1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Advertisements

Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
Construção do termo geral da progressão aritmética pela observação e generalização de padrões Dissetação de Sebastião Archilia PUC/SP 2008.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
Reunião Ensino Fundamental II. Nosso Compromisso: Prepará-los da melhor maneira possível para a sociedade do conhecimento e para a vida social. Ensiná-los.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Oficina Uso Pedagógico dos resultados da Provinha Brasil
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE HISTÓRIA II
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
EEB. PREF. FREDERICO PROBST Petrolândia 13ª GERED (Ituporanga) “CASO DE SUCESSO” COM O USO DE TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
O Projeto Político Pedagógico é...
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
AVALIAÇÃO POR ONDE COMEÇAR !. REFLEXÃO SOBRE AVALIAÇÃO.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
O ato de planejar faz parte da história do ser humano.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Modalidades Organizativas do Trabalho Pedagógico
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada 5º Encontro Julho/ 2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GUANAMBI DEPARTAMENTO DE ENSINO.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Projeto Professor Diretor de Turma Haidé Eunice G. Ferreira Leite Adaptação: Gilmar Dantas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Aprendizagem da Escrita
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
GERÊNCIA DE ENSINO COORDENAÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL – NTM Joinville.
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Susam Waiard de Almeida Alves Universidade Estadual de Goiás.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
FORMAÇÃO CONTINUADA FORMAÇÃO CONTINUADA 27 de fevereiro OBJETIVOS Refletir sobre a importância de cada etapa de um projeto; Visualizar cada etapa.
Indicadores de Saúde Conceito
PIBID PEDAGOGIA – Área Letramento e Educação Infantil Nome do bolsista: Ewelyn Sampaio Cardoso Professora coordenadora do Subprojeto: Patrícia Moura.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

1ª Reunião de Trabalho de Professor Coordenador DER SVI – 2016

Conteúdos:  PLANO DE TRABALHO  AVALIAÇÃO Objetivos: Retomar com os Professores Coordenadores a importância do Plano de Trabalho para orientar as ações no decorrer de Refletir com os Professores Coordenadores a importância da avaliação para o processo de ensino e aprendizagem.

BOM DIA!!!

 RESGATE DA ÚLTIMA FORMAÇÃO ACERCA DO TEMA ;  O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM;  PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO;  AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E SUAS RECOMENDAÇÕES;  A DEVOLUTIVA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM FORMAÇÃO AVALIAÇÃO

 O QUE É AVALIAR SEGUNDO ALGUNS TEÓRICOS;  PARA QUE AVALIAR (LEGISLAÇÃO)?;  POR QUE AVALIAR (OBJETIVOS)?;  INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (EXEMPLOS);  CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO;  REFLEXÃO.

Leitura compartilhada do texto: A ESCOLA DOS ANIMAIS A ESCOLA DOS ANIMAIS REFLEXÃO

Somos Avaliadores Natos

DISPOSIÇÃO DO AVALIADOR

O ATO DE AVALIAR A APRENDIZAGEM  Avaliar um educando implica em acolhê-lo na sua totalidade;  Acolher a situação da forma em que se encontra;  A disposição de acolher está no sujeito do avaliador e não no objeto avaliado;

 O avaliador é o responsável pelo rumo da relação;  Imagine um médico sem disposição para acolher o seu paciente no estado em que está  Acolher é um estado psicológico oposto ao excluir (avaliação X exame)

Como ser o avaliador da aprendizagem do outro?

Atividade 1 – 30 min  Como agimos se......no início do ano letivo, recebemos uma classe de 6º ano, do Ensino Fundamental, com alunos oriundos de duas escolas da rede municipal, entre 10 e 12 anos... ou... uma classe de 1º ano, do Ensino Médio, com alunos vindos da Rede municipal e da Rede Estadual (a própria escola ou outras) entre 14 e 16 anos. Assinale as ações que você, professor, realizaria na primeira semana de aula, observando a ordem de execução e a justificativa que daria para cada opção escolhida.

OPÇÕES...  a) Utilização do Caderno do Aluno.  b) Uso do Livro Didático (escolha PNLD)  c) Avaliação diagnóstica (atividade para coletar informações sobre a aprendizagem de cada um).  d) Avaliação somativa ou classificatória (atividade para nota com o objetivo de distribuir os alunos em grupos).  e) Sondagem acerca da aprendizagem no ano anterior (5º ano e 9º ano).  f) Revisão baseada no que é esperado do aluno para o determinado ano/série que se encontra.

Refletimos que... Anotações...

VOCÊ SABE COMO A AVALIAÇÃO APARECE NO CADERNO DO PROFESSOR?

PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA A avaliação diagnóstica é constituída por uma sondagem, projeção e retrospecção da situação de desenvolvimento do aluno, dando-lhe elementos para verificar o que aprendeu e como aprendeu. É uma etapa do processo educacional que tem por objetivo verificar em que medida os conhecimentos anteriores ocorreram e o que se faz necessário planejar para selecionar dificuldades encontradas.

AVALIAÇÃO PROCESSUAL Você já ouviu falar em avaliação processual ? Sinônimo de avaliação formativa ou contínua, ela indica a prática de examinar a aprendizagem ao longo das atividades realizadas em sala de aula: produções, comentários, apresentações, criações e trabalhos em grupos.

AVALIAÇÃO FORMATIVA Também chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada na ação de formação.

AVALIAÇÃO SOMATIVA A avaliação somativa pretende ajuizar o progresso realizado pelo aluno no final de uma unidade de aprendizagem, no sentido de aferir resultados já colhidos por avaliações do tipo formativa e obter indicadores que permitem aperfeiçoar o processo de ensino.

Avaliar consiste em...

O que fazer com o diagnóstico???

...DECIDIR

Ao decidir, temos que levar em conta a constatação obtida pelo diagnóstico e como orientar o meu aluno durante o percurso da sua aprendizagem, levando em conta o objetivo que preciso atingir, já disposto em meu planejamento inicial. Ou seja...

...como posso articular a aprendizagem dos meus alunos com o resultado por eles apresentados?

...e a Avaliação da Aprendizagem em Processo?

 A análise das respostas, além de ser uma metodologia de pesquisa, pode ser, também, enfocada como uma metodologia de ensino, se for empregada na sala de aula como “trampolim para a aprendizagem”  (Borasi, 1985)

DEVOLUTIVA Como corrigir os erros dos alunos com o objetivo de ajudá-los a avançar? Uma boa correção de prova é aquela na qual o professor trabalha os resultados da classe para orientar a melhor forma de superar as dificuldades.

DEVOLUTIVA Prova Objetiva Correção oral com observações nas potencialidades e resgate de alguns conceitos para recuperar as defasagens. Conduzir o aluno a revisitar conceitos já apresentados.

DEVOLUTIVA Produção Textual Correção prévia com registro de potencialidades e dificuldades. Resgate de conceitos com base nas fragilidades registradas (pontuação, coesão, coerência, ausência de informação e etc.) Correção com abas indicando o que o texto precisa recuperar.

Atividade 2... Como você faria a devolutiva aos alunos para as seguintes atividades? Trabalho em grupo Produção textual Prova objetiva

SOCIALIZAÇÃO...

DEVOLUTIVA

Exemplificando - Produção Textual...  Disserte acerca do seu posicionamento sobre as Redes Sociais

Correção por abas Indica o trecho que necessita de reescrita e, após alguns conceitos revisitados, o aluno reescreve seu texto de acordo com a devolutiva. O aluno deve ser sempre o autor da sua escrita e reescrita.

DEVOLUTIVA

Atividade 3...

Socialização dos grupos e fechamento da atividade 3 pelo formador...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS x-ensino-aprendizagem-sala-aula shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-processual-raio- x-ensino-aprendizagem-sala-aula shtml - Acessado em 13/03/ shtmlhttp://revistaescola.abril.com.br/formacao/avaliacao-nota shtml Acessado em 12/03/ SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Comentários e Recomendações Pedagógicas. Disponível em: et et  LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

 HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001  VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem: práticas de mudança: por uma praxis transformadora.São Paulo: Libertad, 2003  ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998

REFLEXÃO