Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, 2002. MARTINELLI,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Advertisements

Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
A Comunicação na Gestão de RH
Conceitos Introdutórios
Socialização Processo, no qual o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos,suas normas e regras básicas de relacionamento,apropriando-se.
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
COMUNICAÇÃO Processo Emissor transmite uma mensagem a um receptor por meio de um canal. - Emissor:. Experimenta a necessidade de comunicar algo. Elabora.
Programação para Internet Aula 10 Introdução (Características do BD Relacional e Implementação)
NORMA Documento que formaliza certo nível de consenso a respeito do que foi discutido. Aquilo que é estabelecido como base para a realização ou avaliação.
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO. Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico, assim descritos: Ocupa-se basicamente de um empreendimento psicológico,
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
Disciplina: Negociação em Gestão Empresarial Carga horária: 45 horas Professora: Eliaura Maria Brito Santos.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
QFD: Desdobramento da Função Qualidade
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
Para entender o que é política pública Produção cultural
LÍNGUA PORTUGUESA COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E LÍNGUA 1.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
A CULTURA ORGANIZACIONAL
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Patrícia Teixeira Davet Pelotas, 15 de junho de
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Prof. Gustavo Fernandes de Lima Simbologia e Diagramas de Circuitos Eletrônicos.
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Acadêmicos: Eduardo Buss/ Ednei Floriano/ Gustavo Abreu/Fabiano Severino. ORGANIZACIONAIS DE CANAIS COMUNICAÇÃO.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA PROGRAMA DE ENSINO À DISTÂNCIA.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES Professora: Adriana Paz
Camada 4 A Camada de Transporte
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Unidade 4 Avaliação, Informação e Bem Estar. Uma distinção fundamental entre dado e informação é que o primeiro é puramente sintático e a segunda.
Objetivos e Motivação Quando estudei a área de Tradução Audiovisual com ênfase em Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE), a presente pesquisadora.
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
CONTROLE DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO COM RISCOS RELACIONADOS À SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS LINO ALEXANDRE MÉDICO DO CEREST-HORIZONTE-CE.
PERCEPÇÃO, ESTÉTICA E PLÁSTICA
Pesquisa Científica “É um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para conhecer.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
Ensino tradicional.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Profa. Priscila Facciolli.  O foco do diagrama é identificar a interação entre os objetos pelo tempo.  Identifica as mensagens trocadas entre os objetos.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
COMUNICAÇÃO.
Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos.
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI IGOR ALVES.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Ciclo documentário. Objetivos das atividades documentais Selecionar, na massa de informações veiculadas, elementos de conhecimento, Fornecer a qualquer.
Fidelidade Rita Roque Nº15439 LECN Didáctica I. Fidelidade de um Teste Será que um aluno apresentaria o mesmo resultado se fizesse um exame em duas ocasiões.
Leitura documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.
PROJETO CRIATIVO. O PROJETO CRIATIVO Objetivo: desenvolver um projeto arquitetônico/ urbanista com base na tradução de um conceito representativo como.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Transcrição da apresentação:

Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, MARTINELLI, Dante P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. Atlas, 1 ed. São Paulo, 1997

Elementos da comunicação Transmissor: fonte da mensagem; dá início ao processo de comunicação; fonte. Transmissor: fonte da mensagem; dá início ao processo de comunicação; fonte. Codificação: é a tradução da informação a ser transmitida em uma série de símbolos, que sejam mutuamente entendíveis. Codificação: é a tradução da informação a ser transmitida em uma série de símbolos, que sejam mutuamente entendíveis. Canal: é o instrumento de transmissão. É o meio pelo qual a comunicação se realiza. Canal: é o instrumento de transmissão. É o meio pelo qual a comunicação se realiza. Decodificação: processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informações que tenham sentido para ele. Decodificação: processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informações que tenham sentido para ele.

Elementos da comunicação Receptor: é a pessoa a quem a mensagem está sendo dirigida. Se a mensagem não chegar ao receptor a mensagem não ocorreu. Receptor: é a pessoa a quem a mensagem está sendo dirigida. Se a mensagem não chegar ao receptor a mensagem não ocorreu. Ruído: qualquer fator que perturbe, confunda ou interfira com a comunicação. “Distorção na transmissão da imagem”. Ruído: qualquer fator que perturbe, confunda ou interfira com a comunicação. “Distorção na transmissão da imagem”.

RUÍDOS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Distrações físicas: alunos que entram atrasados em sala de aula Distrações físicas: alunos que entram atrasados em sala de aula Questões semânticas: “Nesta sessão pretendemos avaliar a priori, ainda que de forma perfunctória... ” Questões semânticas: “Nesta sessão pretendemos avaliar a priori, ainda que de forma perfunctória... ” Diferenças culturais: O etnocentrismo – “tendência em considerar sua própria cultura e valores superiores aos dos outros” Diferenças culturais: O etnocentrismo – “tendência em considerar sua própria cultura e valores superiores aos dos outros” Ausência de feedback: Quando ao final de um exemplo não se pergunta: alguma dúvida? Entenderam? Ausência de feedback: Quando ao final de um exemplo não se pergunta: alguma dúvida? Entenderam? Ruídos no processo de comunicação funcionam como barreiras ao processo. como barreiras ao processo.

Modelos Modelos lineares: “Uma forma bem simplista de enfocar a transmissão de uma mensagem de um ponto a outro, seguida da informação sobre sua recepção e, eventualmente, de uma resposta.” Modelos lineares: “Uma forma bem simplista de enfocar a transmissão de uma mensagem de um ponto a outro, seguida da informação sobre sua recepção e, eventualmente, de uma resposta.” –Modelo de mão única: considera a comunicação de um emissor para o receptor, que se aprimora quando o emissor utiliza técnicas corretas para transmitir adequadamente a mensagem do receptor. Enfatiza a preocupação com as características do receptor, com a adequação da mensagem e com o meio através do qual ela é enviada. EmissorReceptor Técnicas de transmissão

Modelo de interação Amplia o modelo de mão única Amplia o modelo de mão única –Canal –Codificação e decodificação –Ruído –Feedback Emissor (codifica) Receptor (decodifica) feedback Críticas: modelo primário, não considera a percepção dos atores, nem o ambiente organizacional.

COMUNICAÇÃO TELEFÔNICA 18 % palavras usadas 82% tom de voz

COMUNICAÇÃO FACE A FACE 55 % linguagem corporal 38 % tom de voz 7 % palavras usadas

Modelos orgânicos – relacionamentos e negociação 1 – Relacionamento entre duas pessoas Inclui a reciprocidade entre o emissor e o receptor. A visão é especialmente interessante quando se quer alterar ou aprimorar o padrão de comunicação. Necessidade de focalizar o comportamento explícito das pessoas além de sua percepção dos demais. Visão e comportamento do emissor sobre o receptor Visão e comportamento do receptor sobre o emissor Autopercepção do emissor Autopercepção do receptor