Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Administração da Produção e Operações
CARGOS,SALÁRIOS E BENEFÍCIOS
CARGOS Conceito:composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição.
CONFLITO E NEGOCIAÇÃO.
Função Aplicação de pessoas:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Introdução “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser.
UPM - CCSA Formulação e Análise Estrutural
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Fonte: Chavenato, I. Gestão de Pessoas Gestão de Pessoas I Professor Patrick Nunes.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
FACULDADE PITÁGORAS Legislação Aplicada a informática
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Mentoring Comunidades de Prática (CoP)
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Estruturas organizacionais: conceitos e elementos mais comuns
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Funções Administrativas
Organizações e a Divisão do trabalho
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Modelo de plano estratégico
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
Funções de administração
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Sistema de Administração de Carreiras
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Administração e Organização Industrial
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Características Básicas das Empresas
Estruturas Organizacionais
Teoria Geral da Administração
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
FERRAMENTAS DE MARKETING
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
Estrutura Organizacional
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Elaboração e Análise de Projetos
AS EMPRESAS Conceito de organização – formal e informal;
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Sugestão de Vídeo Parte 1
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Avaliação de Desempenho
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Unidade III Descrição de Cargos
Fundamentos de Gestão Empresarial Conceitos Básicos
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos

Força de Trabalho Historicamente: empregados, funcionários e colaboradores -> quem executa os processos Conceito atual: as pessoas que compõem uma organização e contribuem para a realização de suas estratégias, objetivos e metas, seja em tempo integral, parcial, temporários, estagiários, autônomos e contratados de terceiros A correta interpretação do conceito de força de trabalho, as implicações trabalhistas e a clara identificação de quais pessoas fazem parte dela, são pré-requisitos indispensáveis

Força de Trabalho A estruturação da Força de Trabalho está baseada principalmente na Valorização das Pessoas, que relaciona o desempenho da organização com a capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho, bem como com um ambiente propício à participação e ao desenvolvimento. Os requisitos deste cenário estão baseados também nos fundamentos Geração de Valor (Resultados), Pensamento Sistêmico (Visão do todo) e Aprendizado Organizacional (Melhoria contínua).

Força de Trabalho A aplicação dos fundamentos Geração de Valor e Aprendizado Organizacional orienta a organização para a importância das formas de gerenciamento de desempenho, recompensa e remuneração como alavancadores da busca do alto desempenho e da cultura da excelência.

Organização do Trabalho A organização do trabalho e a estrutura de cargos e funções são definidas e implementadas para promover a resposta rápida, iniciativa, criatividade, inovação, cooperação e comunicação eficaz. É a forma na qual a organização está estruturada, com a definição de cargos ou funções de maneira formal ou informal, temporárias ou permanentes, que mostra como a organização funciona, como é a sua “máquina operacional”. Usualmente a organização do trabalho é registrada num organograma.

Exemplo de organograma

Organização do Trabalho O cargo define a posição hierárquica dentro da organização. A função está associada a cada cargo na organização, diferenciando um cargo do outro pelas autoridades e responsabilidades inerentes ao cargo. Por exemplo, como vimos acima, diretor é um cargo, diretor técnico é uma função que tem autoridades e responsabilidades definidas em relação às áreas técnicas e de produção.

Organização do Trabalho O grau de autonomia é o quanto as pessoas da força de trabalho podem fazer enquanto colaboradores, para resolver problemas da organização, tomar decisões, enfrentar crises e a maneira como fazem isso.

Organização do Trabalho A descrição de função é um documento, elaborado para cada função constante na organização do trabalho, ou no organograma, definindo ou estabelecendo: Descrição sumária da função: é a resposta à seguinte pergunta: porque nossa organização remunera, todo mês, para uma pessoa cumprir ou desempenhar esta função? A resposta não deve ocupar mais do que duas linhas.

Detalhamento do Organograma

Organização do Trabalho Autoridades: é a relação de tudo o que um ocupante da função pode decidir sem consultar o nível superior, a supervisão, a chefia ou a gerência. É a delegação de poder para a função. Responsabilidades: é a relação de tudo o que um ocupante da função tem que fazer para desempenhar esta função. É a relação das tarefas associadas à função que está sendo descrita.

Organização do Trabalho Competências básicas: são os atributos requeridos para um ocupante da função Por exemplo: Escolaridade (nível superior, segundo grau). Experiência (mínimo de 3 anos em função similar, 1 ano em determinada função dentro da organização). Características pessoais inerentes ao ocupante da função, mas necessárias para o correto e adequado desempenho da mesma; boa dicção para uma telefonista, facilidade para trabalhos em equipe para supervisores, boa apresentação para os vendedores

Exemplo de Competências

Organização do Trabalho Grau de autonomia Grau de autonomia: é o quanto as pessoas da força de trabalho podem fazer enquanto colaboradores, para resolver problemas da organização, tomar decisões, enfrentar crises e a maneira como fazem isso.

Organização do Trabalho A organização do trabalho e a estrutura de cargos e funções existentes na organização, deve assegurar que: Ela permita uma resposta rápida Ela propicie iniciativa para seus funcionários Ela permita que os funcionários sejam criativos Ela permita que os funcionários sejam inovadores Ela permita e incentive que os funcionários colaborem uns com os outros Ela disponha de canais de comunicação eficazes, com a empresa e entre os funcionários