Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
Advertisements

Aprendizagem e Desenvolvimento
Teoria Psicogenética de Piaget
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Lev S. Vygotsky Desenvolvimento humano numa perspectiva sócio-histórica.
Definição de Comportamento no Behaviorismo Radical  Compromissos filosóficos, dinâmica do comportamento, eventos- estados-processos: relação organismo.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
CRIANÇA DESENVOLVIMENTO- CONSTRUTIVISMO E SOCIOINTERACIONISMO
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Estrutura Organizacional
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL ( AO) E COMPETÊNCIAS: CONCEITOS E MÉTODOS Marcelo Alves Carrera.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Prof. Ms. Wesley Luis Carvalhaes
Psicologia, Infância e Educação
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – SETEMBROOUTUBRONOVEMBRO 08/09 PROVA ESCRITA INDIVIDUAL 06/10 Habilidades Sociais, Inteligências Múltiplas.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
Titulo do trabalho aluno ORIENTADORA:. SUMÁRIO OBJETIVOS FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA METODOLOGIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
Apresentação da Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores Modelação de Processos Alternativos de Conflito utilizando a Técnica.
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS  Início da década de 1930  Biólogo alemão Ludwing Von Bertalanfy  Os estudiosos dessa teoria procuraram formular generalizações.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Os sete saberes necessários à educação do futuro
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
O Behaviorismo – Estudo do Comportamento Behavior – comportamento; Tendência é denominada – comportamentalismo, Teoria comportamental; Análise experimental.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Piaget (1896 – 1980) Vygotsky ( – 1934) Psicologia da Educação.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Psicologia aplicada ao trabalho
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR PHILIPPE PERRENOUD
Teoria Geral de Sistemas
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
Foram descobertos por Rizzolatti e colaboradores, na área pré-motora de macacos. Alguns neurônios da área F5, localizada no lobo frontal, era ativado quando.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Fundamentos da Administração
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
A instrumentalidade no trabalho do assistente social
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
CAPACIDADES COORDENATIVAS
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Elaboração de Projeto de Pesquisa
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Oficina Reações Químicas
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa

O trabalho de Piaget não era diretamente voltado para a predição de comportamento, nem para a questão de como ensinar as crianças. Seu interesse era explicar como o conhecimento é adquirido (epistemólogo genético).

O intenso estudo de Piaget em biologia contribuiu para sua visão de que o desenvolvimento mental é um processo de interação entre o indivíduo biológico e o meio ambiente.

Problema do desenvolvimento ≠ Problema da aprendizagem

Desenvolvimento do conhecimento – processo espontâneo, ligado ao processo da embriogênese. Aprendizagem – provocada por situações, sendo um processo limitado a uma estrutura simples ou a um problema simples.

O desenvolvimento explica a aprendizagem

Desenvolvimento Para conhecer um objeto, é necessário agir sobre ele. O conhecimento envolve construção, não sendo mera cópia da realidade. Então, o que é conhecer?

Conhecer é modificar, transformar o objeto e compreender o processo de tal transformação, compreendendo também o modo como esse objeto foi construído. Desse modo, a idéia de operação é fundamental para compreender o desenvolvimento do conhecimento.

Uma operação é, então, a essência do conhecimento. Operação – ação interiorizada, ação que constrói estruturas lógicas, reversível, ligada a outras operações, parte de uma estrutura total.

Operação é um grupo de ações que modifica o objeto do conhecimento, possibilitando ao sujeito do conhecimento alcançar as estruturas da transformação.

4 estágios do desenvolvimento Sensório-motor: pré-verbal, desenvolve- se o conhecimento prático. Construção do objeto permanente, do espaço prático, da sucessão temporal e da causalidade sensório-motora elementar.

Pré-operatório: início da linguagem, da função simbólica, da representação. Ainda não há conservação, reversibilidade.

Operatório concreto: aparecem as primeiras operações com objetos. Há, por exemplo, as operações de classificação, ordenamento, ideia de número e operações espaciais e temporais.

Operatório formal: raciocínio lógico aplicado em todas as classes de problemas.

Fatores do desenvolvimento São quatro: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Piaget considerou cada um desses fatores e suas interações como condições necessárias para o desenvolvimento cognitivo, porém, nenhum deles é suficiente para assegurá-lo. A dinâmica dentro e entre os estágios do desenvolvimento é função desses fatores e de suas interações.

Maturação Mecanismo pelo qual os limites para o desenvolvimento são estabelecidos (continuação da embriogênese). Determina o alcance das possibilidades em um estágio específico. Essas restrições mudam à medida que a maturação progride. Piaget afirma que as idades cronológicas para a ocorrência dos comportamentos representativos de cada estágio, não são fixas. Todavia, o ordenamento desses estágios é constante.

Experiência ativa Piaget considera que todo conhecimento é uma construção resultante das ações da crianças. Há, segundo ele, três tipos de conhecimento: físico (manipulação do objeto), lógico- matemático (construído a partir das ações sobre o objeto) e social (construído a partir das ações com outras pessoas).

Transmissão social Intercâmbio de ideias entre pessoas: - Referentes físicos: conceito de árvore - Referentes não físicos: honestidade Na medida em que os conceitos são arbitrários ou socialmente definidos, a criança depende da interação social para a construção e validação desses conceitos. “Interação com outras pessoas serve também para provocar desequilíbrio” (WADSWORTH, 1996, p. 21).

Equilibração Piaget destaca duas razões para utilizar o conceito de equilibração: - coordenação dos outros fatores (maturação, experiência ativa e transmissão social); - regulação do desenvolvimento na construção do conhecimento (o desenvolvimento é composto de conflitos que devem ser ultrapassados para alcançar um nível mais alto de equilíbrio). A equilibração é, assim, o regulador que possibilita que novas experiências sejam incorporadas, com sucesso, aos esquemas.

Equilíbrio – definido por compensação ativa; conduz à reversibilidade operacional, que é um modelo de um sistema equilibrado. Equilibração – processo ativo de auto- regulação (sucessão de níveis de equilíbrio). “Há uma sequência de níveis” (PIAGET, 1972, p. 5). Exemplo: comprimento e largura

Equilibração “A ação humana consiste neste movimento contínuo e perpétuo de reajustamento ou de equilibração. (...) Os interesses de uma criança dependem, portanto, a cada momento do conjunto de suas noções adquiridas e de suas disposições afetivas, já que estas tendem a completá-los em sentido de melhor equilíbrio” (PIAGET, 1998, p. 16) O aspecto afetivo tem grande influência sobre o desenvolvimento intelectual.

Aprendizagem A aprendizagem é possível quando há uma relação natural e o desenvolvimento de estruturas, e não simplesmente um reforço externo. Piaget afirma que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento.

Piaget afirma que a aprendizagem está subordinada ao desenvolvimento. A partir disso, propõe três questionamentos: - isso é uma aprendizagem duradoura? - quanto de generalização é possível? - qual o nível operacional do sujeito antes da experiência, e que estruturas mais complexas alcançou com esta aprendizagem?

Declara que a relação fundamental em todo desenvolvimento e aprendizagem é a assimilação, definida como a integração de qualquer realidade em uma estrutura. Nesse sentido, só há aprendizagem quando há assimilação ativa.

Em suma, a aprendizagem para Piaget, envolve construção e compreensão. O sujeito da aprendizagem é ativo, e uma operação é uma atividade. Enfatiza a ação do próprio sujeito e, sem essa atividade, não é possível transformar significativamente o sujeito. Por isso o conhecimento não pode ser transmitido diretamente de um professor ou de um livro.

Referências PIAGET, J. Development and learning. In LAVATTELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, PIAGET, J. Seis estudos de Psicologia. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, WADSWORTH, B. J. Inteligência e Afetividade da Criança na Teoria de Piaget. Tradução: Esméria Rovai. 4. ed. São Paulo: Pioneira, 1996.