Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

1.
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Profª Maria Cecilia Ziliotto
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
CONANDA Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos CENTROS DE ATENDIMENTO A VÍTIMAS.
Políticas Públicas Municipais
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
A primeira infância,cidadania já.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
“Os Incríveis”.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Modelo anterior de atendimento
Objetivo Analisar, definir e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
Validando e atribuindo sentido
“Conquistas Políticas das APAEs”.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
O ato infracional e a violação dos direitos da criança e do adolescente Luciano Alves Rossato Procurador do Estado de São Paulo. Ex-PAJ. Mestre em Direitos.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Foz do Iguaçu, maio/2012.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS Campo Grande 2011.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010

NORMATIVA INTERNACIONAL: Regras Mínimas das Nações Unidas para a Administração da Justiça Juvenil – Regras de Beijing (1985) Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) Diretrizes das Nações Unidas para a Prevenção da Delinqüência Juvenil – Diretrizes de Riad (1990) Regras das Nações Unidas para a Proteção de Crianças e Adolescentes privados de sua Liberdade (1990) Diretrizes para Ações relativas à Crianças no Sistema de Justiça Criminal – Diretrizes de Viena (Conselho Econômico e Social da ONU ). Comentário Geral nº 10 sobre os Direitos das Crianças na Justiça Juvenil (2007)

NORMATIVA NACIONAL Constituição Federal de 1988 Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Resolução 119/2006 do Conanda, em trâmite PLC nº 134/2009)

Desafio: Amplo rol de normativas que estabelecem princípios e regras claras para a Justiça Juvenil : acesso à justiça, internação como medida de último recurso, respeito às garantias processuais, julgamento justo... Realidade: Violações de direitos presentes em todas as etapas do processo; pouca aplicação de garantias processuais; utilização demasiada e fora das hipóteses legais da medida de internação...

Projetos: * Renade * Prêmio Sócio-Educando

Rede Nacional de Defesa de Adolescentes em Conflito con a Lei - Renade Criada em fev O que é: articulação nacional que reúne profissionais que atuam na defesa dos adolescentes em conflito con a lei Quem somos: A rede possui cerca de 250 membros de todos os estados do Brasil, de 80 instituições: - Poder público: defensoria pública - Sociedad civil: centros de defesa, organizações de familiares, etc.

Objetivos: Ampliar e fortalecer a defesa qualificada dos adolescentes em conflito com a lei Combater a violência institucional Garantir a aplicação da normativa nacional e internacional

Carta de Salvador (ago/2009): 1.Não à redução da maioridade penal 2.Maior interlocução com o Congresso Nacional na aprovação de leis e emendas constitucionais 3.Garantia de defesa desde o momento da apreensão do adolescente 4.Criação da Defensoria Pública e fortalecimento das que existem 5.Rechaço à implementação de medidas restritivas de direito como o toque de recolher

Carta de Salvador (ago/2009): 6. Combater a violência e letalidade que atingem crianças e adolescentes 7. Contra a internação compulsória em casos de saúde mental e drogadição 8. Respeito do direito à sexualidade e diversidade de gênero dos adolescentes 9. Direito à participação e de ser ouvido 10. Aplicação da súmula vinculante sobre o uso restrito de algemas

Carta de Salvador (ago/2009): 11. Defesa do direito ao voto do adolescente privado de liberdade 12. Direito à participação familiar no processo socioeducativo 13. Direito à educação formal e certificação do estudo de adolescentes em cumprimento de medidas.

Mobilização Nacional pelo Direito de Defesa (out/2009): -Participaram 20 estados da federação: -Dois principais temas: ações contra a redução da maioridade penal e condições de privação de liberdade -Atividades: mutirão de processos, visitas às unidades de internação e internação provisória, às delegacias, audiências públicas, ações judiciais, de sensibilização etc.

Prêmio Sócio-Educando: O que é? Iniciativa com o objetivo de identificar, premiar e divulgar experiências exitosas, criativas e sustentáveis na aplicação e execução de medidas socioeducativas e fazer com que tais experiências sejam replicadas e sirvam de parâmetro para a formulação e aplicação de políticas públicas. Edições realizadas: 1998, 2000 e 2008

Prêmio Sócio-Educando: Edição Total de 235 inscrições -Grande diversidade regional: 25 entes federativos brasileiros representados. As únicas exceções foram Tocantins e Alagoas.

Categorias e premiados (2008) Acesso à Justiça – Defensoria Pública do Distrito Federal Execução de Medidas em Meio Aberto – Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (MG) Execução de Medidas em Meio Fechado – Secretaria de Estado da Criança e da Juventude do Governo do Paraná Municipalização do Atendimento Socioeducativo – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho da Prefeitura Municipal de Boa Vista (RR) Produção de conhecimento – Pesquisa sobre Psiquiatrização do Adolescente em Conflito com a lei por Maria Cristina Vicentin

Obrigada! twitter.com/renadebrasil