Escola Ademar Marques Curvo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 1 NÚMEROS NATURAIS Parte 2.
Advertisements

APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron
Nazaré Marta M. C. Lazarone
O USO DO LIXO PARA DESENVOLVER O RACIOCIONIO EM MATEMÁTICA
A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA
Oficina Brincando com sucata
UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
APLICAÇÃO DO JOGO MATEMÁTICO ‘PERMUTAÇÃO USANDO CORES’
III Encontro de Professores de Recuperação Paralela de Matemática
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Prova trimestral 1° trimestre/2009
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Projeto: 2º ano - Turma-21 Prof. Janete Fassini Alves
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
III Encontro de Boas Práticas
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
LEMA 1 Utilização de material concreto no Ensino de Matemática
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Problemas envolvendo sistemas lineares
Fundamentos de Matemática
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA
Um Problema para TODAS as Idades
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
ARTE E CONSCIENTIZAÇÃO COM SUCATA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Resolução de problemas: concepções
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Disciplina de Matemática 5º Ano
SISTEMA MONETÁRIO Público Alvo: 3ª e 4ª série do Ensino Fundamental
Matéria: Matemática Professora: Mariane Krull Turma: 6º ano
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
Identificação da atividade e do aluno
RECICLANDO O NOSSO FUTURO
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Professor(es) Apresentador(es):
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Descobertas Turma: 2º ano Professora: Fátima Montes.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Matemática < < < < < < < Nome Data
Apoio ao Estudo Nome : ________________________ Data : ___/___/___ 1
Materiais manipuláveis: Ábaco
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Mostrando a vida numérica na aula
Bruna Rodrigues, Danieli Alves. Débora Eugênio e Mônica Padilha
Nome Data Matemática 1 Observa alguns frutos do Outono. Efectua as operações. 2 Observa Quantas patas temos nós ? R : _________________________. 3 Observa.
Transcrição da apresentação:

Escola Ademar Marques Curvo Professora: Janice Gallert PLANO DE AULA Projeto Mundo Mágico Série: 2ª (3ºano)

Projeto Mundo Mágico Conteúdos: Medida de tempo; Medidas Monetárias; Quatro Operações; Valor posicional; Números; Escrita dos numerais

Projeto Mundo Mágico OBJETIVOS: PROBLEMATIZAÇÃO: Compreender a matemática através do lúdico; Desvelar os efeitos de sentido proporcionado através de diversas estratégias didáticas que possibilitem a aprendizagem da matemática. PROBLEMATIZAÇÃO: Devido a dificuldade dos alunos nas turmas do 3º ano e 3ª série em compreender o uso da matemática no cotidiano é que será aplicada as atividades demonstradas no plano de aula.

Projeto Mundo Mágico JUSTIFICATIVA Com o intuito de criar atividades para trabalhar a disciplina de matemática de maneira criativa, decidi desenvolver algumas atividades relacionadas a este projeto. Nesta feira, os alunos do Ensino Fundamental abrem sua empresa para vender os produtos fabricados e produzidos durante o ano. Os alunos das turmas do 3º ano e 3ª série montaram lojas de brinquedos fabricados com sucatas e realizaram as seguintes atividades.

Projeto Mundo Mágico ATIVIDADES (1) Componha os números abaixo e escreva por extenso para saber a quantidade de brinquedos produzidos pela turma do Terceiro Ano (Valor: 18 pontos) a) : sete centenas, quadro dezenas e oito unidades �Quantidade de brinquedos: _____________________ �Escrita por extenso: _______________________________________________________ b) seis centenas e cinco dezenas: �Quantidade de brinquedos: ____________________ �Escrita por extenso: _________________________________________________________ c) oito centenas e oito unidades �Escrita por extenso: _________________________________________________________

Projeto Mundo Mágico 02. A feira da Escola é sempre um grande sucesso! Observe o total de brinquedos produzidos pelas crianças do segundo ano e terceira série e responda. (Valor: 08 pontos) 2º Ano A 2º Ano B 3ª série A a) Qual turma produziu mais brinquedos? Resposta: ________________________ b) Qual a diferença de brinquedos produzidos entre a turma que vendeu mais e a que vendeu menos? Cálculo: _________________ Resposta: ___________________

Projeto Mundo Mágico 3. Para que as crianças pudessem confeccionar os brinquedos, elas precisaram de outros materiais além das sucatas, tais como: cola colorida, cola quente, fita durex colorida, fita de cetim, fita crepe, tinta e outros. Para realizarem essa atividades, os alunos da escola resolveram fazer uma “vaquinha” para arrecadarem dinheiro ecomprar esses materiais. Veja como cada turma seorganizou. (Valor: 20 pontos) a) A 2ª A possui 22 alunos, cada aluno colaborou doando R$ 2,00. Qual foi o valor arrecadado por esta turma? Cálculo Resposta b) A 2ª B possui 25 alunos, 15 alunos conseguiram arrecadar R$ 3,00 cada um na venda de brinquedos usados e 10 alunos arrecadaram R$ 20,00 com doações dos familiares. Qual foi o valor arrecadado por esta turma? Cálculo Resposta 04. As crianças precisaram de alguns produtos importantes para abrir a loja. Resolveram então fazer uma pesquisa de preços. Observe o valor de cada produto e escreva, por extenso, quanto custou cada um. (Valor: 21 pontos).

Projeto Mundo Mágico

Projeto Mundo Mágico

Projeto Mundo Mágico Conte a quantidade de cédulas que representam o valor de cada produto pesquisado e responda: a) Qual é o produto mais barato ________________________ b) Qual é o valor do produto mais caro? ___________________ c) Quanto as crianças irão gastar se comprarem apenas a máquina registradora e o cesto de lixo grande? Cálculo: Resposta: 05.Para a confecção dos produtos os alunos das três turmas receberam doações de caixinhas de leite para auxiliar na arrecadação e trabalhar a reciclagem. Observe a quantidade que cada turma recebeu e calcule com quantas caixinhas cada turma ficou. (Valor: 15 pontos) Escola Total de Brinquedos Total de turmas 2ª A _________________ _____________ 2ª B _________________ _____________ 3ª A _________________ _____________ Cálculo: 2ª A 2ª B 3ª A

Projeto Mundo Mágico

Projeto Mundo Mágico 06. Para que a feira fosse realizada no mês de OUTUBRO, os alunos iniciaram a confecção dos brinquedos no mês de abril. Observe o calendário e Responda. (Valor: 18 pontos). a) Sabendo que um ano é dividido em quatro trimestres, pinte no calendário com cores diferentes os meses do ano que correspondem a cada trimestre utilizando a legenda. Primeiro trimestre – Verde Terceiro trimestre – Amarelo Segundo trimestre – Azul Quarto trimestre – Marrom. b) Em qual semestre do ano foi iniciada a confecção dos brinquedos? c) Sabendo que a feira será realizada no mês de OUTUBRO, quantos meses eles levaram para a produção dos brinquedos?

Projeto Mundo Mágico AVALIAÇÃO A avaliação será feita no decorrer da realização das atividades e como critério de avaliação cada atividade tem um valor específico atribuído este ao grau de dificuldade da mesma.