Elementos Constitutivos do Estado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
Advertisements

Direito Internacional Domínio Público Internacional
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
 DIREITO AÉREO- BASTANTE RECENTE (SÉCULO XX) – INÍCIO DOS EXPERIMENTOS AERONÁUTICOS.   - É O CONJUNTO DE NORMAS QUE REGULAMENTAM A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO.
ESTADO NA ORDEM INTERNACIONAL
DIREITO DO MAR.
LEI PENAL NO ESPAÇO Continuação.
DIP - TERRITÓRIO DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL – mar + rios internacionais + espaço aéreo + espaço extra-atmosférico.
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
SENGE-PR Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
CONFLITOS E FOCOS DE TENSÃO
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
“O regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras, dizendo respeito, em regra, à maior autonomia em relação à Administração direta; à.
Este material é para uso somente em sala de aula. Nenhuma parte deste documento deve ser distribuída, citada ou copiada.. Taquara, 14 de outubro de 2015.
Flexibilidade do tempo de trabalho. Tempo de trabalho Tempo de trabalho: qualquer período durante o qual o trabalhador está a desempenhar a actividade.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
Geografia.
Cotagem em Desenho Técnico
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
Planeta terra A Terra como um sistema.
Para entender o que é política pública Produção cultural
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão Técnica de Seguros de Transportes São Paulo
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Tipo de Costa Arribas baixas praia Arribas Arribas
Eng. Civil Chequer Jabour Chequer, MSc.
DOMÍNIO PÚBLICO INTERNACIONAL
Reflexões sobre as noções e os conceitos de área, superfície, espaço e território CNPM, 11 de outubro de 2005 Dr. Evaristo Eduardo de Miranda.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Câmara dos Deputados Comissão de Desenvolvimento Urbano
BENS DIREITO CIVIL. BENS: O OBJETO DA RELAÇÃO JURÍDICA: Os bens são os objetos da relação jurídica que se formam entre os sujeitos de direito. É sobre.
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
O NORTE COMO PLATAFORMA LOGÍSTICA MARÍTIMA PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO João Pedro Matos Fernandes Novembro de 2009.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
PNV-2616 Aspectos políticos, legais, ambientais e práticos do uso do mar 23 de fevereiro de 2016.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
O Planeta da Vida Na Natureza existe uma grande diversidade de seres vivos que foram aparecendo e desaparecendo ao longo de muitos milhões de anos. Os.
CRIMES, INFRAÇÕES AMBIENTAIS E BIOPIRATARIA.  Lançado em 1993 pela ONG RAFI (hoje ETC-Group), o termo “biopirataria” foi usado para alertar sobre o fato.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 9 DIREITO DO MAR.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
AULA 6 - Povo: traços característicos e distintivos
O QUE É UM CURSO SEQÜENCIAL? Os cursos seqüenciais são cursos de nível superior sem o caráter de graduação. O que se busca ao definir-se um curso seqüencial.
CÂMARA PARA ASSUNTOS DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA DA FIESC AÇÕES 2013 e AGENDA /02/2014.
Teoria Geral de Sistemas
Relatoria Setorial de Navegação Aérea Primeira versão da tabela comparativa e Programa de Trabalho.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
TGA – Teoria Geral de Administração Teoria Geral da Administração CAPÍTULOS 1.A GLOBALIZAÇÃO E SEUS EFEITOS 2.GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS 3.ADMINISTRAÇÃO.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Normas Técnicas de Transporte Aéreo de Cargas
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
O CONTINENTE AFRICANO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74) (capítulo 4 e 5 pág. 48 a 74)
DIREITO INTERNACIONAL Módulo 02. Direito Internacional Público – NOÇÕES PRELIMINARES CONCEITO: “É o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações.
Transcrição da apresentação:

Elementos Constitutivos do Estado Elementos Materiais: Povo Território Elemento Formal: Poder São os Elementos Materiais que distinguem os Estados de Organizações Internacionais.

Elementos Constitutivos do Estado Poder É o próprio Estado, como uma expressão ordenada de convivência. (Burdeau) É abstrato, não sendo afetado pela modificação de outros agentes ou elementos do Estado. É a manifestação do Estado.

Elementos Constitutivos do Estado Governo e Soberania - manifestações do poder do Estado Governo - é expressão dinâmica de ordem pública, coordenando o funcionamento do Estado. Soberania - é um poder estatal supremo e independente com relação a outros Estados. Diz respeito à relação de um Estado com os outros Estados da Sociedade Internacional.

Elementos Constitutivos do Estado População - expressão numérica do conjunto de pessoas que vivem num Estado, incluindo nacionais e estrangeiros. Nação - comunidade de base histórico-cultural. Povo - conjunto de pessoas que se unem para constituir um Estado, criando um vínculo jurídico-político permanente.

Elementos Constitutivos do Estado - Território É a porção da superfície do globo terrestre sobre a qual o Estado exerce seus direitos de soberania.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Território - delimitação Estabelecimento das linhas limítrofes entre os territórios de dois ou mais Estado. Pode eventualmente resultar de uma decisão arbitral ou judiciária. Normalmente resulta de tratados bilaterais.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Território - linhas limítrofes artificiais - linhas geodésicas (paralelos e meridianos) ou qualquer arranjo ou combinação que se alvitre à base delas para o estabelecimento, por exemplo, de diagonais (limite entre Canadá e Estados Unidos); naturais - rios e cordilheiras: Cordilheiras: ao longo da base - a cordilheira pertence a um só dos Estados -; na linha das cumeiras ou divortium aquarum (linha onde se repartem as águas da chuva). Rios: evita-se uma das margens. Equidistância (sempre no ponto central) ou talvegue (linha de maior profundidade caminho principal seguido pelos rios de maior porte).

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Fluvial rios nacionais - o leito corre inteiramente dentro do território de determinado Estado, que exerce soberania plena, sem obrigação de conceder direito de passagem inocente (concessão obrigatória a embarcações estrangeiras, que deve ser contínua e rápida). Rios internacionais - cruzam diversos Estados. contínuos: correm pela fronteira dos Estados (rio Paraná); divisão feita pelo talvegue ou pelo meio sucessivos: seu leito atravessa o território de diversos Estados sucessivamente; soberania plena dentro de cada território.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Lacustre e Mares Internos Se o diâmetro for superior a seis milhas, cada Estado exerce sua soberania até três milhas da margem, o restante será domínio comum. Se inferior a seis milhas, a divisão se dará pelo ponto médio entre as duas margens.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Aéreo É constituído pelo espaço aéreo e pelo extra-atmosférico. No espaço aéreo, que é a massa de ar atmosférico situada acima do território do Estado, não há norma que estabeleça a obrigatoriedade de concessão de direito de passagem inocente, estas são determinadas por acordos bilaterais ou permissões avulsas.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Aéreo Na aviação comercial deve ser concedida prévia autorização estatal para que se possa trafegar em seu espaço aéreo. Aviões particulares recebem permissão avulsa. Para aviões militares, não há tratados internacionais que prevejam a possibilidade de tráfego permanente, se ocorrer, por necessidade premente, deverá haver autorização prévia.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Aéreo Convenção de Varsóvia - responsabilidade do transportador em caso de acidentes por falha técnica, mecânica, por omissão da empresa ou seus prepostos. Surgiu a “caixa-preta”. 1929.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Convenções de Chicago - 1944 primeira - Organização da Viação Civil e Comercial - OACI - objetivando ditar as normas internacionais que regulam as práticas relativas à concepção e ao funcionamento das aeronaves, às qualificações e às atividades dos pilotos, das tripulações, dos controladores de tráfego aéreo e operadores terrestres e de manutenção, assim como requisitos e procedimentos de segurança nos aeroportos internacionais e a proibição do transporte aéreo de drogas ilícitas; fixar normas de vôo e traçar mapas aeronáuticos para a navegação internacional; ajudar os países em desenvolvimento a criar ou melhorar os seus sistemas de transporte aéreo e a formar o seu pessoal; assim como a harmonização internacional dos sistemas aeronáuticos de telecomunicações (freqüências de rádio e procedimentos de segurança).

Elementos Constitutivos do Estado - Território Convenções de Chicago - segunda - promoveu a uniformização das regras sobre transporte aéreo. terceira - estipulou a nacionalidade das aeronaves, a partir do registro da matrícula da aeronave. O Estado que concede é corresponsável, juntamente com o proprietário do avião. A nacionalidade da aeronave define a jurisdição a ser aplicada em alto-mar (Teoria do Espaço Ficto).

Elementos Constitutivos do Estado - Território Protocolo de Montreal Adveio da comoção generalizada quando um avião comercial coreano foi abatido por aviões militares soviéticos em 1983. Qualquer Estado poderia interceptar aeronaves que adentrassem seu espaço aéreo, sendo que no caso de civis ou comerciais, deveriam forçar o pouso, jamais abatê-las.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Espaço extra-atmosférico A necessidade de sua regulamentação surgiu com a colocação em órbita do primeiro satélite artificial, o Sputnik, em 1957, acentuando-se com a corrida à Lua. Tratado sobre o Espaço Exterior - livre acesso a qualquer Estado soberano, dos quais é prerrogativa (organizações internacionais e empresas transnacionais não). 1967. Tratado da Lua - a Lua só poderá ser utilizada para fins pacíficos, proibindo-se a colocação de engenhos nucleares ou qualquer arma de destruição em massa (estratégico). 1979.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Marítimo Convenção de Montego Bay - celebrada em 1982, entrou em vigor em 1994 (depósito mínimo de 40 instrumentos de ratificação). Ratificada pelo Brasil em dezembro de 1988, entrou em vigor por meio da Lei nº 8.617, de 04.01.1993, que afirmou que, independentemente de entrar em vigor tal convenção, prevaleceriam para o Brasil suas normas desde então. Cria limites para os diversos espaços do domínio marítimo.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Mar Territorial Inclui as águas + subsolo + espaço aéreo sobrejacente, na faixa de 12 milhas marítimas contadas a partir da linha de base da costa, que corresponde à noção de onde termina a terra e começa o mar, contada na maré baixa. Nestas milhas há direitos soberanos, sendo única restrição o “direito de passagem inocente”. Arquipélagos situados fora do mar territorial, possuem mar territorial em sua volta. Distância entre dois Estados menor que 12 milhas, adota-se o critério da eqüidistância. Submarinos só podem navegar na superfície.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Zona Contígua É a faixa adjacente ao mar territorial de igual largura. Sobre ela o Estado exerce soberania no que tange à fiscalização sanitária, alfandegária e de imigração. Zona Econômica Exclusiva Faixa adjacente ao mar territorial, distante dele 200 milhas, na qual há soberania para a exploração, conservação, aproveitamento e gestão de recursos naturais.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Plataforma Continental É a planície submarina que vai gradativamente se aprofundando até o limite de 200 metros de profundidade. Se o Estado atingir 200 metros rapidamente, o limite é de 200 milhas (Oceania); se aprofunda lentamente, será 200 metros de profundidade ou 350 milhas. O Estado tem direito soberano exclusivo de exploração dos recursos naturais em sua plataforma continental.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Alto Mar É direito público internacional, não se sujeitando ao domínio exclusivo de nenhum Estado. Princípio da liberdade dos mares - a navegação, o sobrevôo, a colocação de cabos submarinos, as investigações científicas, a pesca e a construção de ilhas artificiais para fins pacíficos são amplamente permitidos. Os Estados podem exercer o direito de perseguição - prosuite continue - de navios privados estrangeiros e aprisioná-los em alto mar, desde que iniciado em mar territorial e ininterrupta. Right of visit na search - direito de visita e busca - parada de navios mercantes para verificação e papéis de bordo e inspeção do navio e carga antes de entrar no domínio marítimo do Estado. Right of aproah - verificar a nacionalidade do navio.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Estreitos e Canais Corredores de água que facilitam o trânsito entre dois espaços marítimos. Estreitos são corredores naturais e canais são obra do engenho humano, artificiais. Estreitos - há soberania dos Estados limítrofes, com direito de passagem em trânsito (navios e aeronaves). Canais - domínio jurídico ditado pela soberania de quem o tenha construído.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Domínio Público São espaços cuja utilização suscita interesse de mais de um Estado soberano na Sociedade Internacional. Não foi definido a quem pertence a jurisdição, sendo relativamente inexplorados. São dois: Pólo Norte e Antártica

Elementos Constitutivos do Estado - Território Pólo Norte Águas marinhas perenemente congeladas. Recebe o mesmo tratamento conferido ao alto-mar. Está aberto à exploração. Serve de corredor aéreo alternativo para as linhas européias em direção ao Extremo Oriente.

Elementos Constitutivos do Estado - Território Antártica É uma ilha gigantesca, coberta de gelo em quase toda a sua extensão, mas que possui superfície, despertando maior interesse da Sociedade Internacional. Tratado da Antártica - não militarização da Antárdica; reuniões periódicas para intercâmbio de informações científicas. 1959. O Brasil aderiu em 1975, primeira expedição em 1982-1983. Soberania indefinida. Convenção de Camberra - conservação de recursos naturais vivos dos mares adjacentes. 1980. Protocolo de Madri - preservar de qualquer exploração de recursos minerais por 50 anos (até 2041). 1991.