Apresentação dos principais resultados Esquema da Apresentação: I. Objectivos, actividades e públicos-alvo inquiridos no Diagnóstico II. Visão Global do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contributos para uma Caracterização Os Estudantes Estrangeiros Nacionais de Países da CPLP no Ensino Superior em Portugal: Isabel Pedreira Cláudia Roriz.
Advertisements

Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
INQUÉRITO À INSERÇÃO NA VIDA ACTIVA AOS EX-FORMANDOS DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO INICIAL Janeiro 2010 Principais Resultados.
1 Formador: Maria Manuela Matos Avaliação externa da dimensão científica e pedagógica (An 2-a ) BF Avaliação externa da dimensão científica e.
Informações a transmitir na divulgação do novo sistema Objectivos da implementação do SGAD; Consequências dos resultados da avaliação. Importância para.
Histórico Fim da década de 1970 início anos 80.
Tratamento e Acompanhamento da Pesquisa de Satisfação dos clientes Autores: José Luis Costa XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento 24 a.
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Modelo de Negócios Canvas. Núcleo de Empreendedorismo do Inatel – NEmp.
A QUALIDADE NA GESTÃO DO ARQUIVO Uma experiência na Câmara Municipal do Porto (Julho 2005 – Julho 2006) VII Encontro Nacional de Arquivos Municipais
As funções do IFDR no QREN As exigências do Compliance Assessment Conversas ao almoço de 9 de Julho Joana do Ó.
Diagnóstico de Satisfação de Clientes Apresentação dos principais resultados 1 de Março de 2010.
O que é? O jCompany Developer Suite é um framework que embala, especializa, integra e homologa dezenas de projetos open source.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
O Profissional da Informação frente aos novos desafios Margarida Meira.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Diagnóstico de Satisfação de Clientes do INFARMED, I.P Lisboa, 23 de Março de 2016.
JUDICIALIZAÇÃO QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS E COMO O SISTEMA UNIMED ESTÁ SE PREPARANDO.
ESPECIALISTAS EM PEQUENOS NEGÓCIOS. MICRO E PEQUENAS NA ECONOMIA BRASILEIRA Mais de 95% do total de empresas no País.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Introdução à aplicação do APCPC Agrupamento de Escolas de Alcácer do Sal Escola Básica 2+3 Pedro Nunes Ano Lectivo 2008/2009 Docente: Patrícia Loureiro.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Normalização ISO 10002:2005 Tratamento de Reclamações
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Prof. Dr. Welington Rocha / Prof. Bruno Souza 1 O que é GCI? Processo de gerenciamento de custos que inclui outras organizações dentro de uma cadeia de.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 4 – Realização de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
Prêmio2010 Resultado Gerais. Pesquisa - Prêmio ABREME Metodologia.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
A ética não pode ser considerada como fonte de pesadas e enfadonhas obrigações, mas como uma filosofia moral dignificante.
Estratégia Empresarial
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Além do livro de reclamações, o consumidor dos sectores regulados pela ARE (Água, Electricidade, Combustíveis, Transportes Colectivos Urbanos e Transportes.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
QREN Avaliação dos Sistemas de Incentivos. Sistemas de Incentivos QREN Principais Conclusões da Avaliação  Melhorias face a anteriores experiências de.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL ISO e EMAS Nível I – SensibilizaçãoSensibilização.
WASHWATCH KEEP WATCH ON WASH. WASHwatch: introdução WASHwatch.org facilita a colaboração de modo que a monitorização dos compromissos relativos a WASH.
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
Implantação e Gerenciamento de Avaliação de Desempenho – Experiência do Município de Vitória.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
Índice A empresa Parceiros Metodologia Benefícios Práticas Internas para Melhoria Contínua Dados Cadastrais Nossa Localização BETEL COMERCIAL E LOGÍSTICA.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Avaliação de Desempenho É uma apreciação sistemática do desempenho do indivíduo na função, assim como do seu potencial de desenvolvimento. Permite: Localizar.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Seminar on Transfer Pricing Application Availability of Information Portugal Presentation by Luís Pedro Ramos (Tax Inspection on Large Companies Department)
As empresas têm que estar conscientes que o desenvolvimento económico já não se pode fazer como no passado, à custa da degradação do capital natural.
1 Regulamento de Formação versão 01 Copyright Qualiwork RF-MT07-01/V05.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Canais de Distribuição
Avaliação dos indicadores de prescrição e de acesso a medicamentos no sistema único de saúde de um município da região da AMUREL Juliana Medeiros de Souza.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 5 – Requisitos 4.5 e 4.6 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Biblioteca Central CAPACITAÇÃO NO USO DO SABi PARA BIBLIOTECÁRIOS DO SBUFRGS.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Estudo Preliminar sobre o Perfil do Ensino da Homeopatia nos Cursos de Farmácia dos Estados do Paraná e Santa Catarina. Susan Andreise Cipriano Baracho.
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
Pesquisa de Satisfação. Como tomou conhecimento do Sicoob Cosmipa O resultado revelou que a maioria dos cooperados (54%) tomou conhecimento através de.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Apresentação dos principais resultados Esquema da Apresentação: I. Objectivos, actividades e públicos-alvo inquiridos no Diagnóstico II. Visão Global do Diagnóstico III. Apreciação por serviço/processo IV. Expectativas de melhoria por parte dos Clientes do INFARMED, I.P.

Objectivos, Actividades e Públicos-alvo inquiridos no Diagnóstico

- Captar a percepção dos clientes quanto à qualidade dos diversos serviços prestados pelo Instituto, bem como à imagem institucional do INFARMED, I.P. - Identificar os requisitos – necessidades e expectativas – dos clientes, no âmbito da Missão do INFARMED, I.P. Adaptação dos Inquéritos aplicados em 2007 e validação junto da Unidade da Qualidade. Aplicação de Inquéritos com distribuição ajustada à especificidade de Clientes (via correio tradicional e electrónico ou fax). Realização de acções de follow up, para a concretização das taxas de resposta estabelecidas. Tratamento e análise dos dados. Produção do Relatório de Diagnóstico de Satisfação de Clientes – 2008 e Volume de Anexos. Actividades desenvolvidas

Públicos-alvo UniversoAmostra a obter Inquéritos recebidos Taxa de cobertura da amostra (%) Entidades de Venda e Distribuição de Medicamentos e Produtos de Saúde Farmácias ,8 Locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica (LVMNSRM) ,0 Distribuidores de Medicamentos (MUH) ,0 Distribuidores de Dispositivos Médicos (DM/DIV) ,4 Indústria Farmacêutica Titulares de Autorização de Introdução no Mercado (AIM) ,0 Fabricantes Nacionais de Medicamentos (MUH) ,0 Fabricantes ou Mandatários de Dispositivos Médicos (DM/DIV) ,0 Fabricantes ou Responsáveis de Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal (PCHC) ,9 Promotores de Ensaios Clínicos (EC) ,0 Instituições de Saúde Administrações Regionais de Saúde (ARS)555100,0 Hospitais e outras instituições de saúde ,9 Centros de Saúde ,4 Total de Inquéritos recebidos: 1 059

Visão Global do Diagnóstico

Farmácias, Distribuidores de MUH e Instituições de Saúde Titulares AIM

Competência e Cumprimento da Missão Continuam a ser os aspectos que mais se salientam pelo lado positivo. Modernidade, Inovação e Transparência Reflectem uma melhoria global da avaliação face a 2007, sobretudo o critério Transparência (em 2007, cerca de 15% do total de inquiridos tinha uma imagem negativa ou muito negativa deste vector). Divulgação da actividade e dos serviços e Cooperação com clientes e parceiros Novos itens: apreciação global ligeiramente inferior (cerca de 15% de opiniões negativas na apreciação da Cooperação com clientes e parceiros).

Processo Índice Infarmed 87,5 CIMI - Centro de Informação do Medicamento e Produtos de Saúde 83,6 CDTC - Centro de Documentação Técnica e Científica 91,8 GRP - Gabinete de Relações públicas 83,9 Notificação de RAM 95,1 Relatórios Periódicos de Segurança 83,7 Alertas de Segurança ou Qualidade de Medicamentos 95,8 Alertas de Segurança de Medicamentos 98,0 Alertas de Qualidade de Medicamentos 91,8 Alterações por motivos de Segurança 91,6 Notificação de incidentes de DM/PCHC 95,3 Recepção de Alertas de DM/PCHC 94,9 Alertas de Segurança de DM/PCHC 92,3 Alertas de Qualidade de DM/PCHC 96,7 Autorização de Ensaios Clínicos 94,7 Comparticipação de Medicamentos 28,0 Legenda: > 90% 80-90% 70-80% 50-70% < 50%

Processo Índice Pedido de AIM 76,9 Alteração de AIM 63,9 Renovação de AIM 46,6 Pedidos de AIM de RM/DC 81,5 Alteração de AIM de RM/DC 67,4 Registo de Dispositivos Médicos 81,2 Pedido de Certidão de DM/DIV 84,7 Supervisão de Mercado de DM/DIV 83,7 Notificação de PCHC 85,0 Desalfandegamento de PCHC 69,6 Licenciamento de Entidades 85,4 Inspecção de Entidades 89,3 Acto inspectivo 89,1 Legenda: > 90% 80-90% 70-80% 50-70% < 50%

As diferenciações entre públicos-alvo são pouco significativas : As Entidades de Venda e Distribuição de Medicamentos e Produtos de Saúde (Farmácias, locais de VMNSRM, Distribuidores de MUH e Distribuidores de DM/DIV) registam níveis de satisfação muito elevados em todos os processos. No conjunto das Instituições de Saúde, as ARS e os Centros de Saúde manifestam também níveis de satisfação muito elevados. Destacam-se os Hospitais com níveis de satisfação ligeiramente inferiores. As entidades da Indústria Farmacêutica tendem a ser mais críticas em relação aos processos que lhes estão mais directamente relacionados, sobre os quais incidem as apreciações menos positivas:  processos ligados exclusivamente aos Titulares de AIM: procedimento nacional (pedidos, alterações e renovações de AIM) e comparticipação de medicamentos;  processos ligados exclusivamente aos Fabricantes ou Responsáveis pela colocação no mercado de PCHC: Desalfandegamento de PCHC ;  processos directamente relacionados com os Mandatários ou Fabricantes de DM: Registo de Dispositivos Médicos.

Satisfação positiva 2007 (%) Satisfação positiva 2008 (%) Diferença Infarmed 87,487,50,1 CIMI 85,483,6-1,8 CDTC 92,091,8-0,2 GRP 87,083,9-3,1 Notificação de RAM 90,095,15,1 Relatórios Periódicos de Segurança 71,983,711,8 Alertas de Segurança e Qualidade de Medicamentos 93,195,82,7 Alertas de Segurança de Medicamentos 95,198,02,9 Alertas de Qualidade de Medicamentos 95,191,8-3,3 Alterações por motivos de Segurança 73,791,617,9 Notificação de Incidentes com DM/PCHC 90,295,35,1 Alertas de Produtos de Saúde (DM/PCHC) 88,494,96,5 Alertas de Segurança de Produtos de Saúde (DM/PCHC) 92,3 0,0 Alertas de Qualidade de Produtos de Saúde (DM/PCHC) 94,496,72,3 Autorização de Ensaios Clínicos (AEC) 100,094,7-5,3 Comparticipação de Medicamentos 36,128,0-8,1

Satisfação positiva 2007 (%) Satisfação positiva 2008 (%) Diferença Procedimento Nacional - Pedido de AIM 68,376,98,6 Procedimento Nacional - Alteração de AIM 59,363,94,6 Procedimento Nacional - Renovação de AIM 47,446,6-0,8 Procedimento de RM/DC - Pedidos de AIM 89,781,5-8,2 Procedimento de RM/DC - Alterações de AIM 83,567,4-16,1 Registo de DM/DIV 88,381,2-7,1 Pedido de Certidão - Registo de DM/DIV 86,984,7-2,2 Supervisão de Mercado de DM/DIV 85,183,7-1,4 Notificação de PCHC 89,585,0-4,5 Desalfandegamento de PCHC 78,269,6-8,6 Licenciamento de Entidades 79,685,45,8 Inspecção de Entidades 84,989,34,4 Acto Inspectivo 85,389,13,8

Muito fraco FracoMédioBom Muito bom Facilidade no contacto com o serviço  Cortesia do atendimento  Clareza da informação prestada  Aconselhamento prestado  Rigor técnico na análise do processo  Flexibilidade nos aspectos procedimentais  Transparência dos procedimentos  Tempo de resposta  Actualização da informação disponibilizada no site  Exemplo: Como avalia os seguintes aspectos relativos ao Licenciamento de Entidades?

Avaliação por critérios Evolução face a 2007 CIMI CDTC GRP Notificação de RAM Relatórios Periódicos de Segurança Alertas de Segurança e Qualidade de Medicamentos Alertas de Segurança de Medicamentos Alertas de Qualidade de Medicamentos Alterações por motivos de Segurança Notificação de Incidentes com DM/PCHC Alertas de Produtos de Saúde (DM/PCHC) Alertas de Segurança de Produtos de Saúde (DM/PCHC) Alertas de Qualidade de Produtos de Saúde (DM/PCHC) Autorização de Ensaios Clínicos (AEC) Comparticipação de Medicamentos Avaliação positiva em todos os critérios Avaliação positiva na generalidade dos critérios Avaliação negativa em todos os critérios Avaliação negativa em alguns critérios

Avaliação por critério Evolução face a 2007 Procedimento Nacional - Pedido de AIM Procedimento Nacional - Alteração de AIM Procedimento Nacional - Renovação de AIM Procedimento de RM/DC - Pedidos e Alterações de AIM Registo de DM/DIV Pedido de Certidão - Registo de DM/DIV Supervisão de Mercado de DM/DIV Notificação de PCHC Desalfandegamento de PCHC Licenciamento de Entidades Inspecção de Entidades Acto Inspectivo Evolução positiva Evolução negativa Intensidade da evolução …

Expectativas de melhoria por parte dos Clientes do INFARMED, I.P.

Estreitar as redes de interacção com os Clientes e Parceiros, p.e., divulgando os Serviços de informação e atendimento do Instituto (CIMI, CDTC e GRP), melhorando o acesso a esses serviços (p.e., através da criação de uma linha directa de acesso ao GRP ou alargando os actuais horários de funcionamento) e promovendo manhãs informativas; Incentivar a troca de informação sobre o estado dos processos submetidos no Instituto; Melhorar a triagem da informação enviada pelo Instituto aos seus Clientes; Alargar a cobertura da informação disponibilizada, sobretudo via site (referências específicas à disponibilização de mais informação relativa a DM/DIV, RPS submetidos regularmente e sobre os RCM de todos os medicamentos);

Melhorar as funcionalidades dos meios electrónicos; privilegiando o para troca de informação; potenciando o uso do site para agilizar a tramitação dos processos (p.e., facilitar o acesso a formulários e criar Bases de Dados de submissão on-line de alterações de AIM por RM/DC); Rever os requisitos de Renovação de AIM Nacional, no sentido de uma maior aproximação à AIM comunitária; Reduzir o tempo de resposta na conclusão dos processos (designadamente, na comparticipação de medicamentos, assim como na disponibilização dos alertas de medicamentos ou produtos de saúde).