciais e finais do Campus e encaminhá-los à CPA Central; Socializar o processo avaliativo e os resultados da avaliação com a comunidade interna e externa do Campus.

AUTOAVALIAÇÃO A Avaliação Institucional constitui condição básica para o necessário aprimoramento do planejamento e gestão da instituição, uma vez que propicia a constante reorientação de suas ações a partir das potencialidades e fragilidades apresentadas em cada uma das dimensões avaliadas. O processo de Avaliação Institucional compreende: – A Autoavaliação, coordenada pela CPA; – A Avaliação Externa in loco, para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP.

AUTOAVALIAÇÃO A Autoavaliação do IFRN atende às seguintes dimensões: 1.Dimensão A: Organização, Gestão, Planejamento e Avaliação Institucional 2.Dimensão B: Política de Pessoal e Carreira 3.Dimensão C : Infraestrutura para Ensino e Pesquisa 4.Dimensão D: Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência aos Estudantes e Egressos 5.Dimensão E: A Função Social e o PDI

Autoavaliação Aplicação dos questionários POR QUÊ? Desenvolver as potencialidades e minimizar as fragilidades da Instituição, buscando melhorias para o IFRN. QUANDO? 20 de out a 14/nov de 2014 QUEM? Discentes / Docentes /Técnicos administrativos ONDE? – SUAP (suap.ifrn.edu.br)

Participe da avaliação e contribua para um IFRN melhor!