PROJETO SATISFAÇÃO E COMPROMETIMENTO INOVA UNIMED NDH - NUCLEO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO UNIMED VALE DO AÇO
- Diminuir as pressões por aumento da sinistralidade. - Melhorar a remuneração do médico. - Aumentar o valor (real gasto por benefício entregue). - Manter e melhorar a satisfação do cliente. - Gerenciar os processos da nossa indústria, dos mais simples aos mais complexos. - Ofertar consultas em consultório para aumentar a resolubilidade e aliviar a demanda de pronto socorro. - Cooperar os médicos que trabalham na Unimed. PRECISAMOS
- Valorizar o médico cooperado. - Atuar em todas as frentes de aumento de custo. - Melhorar a assistência ao usuário. RESULTADOS ESPERADOS
- Fóruns de gestão compartilhada e de educação médica continuada. - Provocando a participação, a responsabilização e a geração de ideias pelos médicos. - Pesquisa de satisfação do cliente. - Cooperando e desenvolvendo os médicos que trabalham no sistema. COMO?
O CÍRCULO economicamente Pacientes com atendimento efetivo e acessível economicamente Médicos realizados do ponto de vista profissional e econômico Controle da pressão por aumento de custo e crescimento como empresa
THE TRIPLE AIM FOR HEALTHCARE REFORM
- Melhorar a experiência do paciente. - Diminuir o custo da assistência. - Melhorar a saúde da população. Satisfação dos médicos e outros profissionais de saúde como uma necessidade para se atingir os outros 3 (Cochran, Jack. The Doctor Crisis, 1º edition _ Bodenheimer, pg 178 ) QUADRUPLE AIMQ
- Baseado em uma meta de 79% de sinistralidade. (aferida semestralmente). - Pontuando e valorizando a participação. - Atendimento de consultas em consultório e participação com plantões e prontidões. - Participação na pesquisa de satisfação do cliente. - Participação nos fóruns. - Participação em assembleias. - Participação em eventos sociais. O IMPULSO ECONÔMICO
Divisão dos valores conforme os pontos obtidos por meritocracia. A FÓRMULA VC: Valor em reais para o cooperado. TP: Total dos pontos somados de todos os cooperados. VE: Valor economizado abaixo da meta. PC: Pontos obtidos pelo cooperado. MC: Tempo (nº de meses) de atividade na Cooperativa (dentro do semestre pontuado).
Temas: 1)- Marketing. 2)- Gerenciamento por processos. 3)- Qualidade. 4)- Desenvolvimento de projetos. 5)- Medicina baseada em evidência. 6)- Princípios de gerenciamento de doenças crônicas. 7)- O médico como agente terapêutico. 8)- Princípios de prescrição. 9)- Tecnologia da informação e saúde: prontuário eletrônico, telemedicina, pesquisa eletrônica. 10)- Princípios de nutrição e dietoterapia. PROGRAMA 10 FÓRUNS ANO
FÓRUM TÉCNICO MARKETING
- Diminuição da sinistralidade em 1 ponto percentual em um ano de pressão por aumento (2014). - Melhora da participação do médico cooperado e satisfação com os fóruns (mais que 90% estão satisfeitos ou muito satisfeitos). RESULTADOS OBTIDOS
- Medição da sinistralidade semestralmente. - Pesquisa de satisfação do cliente. DIFICULDADES
- Uma estrutura forte. - Economicamente segura. - Relevante financeiramente para o cooperado. - Reconhecida por bons resultados e excelência. - Produtora de inovações. RESULTADO ESPERADO PELO COOPERADO
VALORES COOPERATIVISTA IMPLICITOS - A inclusão de Médicos que não são Cooperados. - O investimento em Educação Continuada e Desenvolvimento Humano. - A preocupação Social com a viabilidade do Sistema. - O pagamento diferenciado por um melhor produto. - O estimulo a Gestão Compartilhada.
VAMOS LIBERAR UMA REVOLUÇÃO NA SAÚDE Com uma liderança centrada no foco e cuidado com o paciente.
Dr. Paulo Henrique Lemos de Moraes Coordenador Núcleo de Desenvolvimento Humano Unimed Vale do Aço OBRIGADO.