OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão Clínica nas doenças crônicas. O MAIOR PROBLEMA Resistência dos médicos de algumas equipes Baixa frequência de alguns pacientes Falta de médicos.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
AÇÃO SOCIAL. A ENTIDADE Quem Somos Somos pessoas de todos os credos, raças, cores e classes sociais unidas com a única intenção de fazermos o bem. Procuramos.
ATENDIMENTOS CONJUNTOS COM OUTRAS ESPECIALIDADES DA SAÚDE PARA A REAL FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Kubo.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
IMPLANTAÇÃO GRADUAL DO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA MARINGÁ Maria Tereza S. R. Lopes Gerente de Planejamento.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
PROJETO NASCER SAUDÁVEL Prefeitura Municipal de São Domingos/SC Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.
ENCONTRO DO NASF – QUALISUS REDE REGIÃO METROPOLITANA GRANDE FLORIANÓPOLIS MAIO DE 2014.
Unimed ABC - Nº de vidas: MEDICINA PREVENTIVA 1.Promoção e Prevenção de Saúde: (equipe multidisciplinar) Gestantes Ginástica Adaptada Obesidade.
Pacto nacional pela redução da mortalidade materna e neonatal - Piauí -
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO E PREPARO PARA A CIRURGIA DA OBESIDADE MÓRBIDA E GRUPO PÓS-CIRÚRGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA.
Natiele Zanardo Carvalho Biologia e Saúde Humana.
A Valorização da Assistência de saúde às crianças da Creche Municipal João José Theodoro da Costa Netto: um enfoque ao combate da Mortalidade Infantil.
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
CURSO DE FORMAÇÃO DE APOIADORES TEMÁTICOS EM AMBIÊNCIA NA SAÚDE/2013 RELAÇÃO ENTRE AMBIÊNCIA E PROCESSO DE TRABALHO Audir Antonio Cominetti Audir Antonio.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC -
TRABALHANDO A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: relato de experiência da equipe de saúde da família Centro de Saúde do Rio Tavares Novembro/2013.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Rede de Atenção a Saúde das Pessoas com Deficiência em Santa Catarina.
Responsabilidade Social Projeto Cuidados Continuados Integrados
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Núcleo Telessaúde SC Luana Gabriele Nilson Luise Lüdke Marina Bento Veshagem.
ACADEMIA DA SAÚDE Um Espaço de Vivências - Experiência do Pólo de Balneário Piçarras/SC Aline Carla Sant’Anna.
Programa Capital Criança: Vacinação nas maternidades de Florianópolis – BCG e Hepatite B Enfermeira Msc. Marcia Sueli Del Castanhel – Coordenadora do Programa.
GESTÃO DO PAIF.
Apoio Matricial em Saúde Mental na Atenção Básica
MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE – AS NOVAS RELAÇÕES ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E ATENÇÃO AMBULATORIAL ESPECIALIZADA 16 de abril de 2015 Foz do Iguaçu.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
PREFEITURA MUNICIPAL DE IÇARA SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA NASF – NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA CAMPANHA PELA BUSCA DE DOADORES.
DIRETORIA GERAL DE GESTÃO E ACOMPANHAMENTO ESTRATÉGICO 1º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Prevenção secundária do câncer de mama: desempenho de um ambulatório de oncologia. Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde Kelly Chris Machado.
PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES NO MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE - VARGEM – SC E INTERVENÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR Secretaria de Estado da Saúde.
Equipe técnica: Psicologia, Serviço Social, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Cardiologia, Ginecologia.
Política de Regulação Cursos de Medicina Brasília, 5 de fevereiro de Avanços.
PROGRAMA NACIONAL DE MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (PMAQ) PREFEITURA DE BORBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE BORBA Manaus, 17 de Maio.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição / Departamento de Atenção Básica/ Secretaria de Atenção à Saúde Ministério da Saúde Agosto/2014 PROGRAMA DE.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Núcleo de Apoio à Saúde da Família Garopaba. O Trabalho O NASF de Garopaba iniciou suas atividades em 2010 como NASF Estadual e contava com o total de.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Perfil da Regulação de Neurocirurgia em Urgência no Município de São Paulo Hilário SG, Lopez Camanho ED, Salomão SHC, Tavares RGNS, Nomiyama IC Sec. Municipal.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
DIA DO FONOAUDIÓLOGO 09 de Dezembro de 2010 Setor de Fonoaudiologia Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva do Município de Carapicuíba.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Análise do Instrumento de Monitoramento e Avaliação de Saúde Bucal
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 2: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Franciele Nunes de Oliveira Karine Assunção Andrade Patrícia Chaves do Nascimento Integrantes do Projeto de extensão: Tecendo a redes: Uma proposta de.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE PUERICULTURA Relato de Experiência Ft. Karoline Favero Ft. Paula Carnevali

Introdução  habitantes  Capital Nacional da Longevidade;  11ª maior cidade de SC em população;  2° melhor cidade para se viver;  Conhecida como "Berço da Fiação Catarinense" e "Cidade dos Tecidos“.

Saúde em Brusque ATENÇÃO BÁSICA  19 Unidades Básicas de Saúde  1 Unidade de Saúde Central  33 Academias de Todas as Idades  2 Equipes de NASF  1 Academia da Saúde  1 Equipe Exclusiva de PSE REDE DE SERVIÇOS  2 Hospitais (Convênio SUS);  1 Policlínica Central;  1 Clínica da Mulher;  1 CAPS;  1 CAPS AD;  1 Laboratório de Análises;  1 SAE - DST/AIDS;  1 Clínica de Fisioterapia;  1 CEO.

Justificativa Devido à crescente demanda da população brasileira que necessita de atendimento no Sistema Único de Saúde, faz-se necessário a ampliação de programas preventivos. Pensando nisso, o NASF, em conjunto com as Equipes de Saúde da Família, decidiu implantar um projeto de puericultura no município, tendo em vista o desenvolvimento da criança de maneira ampla, integrando tanto aspectos físicos, cognitivos e psicossociais.

Objetivos  Evitar uma futura demanda de pacientes nas UBS.  Apoiar e acompanhar a saúde das crianças no seu primeiro ano de vida;  Fortalecer vínculo entre pais e filhos, melhorando assim as relações familiares.

Desenvolvimento Para atingir os objetivos propostos para este projeto foi desenvolvido em equipe uma Oficina de Puericultura composta por: Rodas de conversa com orientações dos profissionais das equipes ESF/NASF do município focando assuntos relacionados a saúde do binômio mãe e bebê; Oficina de Shantala para as participantes do grupo.

Shantala Massagem indiana milenar com diversos benefícios:  Melhora a circulação sanguínea e linfática;  Aumenta a expansibilidade torácica;  Diminui as cólicas;  Fortalece o sistema imunológico;  Melhora a qualidade do sono;  Estimula o DNPM  Fortalece o vínculo mãe-filho.

A Organização da OFICINA  As Oficinas são organizadas em quatro encontros na UBS, com frequência semanal.  Participam do projeto mães de crianças de 1 a 6 meses de idade convidadas pela ESF, sendo limitado o número de participantes conforme o espaço físico da unidade.  Ao término dos quatro encontros, o projeto inicia em outra UBS.

 1º encontro : são discutidos cuidados com o bebê, vacinação e tiradas dúvidas com os profissionais de enfermagem da ESF, em seguida a fisioterapeuta do NASF faz uma breve descrição sobre a Shantala e ensina a técnica através de slides e demonstra em uma boneca para as mães aplicarem em seus bebês, terminando com um banho de ofurô. Desenvolvimento

 2º encontro : a conversa é com o dentista da ESF e a fonoaudióloga do NASF, são discutidos temas como início da dentição, uso de chupeta, início da fala, desenvolvimento de linguagem, aspectos da audição, a importância dos testes da Orelhinha e da Linguinha, tiradas dúvidas e ao final realizada Shantala e ofurô. Desenvolvimento

 3º encontro : a psicóloga do NASF aborda questões sobre o vínculo mãe-bebê, relacionamento conjugal, ciúmes de irmãos, mudança da rotina familiar, desenvolvimento normal do bebê, sinais de alerta para o desenvolvimento patológico e assuntos trazidos pelas mães, ao final realizada Shantala e ofurô. Desenvolvimento

 4º encontro : a nutricionista do NASF fala sobre a alimentação do bebê e da mãe, importância do aleitamento materno exclusivo e complementar, introdução da alimentação complementar saudável, esclarecimento das dúvidas como cólicas, uso de fórmulas infantis, alimentos não saudáveis entre outras. E aplicação da Shantala e banho de ofurô. Desenvolvimento

 Usuárias: - melhora do vínculo - melhora das cólicas - criança mais calma - melhora do sono - melhora do DNPM - melhora da resposta ao toque  Equipe: - crianças mais calmas - ganho de peso - criança mais receptiva a estranhos - melhora do vínculo - descoberta de possíveis alterações Percepção de Resultados

CONTATOS  S:  TELEFONES: (UBS AGUAS CLARAS) (UBS STEFFEN) CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK NASF Brusque

VÍDEO