Formação Pedagógica Inicial de Formadores Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final Motivação Pedagógica no Desporto 23/02/2016 Formanda: Rita Ribeiro L31.

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Formação Pedagógica Inicial de Formadores Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final Motivação Pedagógica no Desporto 23/02/2016 Formanda: Rita Ribeiro L31 Formadores: António Pinto Flávia Silva

OBJETIVOS Os futuros formadores desportivos deverão ser capazes de descrever estratégias de motivação na Intervenção Pedagógica. Deverão ser capazes de diagnosticar as desmotivações dos atletas, e atuar de acordo com as estratégias de intervenção Gerais Detetar qual a desmotivação do atletas, em situação de treino, sem incorreções prol do sucesso do mesmo. Distinguir corretamente as principais estratégias de intervenção, em situação de prática desportiva, sem incorreções Selecionar as estratégias de motivação a atuar, em situação de treino, momentaneamente após a ocorrência. Específicos

O que é? Motivação Pedagógica Motivação Pedagógica

DIVISÃO POR GRUPOS 3/4 ELEMENTOS Indique 4 razões que acha mais relevante da parte dos atletas, para o abandono da prática desportiva. Atividade de Grupo Atividade de Grupo

Falta de Tempo de JogoInsatisfação com o TreinadorPerda de InteresseCastigo por Más NotasProblemas de SaúdeDesintegração do grupoCansaçoMudança de Estilo de VidaIncompatibilidade da Prática Desportiva com Atividade Escolar Atividade de Grupo Atividade de Grupo

Motivos de Abandono da Prática Desportiva Desportiva Insatisfação com o treinador Incompatibilidade com a atividade escolar Pouco tempo de jogoDesintegração do grupoPerda de interesseCastigo por más notasProblemas de saúde Base Estudos Realizados

 Mostrar interesse pelos atletas  Mostrar entusiasmo por lecionar  Evitar transmitir mau humor ou problemas pessoais  Utilizar o nome dos atletas frequentemente  Utilizar inflexões de voz  Encorajar e elogiar o esforço dos atletas  Adequar as tarefas ao nível dos atletas  Traçar objetivos realistas Estratégias de Motivação

Ficha de Avaliação/Corrigenda Disponibilização do Manual na Plataforma

Síntese Final Instabilidade física, psicológica e social (Infância até à fase adulta) Instabilidade física, psicológica e social (Infância até à fase adulta) Dinâmica de relações entre Treinadores e Pais. Conhecer e controlar situações No desporto, para a maioria das crianças e adolescentes, o treinador é uma das pessoas com maior significado. Esclarecimento de dúvidas