O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SPED: o caminho digital na Contabilidade
Advertisements

Sistema de Certificação Digital de Livros Eletrônicos
EVITE OS ERROS MAIS COMUNS NO ATENDIMENTO
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
Cofis/RFB.
Escrituração Contábil Digital - ECD
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
EFD-PIS/COFINS.
Escrituração Contábil Digital – ECD
SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL
2ª Oficina de Ressarcimento e Integração com o SUS:
ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA Palestra da Pauta Mínima de Atividades - PMA.
MODELO DE CONVERGÊNCIA NACIONAL
Processo de Formalização de Empresas. Cenário Mundial Cenário Nacional.
Escrituração Fiscal Digital EFD - Contribuições Abril de 2012.
Abertura da Apresentação Empresa Nota Control Tecnologia Ltda. Apresentação técnica Tema: Sistema ISS.Net e Nota Fiscal de Serviços.
M u l t i p l i c a n d o V a l o r e s O Projeto SPED NF-e na USIMINAS Emanuel da Silva Franco Jr Coordenador do Projeto SPED.
Livro diário auxiliar x Livro caixa DIFERENÇAS E APLICABILIDADES.
Serviço Público FederalFiscalização de Contratos Contratos Públicos Fiscalização de Documentação para Atesto de Notas Fiscais.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.
Sistema Público de Escrituração Digital Florianópolis, 03 de abril de 2009.
Programas do Livro Camila de Oliveira COARE/CGPLI.
Ações da CGOV/SECONT para emissão do Relatório e Parecer Conclusivo Giovani Loss Pugnal – Contas de Governo Fevereiro/2016 SECONT NA ESTRADA
EXPORTAÇÃO FISCAL SYSPDV
Férias dos Servidores da UNIRIO. Marcação A marcação deve ser feita no SIE e no Mapa Anual de Férias. Os Mapas de Férias devem ser devolvidos ao Cadastro.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
Comissão do Concurso PresidênciaDGP Medicina do trabalho Assessoria de Segurança DGEControladoria Início Publica o resultado final do concurso no Diário.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
Guia de Referência para Fornecedores Visão Fornecedor.
Decreto nº – 08/11/2011 Governo do Estado de São Paulo Corregedoria Geral da Administração.
. REGISTRO DE EMPRESA: É dever do empresário, antes de iniciar sua atividade mercantil, realizar o registro de sua empresa junto ao sistema Registro de.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
SE VIRA NOS 30’. SE VIRA NOS 15’ PROCEDIMENTO DE COMPRAS VISÃOGEO.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
Todas as manifestações em que as pessoas não entendem o que outros querem, ou o que pensam querer, e não sabem como fazer, são a prova inequívoca de que.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Implantação do Controle Interno Preventivo Legislação e Sistema de Convênios e Congêneres.
Programa Gerador de Declarações IRPF Ficha Identificação.
Analistas de Controle Externo: Jaime Fontes Vasconcelos José Mário Pereira Dantas.
Eli Ramos e Silva, SICAP – LO Sistema Integrado de Controle e Auditorias Públicas Licitação e Obras Públicas.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
30ª Reunião da Comissão de Gestão Fazendária (COGEF) Novo Sistema de Administração Financeira do Estado do Espírito Santo (SIGEFES)
DECLARAÇÃO ELETRONICA NA INTERNET - DECWEB Jerre Mandian Araujo P orto Alegre, abril de 2016.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Venícios Gustavo Santos Diretoria de Tecnologia da Informação Data: 19/02/2009 O BDA e os módulos FEAM SISEMA.
– NOVO ITCMD TOTAL AUTOMATIZAÇÃO DO PROCESSO ELABORADOPORCLÁUDIOCHIESAELABORADOPORCLÁUDIOCHIESA.
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
17 de agosto de 2015 ORDEM CRONOLÓGICA DE EXIGIBILIDADES.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
1 SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA CONTADORIA GERAL DO ESTADO PROCESSO DE LIQUIDAÇÃO DA DESPESA.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
Engº Eduardo Ulisses Perobelli Chefe do Departamento de Compras.
Quem pode receber o benefício? Eu sou elegível? Nasceu no dia 1 de abril de 1952 ou antes dessa data? Não é elegível para receber o benefício Não deixe.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
1 ISO (ALGUNS ASPECTOS RELEVANTES) Prof. M.Sc Jefferson L. C. Salles.
SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública Najla Mansur Braga.
Censo Escolar 2015 Situação do Aluno (2ª etapa) CEMOR – Centro de Monitoramento e Resultados de Indicadores DEINF - Departamento de Informação e Monitoramento.
– Registra Publicação da Notificação 467 Servidor Responsável.
Detalhamento da Norma de Sistema de Gestão Ambiental: NBR ISO 14001:2004 Prefácio Introdução 1 Objetivo e campo de aplicação 2 Referências normativas 3.
As Variações do Patrimônio Líquido
1  Enquadramento  Resultados  Desenvolvimentos futuros Informação Estatística sobre Comunicações Electrónicas.
Manual do Estágio Probatório. Prefeito As atividades da Administração Pública se operacionalizam por pessoas que ocupam cargos públicos temporários cargos.
Escrituração Escolar.
NÃO PERTURBE! GÊNIO TRABALHANDO Desenvolvi uma Inovação! E agora? O que fazer? Após muitas horas de pesquisa..... Entre no site da Coordenação de Inovação.
Despesas a Pagar e Receitas a Receber Noções de Contababilidade Prof
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
Instruções SIMADE – Maio / 2012
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EM EVENTOS: EMPRESAS ORGANIZADORAS DE EVENTOS
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG REGISTRO DO LIVRO CONTÁBIL DIGITAL NA JUNTA COMERCIAL DO ESTADO DE MINAS GERAIS Fundamentos, Requisitos e Procedimento para Autenticação de Escriturações Contábeis Digitais O REGISTRO DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONCEITO Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - Contábil: O SPED Contábil é um sistema de informatização da escrituração contábil, que visa substituir a escrituração do livro em papel, com o objetivo de garantir maior celeridade no cumprimento de obrigações acessórias por parte do contribuinte, aumentar a integração entre órgãos de fiscalização e viabilizar a repressão de ilícitos tributários.

SPED - CONTÁBIL SPED contábil x livro digital Tríade subjetiva A duas principais funções do SPED contábil

PROCEDIMENTO

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À RECEITA FEDERAL Recebimento do arquivo digital enviado pela sociedade/empresário para Receita Federal – status “recebido com sucesso na receita”. Retorno da informação ao PVA acerca do recebimento do arquivo pela Receita Federal, sem que tenha o mesmo sido encaminhado para a Junta Comercial (JUCEMG).

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À RECEITA FEDERAL A parte contábil dos termos e as assinaturas digitais são separadas pela Receita Federal. Somente os termos são enviados para a JUCEMG. Há o retorno da informação ao PVA referente ao recebimento do arquivo pela JUCEMG informando que o arquivo foi a ela encaminhado – status “encaminhado para a Junta Comercial”.

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À RECEITA FEDERAL A Receita Federal aguarda informações da JUCEMG sobre o fluxo do arquivo. Ao ser avisada do recebimento pela JUCEMG, a informação é repassada para o PVA (Programa Validador Assinador) que gera o status “recebido pela Junta Comercial”. Somente após esse status, se inicia o fluxo do SPED junto à JUCEMG.

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À JUCEMG Após a chegada do arquivo à JUCEMG, há a leitura da quantidade de linhas para que seja gerado o DAE (Documento de Arrecadação Estadual) – status “aguardando processamento”. O DAE para livros digitais é específico, uma vez que decorre do citado processo. Dessa forma, o DAE avulso não pode ser utilizado para livros digitais. Depois que o DAE é gerado, o status é “aguardando pagamento”.

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À JUCEMG Após o pagamento do DAE, é gerado um protocolo automático atrelando o “hash” ao DAE. Neste momento a Receita Federal informa que o livro já está disponível para análise pelo autenticador, status – liberado para análise. No caso de Diários Resumidos, o status permanece “recebido parcialmente” até que todos os livros auxiliares sejam enviados.

FLUXO DO LIVRO DIGITAL JUNTO À JUCEMG Somente a partir do status “Em Análise/Liberado para Análise” que o autenticador verificará se o livro está correto ou se será colocado em exigência. Ou seja, esse é o primeiro contato entre o autenticador e os termos do livro.

COMO SE DÁ EFETIVAMENTE A ANÁLISE?

ASPECTOS PRÁTICOS

LEGISLAÇÃO Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007; Instrução Normativa Nº 107, de 23 de maio de 2008; Resolução N° 1.299/2010 (revogou a 1020/2005); Instrução Normativa RFB nº 787, de 19 de novembro de 2007 (com as alterações da IN RFB 825/08 e da IN RFB 926/09); Instrução Normativa RFB nº 825, de 21 de fevereiro de 2008; Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009; Ato Declaratório Executivo Cofis nº 36, de 18 de dezembro de 2007 (o anexo I, pag. 16 fala do campo natureza do livro); Ato Declaratório Executivo Cofis nº 20, de 28 de maio de 2009 e Ato Declaratório Executivo Cofis nº 29, de 09 de junho de 2010.

OBSERVAÇÕES SOBRE ASPECTOS JURÍDICOS O que é autenticação; O que é registro;

INFORMAÇÕES DOS TERMOS Número de ordem; Natureza; Nome empresarial; Data de arquivamento do ato constitutivo; Data de conversão de sociedade civil; Transformação e mudança de NIRE; Nire e CNPJ; Município

INFORMAÇÕES DOS TERMOS Período de escrituração; Signatários: Administrador; Procurador; Contador; Qualificação.

ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG Havendo o mesmo número de ordem já autenticado e/ou divergências quanto aos dados da sociedade/empresário, o livro será colocado “em exigência”, status que corresponde à pendência lançada no livro em papel. Quando o livro referir-se a período ja autenticado, com o mesmo número de ordem ou não, o livro será indeferido, hipótese em que não é possível a restituição da taxa paga.

ANÁLISE DO LIVRO DIGITAL PELA JUCEMG O indeferimento, por parte da JUCEMG, do livro digital limita-se aos termos de abertura e encerramento recebidos pela Junta Comercial, não interferindo nos dados contábeis que continuam válidos para apreciação da Receita Federal.

ANÁLISE DOS LIVROS PELA JUCEMG Após a análise e a assinatura dos termos do livro pelo autenticador, o resultado é registrado no Banco de Dados da JUCEMG, confirmando-o como “autenticado”, “em exigência” ou “indeferido”.

ASSINATURA A autenticação dos termos do livro se dará por meio de assinatura digital; As informações referentes ao resultado da análise e da assinatura pelo autenticador são enviadas à Receita Federal; A Receita Federal recebe tais informações e as encaminha ao usuário, juntamente com as eventuais notificações emitidas pelo autenticador.

OBSERVAÇÕES Destaque-se, que toda e qualquer consulta efetuada pelo contador, com o objetivo de se obter informações sobre a situação do livro, será realizada por meio do PVA (Programa Validador Assinador), instalado no computador do usuário.

RETIFICAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO A substituição pode ser realizada a qualquer momento antes do pagamento do DAE, não sendo necessário entrar em contato com a JUCEMG. O procedimento para substituição de livros colocados em exigência estão detalhadamente descritos no tópico “perguntas frequentes” de nº. 9, no site do SPED, cujo acesso se dará pelo seguinte endereço: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

PROBLEMAS TÉCNICOS Os problemas técnicos referentes à visualização de notificações e/ou consulta do status do arquivo devem ser informados à Receita Federal, que é a responsável pelo PVA, através do serviço “fale conosco” disponível no cabeçalho do site do SPED: www1.receita.fazenda.gov.br

TERMO DE AUTENTICAÇÃO Após os termos de abertura e encerramento do livro serem autenticados e enviados à Receita Federal pela JUCEMG, é emitido um Termo de Autenticação que comprova o registro (autenticação) do livro digital, que deve ser impresso pelo usuário através do PVA. Esse é um documento oficial que atesta que o livro foi autenticado pela JUCEMG, válido para quaisquer fins legais.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE Deve ser salientado que a autenticação dos termos não se refere aos lançamentos contábeis, uma vez que o conteúdo do mesmo é analisado somente por órgãos fiscalizadores. Caso a sociedade/empresário necessite de um balanço autenticado, deve ser adotado o procedimento de autenticação do balanço como documento de interesse na JUCEMG, pela forma tradicional.

PRINCIPAIS PROBLEMAS

PROBLEMAS FREQUENTES Numero de ordem; Constituição, transformação e conversão; Período de escrituração; Procurador ; Qualificação.

CONTATO JUCEMG autenticacao@jucemg.mg.gov.br victor.assis@jucemg.mg.gov.br