Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESUMO DAS DEMAIS INTERAÇÕES
Advertisements

COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Atividade Acadêmica: Educação Ambiental
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático PNLD 2015/Ensino Médio LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA (INGLÊS/ESPANHOL)
Ano Letivo QUIZ 9º ANO QUIZ 9º ANO Serviço de Psicologia e Orientação Psicóloga Isa Silvestre.
Desenho teórico da pesquisa
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
IFRN Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Orientações para à Prática Profissional / TCC Prof. Gilbert Azevedo Prof. Fabiano Papaiz.
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Márcia S. Veronezi Cappellari Orientador: Marcelo S. de Azambuja
A METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E NA GESTÃO DO TURISMO Elaine Maria das Neves. Orientador: Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Chamada Pública:
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
Sintagmas lexicais da redação acadêmica Prof. Dr. Ayres Nogueira.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
Método Básico de Análise de Dados Ricardo Pereira Brandão Prof. Dr.a Maria Aparecida. 5º administração. Estudo Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS DE ESPORTE E DE LAZER NA ESCOLA Metodologia de Pesquisa I Prof. Ayres Nogueira.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
TENDÊNCIA PROGRESSISTA LIBÉRTARIA CURSO: Licenciatura em Física DISCIPLINA: Didática DOCENTE: Giovana Gomes Albino DISCENTES: Lidiane Matos de França Iara.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Nome da disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada Ementa: 1) Conceitos fundamentais sobre.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
ANÁLISE SEMIOLÓGICA DO DIAGNÓSTICO MÉDICO: QUANDO O SILENCIAMENTO SIGNIFICA Campus Tubarão – Medicina – Programa de Ciências da Linguagem REIS, Talita.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE GESTANTES ATENDIDAS NOS ESF DO MUNICÍPIO DE SÃO LUDGERO NO ANO DE Ciência da Saúde, Nutrição, Tubarão. Introdução.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Trabalhando com produção textual
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO: Metodologias de Resumos e Indexação
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
ESTUDO DO CRONOTIPO DOS FUNCIONÁRIOS DA UNISUL. Área de conhecimento: Ciências da Saúde Introdução A séculos atrás vem sido estudado a cronobiologia, porém.
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
Implementação de Projetos Escolares para escolas que estão com baixo índice de desempenho no Saresp.
Doutorado Programa de Pós-Graduação da UFMG, 2011 Orientação: Profa. Dra. Silvania Sousa do Nascimento Valkiria Santos, Paula Lameu, Claudia Bergamini.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Artigo Científico Francielly Gonçalves dos Santos Francielly Gonçalves dos Santos Nayara Kirie Mendes Alves Nayara Kirie Mendes Alves Neirivaldo Quintão.
ENSINO DE ESTATÍSTICA COM ABRDAGEM EXPLÍCITA DE DELINEAMENTO AUMENTA O INTERESSE DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO PELO TEMA Dr. Pedro Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL.
Atividades didáticas para o ensino fundamental a partir dos gêneros de discurso, com base na Proposta Curricular de Santa Catarina, Linguística Aplicada.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
Processos interacionais em escrita coletiva de texto por alunas da 1ª série (2º ano) do ensino fundamental: análise com base na teoria da relevância Manuela.
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
Oficina Reações Químicas
ANÁLISE DE INFORMES PUBLICITÁRIOS DE MEDICAMENTOS SOB A ÓTICA DA REGULAMENTAÇÃO DA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS NO BRASIL (Ciências da Saúde). Greicy Borges.
Bancos de dados geográficos e redes neurais artificiais: tecnologias de apoio à gestão do território José Simeão de Medeiros, 1999 Aluna: Grasiela Rodrigues.
Copyright © 2010 by Cornachione, Casa Nova & Nogueira 1 Metodologia do Trabalho Científico # 03 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Análise de processos interacionais no Espaço Virtual de Aprendizagem da Unisul: estudo de caso com a oferta 2008/1 da disciplina Didática I a partir da teoria da relevância Caroline Pereira Corrêa, Artigo 170, Letras, Tubarão. Orientador: Prof. Dr. Fábio José Rauen, PPGCL, Tubarão Área do Conhecimento: Ciências Humanas/Linguagens e Artes. Introdução A disciplina de Didática I pode ser cursada na Universidade do Sul de Santa Catarina de modo presencial ou a distância. Sua oferta on-line no Espaço Virtual de Aprendizagem da Universidade (EVA/Unisul) está baseada em interações escritas. Entre as características do registro escrito, está o fato de não ser possível preencher lacunas de interpretação olhando para gestos, posturas ou para o próprio ambiente físico da interação. Seriam as interações entre alunos e tutores no EVA/Unisul mais explícitas em função dessa constrição de registro? Objetivos Analisar os processos interacionais em trocas comunicativas nas ferramentas do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) a partir da oferta 2008/1 da disciplina Didática I. Metodologia O estudo de caso faz parte do Projeto “Teoria da Relevância II: práticas de leitura e produção textual em contexto escolar”, do Programa de Pós- graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Este projeto pertence ao grupo de pesquisa “Práticas discursivas e tecnologias da linguagem – PRATEC” e à linha de pesquisa “Textualidade e práticas discursivas” desse mesmo Programa. Como os demais trabalhos desse projeto, o presente estudo defende a hipótese operacional de que a aplicação dos níveis representacionais, forma lógica, explicatura e implicatura (SPERBER; WILSON, 1986, 1995; CARSTON, 1988), permite uma descrição empírica e uma explicação adequada dos processos ostensivo-inferenciais de interações comunicativas. O corpus consistiu no conjunto de trinta e nove registros escritos das ferramentas do Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) que oportunizam trocas comunicativas para esclarecer questões acadêmicas e administrativas da disciplina. Na primeira etapa da análise, aplicaram-se os conceitos de forma lógica, explicatura e implicatura. Com base nessa análise, os dados foram agrupados, conforme fossem detectadas as estratégias de interação. A hipótese de trabalho foi a de que, constrangidos pelo registro escrito, os atores do processo tenderiam a explicitar lingüisticamente os constituintes da forma lógica dos enunciados das interações. Assim, dito de outro modo, haveria menos espaço para inferências que completariam a forma lógica proposicional dos enunciados (explicaturas), visto que os enunciados, guiados pela relevância, seriam os mais explícitos possíveis. Análise: exemplo simplificado Perguntado por: Aluna – 08/06/ :58 Boa noite professora, não estou conseguindo enviar minha sintaxe... O que devo fazer? Beijos e um ótimo final de semana. Respondido por: Docente – 23/06/ :33 Problemas no sistema e por isso prorrogada o envio da AD2, ATÉ DIA 25/06. CONFIRA COMUNICADO NO MURAL A resposta não foi linguisticamente relevante, porque não responde qual a forma do envio, mas é implicitamente relevante, desde que a aluna faça as seguinte cadeia de suposições S: S1 – A aluna não está conseguindo entregar o avaliação AD2 por problemas no sistema. S2 – O envio da AD2 foi prorrogado até o dia 25/06 na ferramenta avaliação do EVA Unisul por causa de problemas no sistema. S3 – Se S1 e S2, então S4 (por modus ponens conjuntivo). S4 – O problema do sistema foi corrigido. S5 – Se S4, então S6 (por modus ponens). S6 – O envio da AD2 deve ser feito na ferramenta avaliação. Com S6, enfim, a aluna obtém a relevância: ela deve enviar a AD2 até o dia 25/06 na ferramenta avaliação do EVA Unisul. Repare-se que a aluna pergunta pela forma de envio, e a docente responde a causa do problema. Ao indicar a causa, implica que essa causa foi eliminada e que, com a prorrogação, a aluna deve enviar a avaliação da forma conhecida (ferramenta avaliação). Por fim, a docente remete a aluna a conferir o aviso de prorrogação no Mural, que deveria ter sido lido pela aluna antes de postar a pergunta. Conclusões Não somente dados contextuais são necessários para compor as proposições das sentenças enunciadas (as explicaturas), como muitas das conclusões derivadas da interação são obtidas exclusivamente por implicaturas. Desse modo, a hipótese de trabalho foi parcialmente corroborada. O registro escrito, embora exerça constrições que tornam mais explícitas algumas informações, não minimiza o efeito das variáveis pragmáticas da enunciação, sugerindo que elas exercem influência na forma como alunos e docentes compreendem-se nas interações Bibliografia Básica SILVEIRA, Jane Rita Caetano da, FELTES, Heloísa Pedroso de Moraes. Pragmática e cognição: a textualidade pela relevância. 3. ed. Porto Alegre: Edipucrs, SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevância: comunicação e cognição. Lisboa: Fundação Galouste Gulbenkian, 2001 [© 1995, 1st ed. 1986]. Apoio Financeiro: Governo do Estado de Santa Catarina e Unisul