Conceito: “ Avaliar significa ir além do ato de diagnosticar (verificar) o que implica, prioritariamente, tomada de decisão em qualquer situação detectada”.

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Transcrição da apresentação:

Conceito: “ Avaliar significa ir além do ato de diagnosticar (verificar) o que implica, prioritariamente, tomada de decisão em qualquer situação detectada”. (Luckesi).

Três dimensões: 1) avaliação como verificação de resultado de metas planejadas; 2) avaliação como disciplina, compromisso de adotar os meios planejados nos respectivos planos de ação; 3) avaliação como indicador de controle dos valores e atitudes conforme definidos na identidade institucional.

Valores da Organização: Perseverança – ter constância de propósito. Comprometimento – tomar para si os objetivos institucionais. Qualidade – assegurar a eficiência, eficácia e efetividade da gestão pública.

Dimensionalidade Pocesso formal: oficialmente definido, conhecido e aplicado pelas lideranças e servidores Processo informal: são as atitudes/comportamentos. A maneira de cada pessoa por em prática as medidas oficialmente definidas.

Avaliação formal: ocorre mediante a aferição dos resultados das metas, seus indicadores e das medidas planejados. Aspectos aparentes. Avaliação informal: tem como base a prática/vivência dos valores institucionais. Concentra-se na atitude do ser humano. Aspectos subjacentes. Esse aspecto, somente, será evidenciado na medida em que todos os recursos necessários estiverem disponíveis e ainda assim os resultados forem insatisfatórios.

Fatores impeditivos da avaliação: NÃO é a falta de recursos como pessoas, materiais, financeiros e métodos. SÃO os aspectos subjacentes como a postura reativa e a indisciplina.

Por que verificar o atingimento das metas? Nem sempre as ações do Plano de Ação são suficientes para atingir a meta. Como verificar o atingimento das Metas? Através dos itens de controle.

No processo de acompanhamento: ANOMALIA significa uma meta não atingida. Em que circunstância deve-se atuar corretivamente? Quando o valor absoluto mensal da meta for superior ou inferior a uma variação de até 2%.

 O DESVIO é a diferença entre o valor atingido e o valor planejado da meta.  Quando o valor planejado não for alcançado deve ser analisado, para determinar a sua causa.  A análise deve ser feita utilizando-se de ferramentas gerenciais.

 As principais ferramentas utilizadas para analisar as anomalias/desvios das metas são:  Ítem de controle;  Gráficos;  Diagrama de causa e efeito;  Relatório de não-conformidade;  Relatório de resultados.

.... Meta: Problema:

RELATÓRIO NÃO-CONFORMIDADE (1) IDENTIFICAÇÃO: (2)PERIODO: (3) META: (4)RESP: (5) INICIATIVA: (6)IC: (7) SITUAÇÃO DA META (IC ATUALIZADO): 8(8) MEDIDAS DO PLANO DE AÇÃO QUE APRESENTAM DIFICULDADES SITUAÇÃO ATUAL DAS TAREFAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES (9) (10) PROBLEMA (S) IDENTIFICADO (S): (11) (12) ANÁLISE DAS CAUSAS DO PROBLEMA: (Para apresentação, utilizar outro slide) aqui escreve-se “VER ANEXO” CAUSAS FUNDAMENTAIS PLANO DE AÇÃO MEDIDAS ADICIONAIS RESPONSÁ VEL PRAZO (13) (14)(15)(16)