Psicologia e Ciência Aula 1. Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Características e objetivos da ciência
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Problematizações da Filosofia: um olhar necessário.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
A Teoria da Ciência O conhecimento Científico. Sumário da Discussão O Conhecimento Tipos de conhecimento Conhecimento Empírico Conhecimento Científico.
UNASP CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA 1- A metodologia Observação meticulosa e sistemática da natureza e fenômenos naturais → primeiras indagações.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
RHAYANE BORGES SILVA 4º ANO ADMINISTRAÇÃO Mensuração e Escala Parte II.
Desenho teórico da pesquisa
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Aula 5. Teste de Hipóteses II. Capítulo 12, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
Pesquisa Social.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, PSICOLOGIA GENÉTICA, CONSTRUTIVISMO, DIALÉTICA.... Como juntar todas estas coisas complicadas? (Sávio Silveira de Queiroz) Rosângela.
Introdução à Administração
Introdução a Pesquisa Científica
Técnico Integrado Regular – IFRN/Ipanguaçu A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
A Ciência e A Construção do Conhecimento Científico Anderson - Biologia.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Síntese: Platão e Aristóteles PPGE- UEPG PROFESSORA GISELE MASSON.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
O Conhecimento Científico Definição de Ciência: “É um conhecimento sistematizado e metódico que, para além da experiência, utiliza raciocínios, provas.
Metodologia científica 2016/01 Prof. Enir da Silva Fonseca.
METODOLOGIA CIENTÍFICA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Metodologia da Pesquisa 2015/2 PPG Música em Contexto – UnB Profa. Isabel Montandon Colaboradora: Profa. Delmary V. Abreu PPG Música em contexto – UnB.
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
* FICHA TEMÁTICA: Após a determinação de um tema central, registram- se múltiplas conceituações identificadas nas obras de diferentes autores, na forma.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO CONSTRUIR HIPÓTESES? Antonio Carlos Gil, 2010 Outros.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Fases da Pesquisa Científica  tema = assunto que se deseja estudar e pesquisar. Deve ser preciso, específico, e escolhido de acordo com o interesse, as.
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Eduardo Ramos de Santana UNEB-UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA Curso de Pós Graduação Disciplina: Auditoria Fisco Tributária.
MONOGRAFIA I PROF. DR. LEANDRO B. BRUSADIN TEXTO VII: TÉCNICAS DE PESQUISA ADA DE FREITAS MANETI DENCKER.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Instituto de Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem TEORIAS DE ENFERMAGEM PROF DAVI.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
TEORIA SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO EM BUSCA DE UM MODELO UNIFICANTE PARA AS CIÊNCIAS E DE UM RETORNO À UNIVERSIDADE CRIATIVA.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
ARGUMENTAÇÃO. Não há o que discutir e argumentar, onde reina o consenso. É exatamente o dissenso seu campo de atuação. Lineide Mosca, 2006.
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA Engenharia Prof. Luis Fernando Maffeis 03.
Prof. Erika Bataglia Divisão disciplinar da Filosofia Metafísica : Filosofia primeira. Tematizar os princípios e as causas.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Conhecimento científico e pesquisa/investigação em Contabilidade Teoria da Contabilidade Prof. Guillermo Braunbeck.
Natureza da Ciência e do Espírito Científico RUIZ, João Álvaro. Natureza da Ciência e do Espírito Científico. In: Metodologia Científica. Guia para Eficiência.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
AULA 10 – ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA. “A cientificidade não pode ser reduzida a uma só forma de conhecer: ela pré- contém, por assim dizer, diversas.
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Oficina Reações Químicas
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Metodologia do Trabalho Científico # 03 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Psicologia e Ciência Aula 1

Abordagem científica O que torna a abordagem científica diferente da abordagem do senso comum? Intuição: aceitação sem questionamento do seu próprio julgamento ou de um único relato de experiência de outro sobre o mundo. Correlação ilusória: Viés cognitivo que ocorre quando relacionamos dois eventos que ocorrem juntos mas que não tem relação causal. Ex: adotar uma criança e engravidar. Autoridade: é mais fácil acreditarmos em alguém que tem credibilidade (homem bom,com prestigio, respeitável) do que em alguém desmoralizado. No entanto, algumas declarações destas “boas pessoas” não podem não ser verdade.

Ceticismo Os cientistas não aceitam, com base em crença e em autoridade, os pronunciamentos de uma pessoa, independentemente do prestigio e da autoridade. A essência do método científico consiste na insistência de que todas as proposições sejam submetidas a um teste empírico, ou seja, que as proposições sejam testadas pela observação e experimentação. Primeiro: Uma idéia deve ser estudada em condições que permitam confirmação ou refutação. Segundo: a pesquisa é realizada de maneira que possa ser observada, avaliada e replicada por outros. Quanto mais o leitor aprender sobre o método científico, mais cético se tornará quanto às afirmações das pessoas em geral e até dos cientistas.

Ciência e Senso comum Para o senso comum não há necessidade de explicar os princípios que estão por trás de suas descobertas. Já a ciência procura explicações controláveis e sistemáticas sobre os fatos. Diante de fatos contraditórios a ciência propõem experimentos para encontrar a verdade, o senso comum aceita que alguns escolham um lado, outros escolham outro lado.

Objetivos da Ciência Descrição do Comportamento: através da observação, descrever como os eventos estão relacionados. Predição do comportamento: observando-se a regularidade entre dois eventos antecipar a ocorrência de eventos. Determinação das causas do comportamento: ex, ver filmes violentos aumenta comportamento agressivo em crianças Explicação do comportamento: ex, teorias explicativas da agressão: imitação, frustração, excitabilidade.

Pesquisa Básica e Aplicada Pesquisa Básica: visa responder a questões fundamentais sobre a natureza do comportamento. Estuda fenômenos como cognição, percepção, emoção, aprendizagem, motivação, psicobiologia, desenvolvimento, agressão, comportamento social, etc. Pesquisa Aplicada: é realizada para examinar questões relativas a problemas práticos e suas potenciais soluções. Ex: avaliação de programas (de aprendizagem, de alfabetização, de psicoterapia) As duas formas de pesquisa se retroalimentam.

Ciência É a busca da ordem e da uniformidade de relações, sujeitas às leis, entre os fatos da natureza. É a disposição para lidar com os fatos e não com a opinião que alguém tem sobre eles. Os dados subsistem, os homens não (Skinner). Fazer ciência (ou o que o cientista faz) é produzir conhecimento no sentido de chegar a novas descobertas. A possibilidade de testar e refutar hipóteses caracteriza o procedimento do cientista.

Conceituação da ciência Conjunto de hipóteses e teorias resolvidas e a resolver Possui um objeto próprio de investigação, que possa ser descrito e explicado Possui um método científico

Filosofia e Ciência À Filosofia cabe refletir sobre os fenômenos, criticá-los, Problematizar, analisar repensar, questionar, duvidar do já sabido, do aceito, do estabelecido: estas são as ações dos filósofos. A filosofia não tem, nem almeja ter um método suscetível de teste. Para o filósofo, a verdade é um jogo e não uma apropriação de saberes. Não cabe ao filósofo do método científico decidir qual o método mais adequado, nem tampouco ensinar ou propor procedimentos metodológicos. Seu objetivo não é a própria pesquisa cientifica, mas as atitudes e os pressupostos filosóficos que estão por detrás da adoção do (s) método (s) científico (s).

Método indutivo Observa-se a natureza e com os dados obtidos parte-se para a generalização. Pela indução obtém-se uma lei geral a partir de um grande número de fatos constatados. A indução é a posteriori, ou seja, obtida após a observação empírica. Ex: teoria da evolução

Método Dedutivo A dedução é a priori, portanto o raciocínio dedutivo é uma operação pela qual se aceita uma premissa como verdadeira. As premissas são elaboradas através da razão A teoria precede a coleta dos dados Ex: Teoria da Relatividade de Einstein As ciências naturais não são nem exclusivamente dedutivas e nem exclusivamente indutivas

Método indutivo-experimental Este é o método utilizado nas ciências naturais. A indução deve ser guiada por uma teoria aceita na prática científica real. Levantam-se hipóteses e a partir destas as experiências são conduzidas. A experimentação é uma interrogação feita à natureza. Não bastam observações atentas e numerosas; observar tudo é impraticável; é preciso haver uma teoria que guie e acolha o fato observado.

Leis científicas As leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos. São enunciados universais. A lei, além de permitir a previsão, torna a natureza inteligível porque encadeia os fenômenos em uma linguagem lógico-matemática. Toda lei deverá ser suscetível de reformulação ou refutação, pois ela sempre proíbe a ocorrência de algo. Se ela valer absolutamente para todos os casos não é uma lei cientifica.

Status científico de uma teoria Replicabilidade: é a possibilidade de se realizar novamente a pesquisa, com a mesma metodologia Fidedignidade: a descoberta reflete de fato a realidade. Generalidade: os resultados podem ser utilizados para explicar o fenômeno em condições naturais, além dos limites da pesquisa. Falseabilidade: o conhecimento não é definitivo e nem único, é passível de erro, sendo apenas mais um degrau na construção do saber.

Teorias científicas As teorias científicas reagrupam e representam as leis de modo sintético e simples. Elas contêm termos teóricos, que estão relacionados à observação direta e que são denominados Constructos. Elas possibilitam a descoberta de novos fatos e leis, porque geram hipóteses. Todas as teorias científicas precisam ser validadas através do método científico.

Paradigmas da ciência Toda ciência tem seus paradigmas, que são teorias, fatos, noções científicas aceitas na prática científica real; são modelos de onde nascem as tradições coerentes e específicas da pesquisa científica. A ciência permanece em situação de crise, pois esta situação é benéfica para sua renovação. Quando se dá a rejeição parcial ou total de um paradigma e o novo é aceito a ciência entra num período de revolução. As teorias de Copérnico, Galileu, Darwin, Eienstein representaram revoluções científicas.

Psicologia e Ciência Área do conhecimento que investiga o comportamento humano, criando teorias e testando-as através do método científico.

Método Científico É um caminho, um conjunto de regras e procedimentos comuns a varias ciências, que permitem obter explicações, descrições e compreensão do fenômeno estudado. Na linguagem científica os termos somente podem ser introduzidos mediante uma definição operacional (recorte da realidade e uso da teoria)

Características do Método Científico Verificação Empírica: construtos observáveis direta ou indiretamente, mensuráveis. Definição Operacional: conceitos utilizados devem claros e precisos. Observação Controlada: garantir a forma, como o instrumento utilizado e a influência do pesquisador na coleta de dados. Generalização estatística: é a condição de se estender a validade do conhecimento descoberto

Características de um bom cientista Arrogante no método e humilde na fé que tem no seu conhecimento Busca contínua de uma explicação e rejeição de explicações prematuras: melhor ficar sem um explicação do que aceitar uma inadequada. Ortodoxia da teimosia: um novo ponto de vista requer confirmação através de evidências científicas.

Descoberta Acidental - Serendipity É uma importante qualidade do pesquisador. É ter a mente preparada. Estar atento para os fatos. Ex: Fleming e a descoberta da penicilina.

O que é fazer Pesquisa... então Fazer pesquisa é ter um problema de pesquisa e Utilizar o método científico para investigar este problema

Referencias Bibliográficas Araújo, I. L. (1998). A Ciência, seu método, suas limitações e breve histórico. Pag Introdução à Filosofia da Ciência. Editora da UFPR, Curitiba. Brachrach, A. J. Introdução. Pág Introdução à Pesquisa psicológica. Herder, 1969 Cozby, P. (2003). Estudo Científico do Comportamento. Pág Métodos de pesquisa em Ciências do Comportamento. Atlas.