Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FUNÇÃO CONTROLE É a função que compara as ações planejadas com os resultados obtidos. A partir dessa análise é possível dar início a eventuais correções.
Advertisements

e gerenciamento da cadeia de abastecimento
O TRABALHO E O MERCADO DE TRABALHO. Os países variam muito por apresentarem Características: Sociais Econômicas Políticas Institucionais.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
CONTABILIDADE Objeto de Estudo: Patrimônio das Entidades, seja física ou jurídica. Objetivo: “É fornecer informação econômico-financeira relevante para.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
II CONFERÊNCIA BNB-SEBRAE “Política de Administração e Recuperação de Crédito” Banco do Nordeste Área de Negócios Ambiente de Gerenciamento de Clientes.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Criação de Novos Negócios.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Contabilidade Analítica VS Contabilidade Geral
DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos Tomada de decisões PLANEJAMENTO.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
Programa de Incubação de Empresas de Rondonópolis.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
ANÁLISE DINÂMICA DO CAPITAL DE GIRO - O MODELO FLEURIET -
SISTEMAS DE ORÇAMENTOS Alcione Machado Kamila Martins Keila Miranda Roselaine Eler Venini Saar.
Aula 7-Planejamento Estratégico
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - Importância Administradores internos da empresa: 1.Desempenho retrospectivo e prospectivo das várias decisões.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Gestão Estratégica de Custos
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança Sami Hassuani Presidente AUDIÊNCIA PÚBLICA CRE- Comissão de Relações Exteriores.
Balancete de Verificação Relação de todas as contas Patrimoniais e de Resultado Serve para verificar : saldo de cada conta após o registro dos fatos contábeis.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Sistemas de Informação Capítulo 3 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Estratégia Empresarial
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Disc.: Administração da Produção IProf. Marcos Cassas 1 E - PLANEJAMENTO AGREGADO POSIÇÃO DE ESTOQUE LISTA DE MATERIAIS PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO PLANO.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Estrutura e análise das demonstrações financeiras
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
MIGRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO V Conferência Brasileiros no Mundo Salvador/BA, 19 de Maio de 2015.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
Resultados 2T 2014 Companhia Providência 12 de Agosto de 2014.
- Orçamento de Produção
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
1. 2 ÁGUA NÃO FATURADA PROGRAMA DE REDUÇÃO DE PERDAS APARENTES MODALIDADE - PERFORMANCE “O contrato de performance é baseado na idéia de remuneração pela.
Fundamentos da Administração
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
Padronização e Melhoria
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem por 20% do PIB - empregam 45% da força de trabalho que possui carteira assinada Esse é o mundo legalizado. Juntem-se a ele 9,5 milhões de empresas informais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); ou 14,5 milhões, de acordo com o Departamento Intersindical de Estudos Sócio- Econômicos (Dieese). E não estão incluídas aí as quatro milhões de pequenas propriedades rurais de agricultura familiar. Qualquer que seja a estatística adotada, os números são marcantes. Significa dizer que a maioria dos 70 milhões de brasileiros que constituem a População Economicamente Ativa (PEA) trabalha ou tem algum vínculo com as MPEs. As MPEs são, atualmente, o grande fator gerador de ocupação, porque a grande empresa, pela necessidade de aumentar a produtividade, exigência da globalização, automatiza-se cada vez mais e, assim, emprega menos.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO FERRAMENTA DE CRESCIMENTO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.

IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO  Planejamento é preparação para qualquer empreendimento (ação), no qual se estabelecem os objetivos, etapas, prazos para sua realização. Sendo que o planejamento é o aperfeiçoamento na qualidade do processo decisório para consideração de todos os fatores relevantes.

CINCOS ESTÁGIOS DO PLANEJAMENTO 1. Estabelecer os objetivos 2. Avaliar cenários no qual a empresa está operando e/ou inseridas que irão possivelmente afetar suas operações 3. Avaliar recursos existentes 4. Determinar estratégia para alcançar os objetivos 5. Esboçar um plano de ação para alcançar metas estratégicas

TRÊS CONCEITOS BÁSICOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1. CAIXA 2. LUCRO 3. PATRIMÔNIO

FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS  PLANEJAR  ORGANIZAR  DIRIGIR  CONTROLAR

CONCEITOS DO PLANEJAMENTO o VISÃO o MISSÃO o POLÍTICAS EMPRESARIAIS o ANÁLISE DE FATORES INTERNOS E EXTERNOS DA EMPRESA o OBJETIVOS E METAS o ESTRATÉGIAS o CONTROLE E AVALIÇÃO o CULTURA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL

VISÃO  Visão é a imagem que empresa tem a respeito de si mesma e do seu futuro, é o ato de ver a si própria no espaço e no tempo. É ter a visão dos recursos de que dispõe, do tipo de relacionamento que deseja manter com seus clientes e mercados, de como irá atingir os seus objetivos, das oportunidades e desafios que deve enfrentar, é buscar o crescimento da empresa.

MISSÃO  É a razão de existir da empresa, é a qual empresa estabelece suas diretrizes organizacionais. Quando Falamos em MISSÃO PRODUTOS E/OU SERVIÇOS CLIENTES E OS BENEFÍCIOS

POLÍTICAS EMPRESARIAIS  Políticas são parâmetros ou orientações que facilitam a tomada de decisões do empresário. As políticas devem ter algum grau de flexibilidade, pois elas procuram refletir e interpretar os objetivos e desafios, bem como estabelecem limites ao planejamento.

ANÁLISE DOS FATORES AMBIENTAIS ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS COMPÕE TRÊS CONCEITOS: MERCADO CONSUMIDOR MERCADO CONCORRENTE MERCADO FORNECEDOR

ANÁLISE DOS FATORES AMBIENTAIS ANÁLISE DOS FATORES INTERNOS: Verificar os pontos fortes e pontos francos da empresa É analisar as fontes de RECURSOS DISPONÍVEIS da empresa. Recursos (HUMANOS, FINANCEIROS, ESTRUTURAL, DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ENTRE OUTROS).

OBJETIVOS E METAS  OBJETIVOS Objetivo é a descrição clara, precisa, sucinta dos alvos atingir. São os indicadores a ação para se chegar aos resultados  METAS Todo objetivo deve ser complementado por metas. Meta é um objetivo quantificado

ESTRATÉGIAS  Estratégicas é estabelecer quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação que devem ser seguidos para serem alcançados os objetivos e desafios estabelecidos, pois ela está relacionada com o ambiente empresarial.

CONTROLE E AVALIÇÃO  A função do controle e avaliação num processo de planejamento é identificar problemas, falhas e erros que se transformam em desvios do planejado, com a finalidade de corrigi-los e de evitar sua reincidência, fazer com que os resultados obtidos com a realização das operações estejam, tanto quanto possível, próximos dos resultados esperados e possibilitem os alcance dos desafios e consecução dos objetivos, verificar se as estratégicas e políticas estão proporcionando os resultados esperados, dentro das situações existentes e previstas e, proporcionar informações gerenciais periódicas, para que seja rápida a intervenção no desempenho do processo

CULTURA E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL  CULTURA NADA MAIS É QUE VALORES DA EMPRESA E DOS FUNCIONÁRIOS.  COMPROMETIMENTO É O FUNCIONÁRIO ESTÁ CONCIENTE DAS FUNÇÕES E TAREFAS ESTABELECIDAS PARA SUA REALIZAÇÃO

ANÁLISE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  HOJE ALGUNS EMPRESÁRIOS DA ÁREA FINANCEIRA LIMITA-SE APENAS ADMINISTRAR A MANUTENÇÃO DE REGISTROS DA OPERAÇÕES (ENTRADA – SAÍDA = SALDO)

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAS  AUXILIAR NA MELHOR UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DISPONÍVEIS EM INVESTIMENTOS, FINANCIAMENTOS E APLICAÇÃO DO LUCRO LIQUÍDO  SELECIONAR AS MELHORES FONTES DE OBTENÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS E ANALISAR A CORRETA UTILIZAÇÃO DESSES RECURSOS.

FLUXO DE CAIXA TEM COMO IMPORTÂNCIA NO CONTROLE DE INFORMAÇÕES TAIS COMO:  Controlar o CAPITAL DE GIRO  Controle de Estoque (Compras e Vendas)  Verificar a viabilidade de um projeto e investimento  Captar a confiança dos credores  Controlar eventuais desvios identificados em determinado período de produção da empresa que não estavam previsto no percurso do Planejamento  Liquidez imediata da empresa

LUCRO  Na fabricação de um produto, venda de uma mercadoria ou prestação de serviços estamos falando em LUCRO Para obtenção de Lucros temos que trabalhar com o CONTROLE DE CUSTOS E DESPESAS

ESTRUTURA DO CONTROLE DE LUCRO/ PREJUÍZO RECEITAS- CUSTOS E DEPESAS VARIÁVEIS PRODUÇÃO = LUCRO BRUTO - CUSTOS E DEPESAS FIXAS OPERACIONAIS = LUCRO LIQUIDO (OPERACIONAL)

CAPITAL DE GIRO  É o conjunto de valores necessários para empresa fazer seu negócio acontecer Está ligado a formação e financiamento de estoques, gerenciamento de contas a receber e administração de déficit de caixa

CAPITAL DE GIRO O QUE INFLUENCIA DA FALTA DE CAPITAL DE GIRO?  Redução de vendas  Crescimento da inadimplência  Aumento das despesas financeiras  Aumento dos Custos (Variáveis)  Alguma combinação desses fatores

CAPITAL DE GIRO SOLUÇÕES PARA CONTROLE DE CAPITAL DE GIRO  Formação de Reservas Financeiras  Encurtamento do ciclo econômico  Controle de Contas a Receber  Evitar a qualquer custos o empréstimos  Alongar o perfil da suas Contas a Pagar  Reduzir Custos

PREVISÃO DE VENDAS  Taxa de crescimento de vendas, objetivo são as previsões de vendas para atingir um determinado objetivo financeiro, as vezes para ter um aumento nas vendas precisa verificar os canais distribuições, diversificação das linhas de produtos e também o poder de investimentos.

INVESTIMENTOS FATORES QUE INFLUENCIAM UM INVESTIMENTO - AQUISIÇÃO DE ATIVOS DE LONGA DURAÇÃO, TAIS COMO IMÓVEIS OU MAQUINÁRIOS - INVESTIMENTO EM OUTROS FUNDOS - AMPLIAÇÃO NAS VENDAS (NOVA LINHA DE PRODUÇÃO OU MESMO NOVO PRODUT0)

INVESTIMENTOS FATOR QUE AFETA A LUCRATIVIDADE EM UM INVESTIMENTO - Envolve o comprometimento de grandes somas de dinheiro - Período de tempo para pagamento do investimento - Uma vez tomada a decisão do investimento, são quase impossíveis de ser revertidos

PLANEJAMENTO FINANCEIRO  QUALIDADE DO PRODUTO  REDUÇÃO DE CUSTOS E AUMENTO DO SEU LUCRO