CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Sucessão: Conceito; Espécies e abertura da sucessão..

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sucessões em Geral.
Advertisements

Sucessões Aspectos Gerais
Direito das sucessões Prof. Danilo Doneda aula II
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
Do direito de acrescer entre herdeiros e legatários.
30/03/2017.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
08/04/2017.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
SUCESSÕES AULA 1 Lisla Vassoler.
Do direito de representação. Conceito. Efeitos.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
DIREITO DAS SUCESSÕES CÓDIGO CIVIL DE 2002.
Lugar. Objeto. Administração. Transmissão da herança.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Propriedade imóvel. (PLANO DE ENSINO: Unidade III –
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Legados O direito brasileiro anterior à 1916 com relação ao legado apresentou apenas certas disposições esparsas conferindo-lhe um aspecto omisso e lacunoso.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Distinção entre direitos reais e pessoais. (PLANO DE.
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
Do inventário e da partilha. Regras gerais.
Da garantia dos quinhões hereditários. Arts a 2.026, CC.
Sucessão testamentária. Introdução. Regras gerais.
Da revogação e do rompimento do testamento. Arts a 1.975, CC.
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano.
ABERTURA DA SUCESSÃO E HERANÇA Arts a
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Direitos reais (conceito, classificação, objeto e noções.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
DIREITO COMERCIAL I Professor Luiz Gonzaga Modesto de Paula
DIREITO CIVIL VI Aula 14 –Testamenteiro. Introdução ao Inventário. Inventário Judicial e Administrativo. Arrolamento. Colações. Sonegados. Impugnação da.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
DIREITO CIVIL VI Aula 15 – Revisão.
DIREITO CIVIL VI Aula 5- Petição de Herança e Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
Inovações e desacertos no novo Direito Sucessório Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka Doutora e Livre Docente em Direito pela Faculdade de Direito.
DIREITO CIVIL VI Aula 13 – Legados -Substituições. Direito de Acrescer. Deserdação. Redução das disposições testamentárias. Rompimento do testamento. Revogação.
Contratos Conceito: conjunto de regras, para regular declarações de vontades das pessoas (escritas), estabelecendo vinculo jurídico, com o fim de resguardar,
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Fato, Ato, Relação, Negócio Jurídico Prof. Rafael Mafei.
DIREITO CIVIL VI Aula 9 - Herdeiros Necessários. Direito de Representação. Introdução à sucessão testamentária.
DIREITO CIVIL VI Aula 11 - Capacidade para testar e formas ordinárias de testamento.
BENS DIREITO CIVIL. BENS: O OBJETO DA RELAÇÃO JURÍDICA: Os bens são os objetos da relação jurídica que se formam entre os sujeitos de direito. É sobre.
Introdução: Direito das Coisas  O direito das coisas é o complexo de normas que regulam as relações jurídicas referentes às coisas suscetíveis de apropriação.
DIREITO EMPRESARIAL AULA I CONTRATOS MERCANTIS.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
DIREITO CIVIL VI Aula 8- Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
Direito Sucessório Brasileiro: concorrência do cônjuge ou do companheiro supérstites, na sucessão dos descendentes. Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.
AULA 1- Introdução ao Direito das Sucessões
CC 2002, Art. 1 o.Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. o "Direito subjetivo” – “ter um direito” Questões: o Que significa ter um.
A LIQUIDAÇÃO DO DANO Artigos 944 e seguintes do CC.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
DIREITO CIVIL VI Aula 6 Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
BENS PÚBLICOS E BENS PRIVADOS
Do direito de acrescer entre herdeiros e legatários.
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
Do direito de representação. Conceito. Efeitos.
Posse e propriedade de herdeiros
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
LEGADOS Arts a
Sucessão testamentária. Introdução. Regras gerais.
Transcrição da apresentação:

CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES) Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Sucessão: Conceito; Espécies e abertura da sucessão.. (PLANO DE ENSINO: Unidade I - INTRODUÇÃO) OBJETIVO : Identificar a acepção jurídica da sucessão, conhecer suas espécies e analisar os pressupostos da abertura de uma sucessão. Plano das Aulas nº 3 e 4

Acepção jurídica de sucessão SENTIDO AMPLO 1. SENTIDO AMPLO ● O termo sucessão aplica-se a todos os modos derivados de aquisição do domínio, indicando o ato pelo qual alguém sucede a outrem, investindo-se, no todo ou em parte, nos direitos que lhe pertenciam. Trata-se da sucessão entre vivos. SENTIDO RESTRITO: 2. SENTIDO RESTRITO: ● Sucessão é a transferência total ou parcial, de herança, por morte de alguém, a um ou mais herdeiros. ● É a sucessão mortis causa que, no conceito subjetivo, é o direito por força do qual alguém recolhe os bens de herança, e, no conceito objetivo, indica a universalidade dos bens do de cujus, que ficaram com seus direitos e encargos. ESPÉCIES de sucessão 1. QUANTO A FONTE DE QUE DERIVA (CC, art ) Sucessão testamentária a) Sucessão testamentária ● É decorrente de testamento válido ou de disposição de última vontade, com a observância do disposto no CC, arts , 1.801, 1.845, e

Sucessão legítima “ab intestato” b) Sucessão legítima ou “ab intestato” ● É o resultado de lei nos casos de ausência, nulidade, anulabilidade ou caducidade de testamento (CC, e 1.788), passando o patrimônio do falecido às pessoas indicadas pela lei, obedecendo-se à ordem de vocação hereditária (CC, art ). 2. QUANTO AOS SEUS EFEITOS Sucessão a título universal a) Sucessão a título universal ● Quando houver transferência da totalidade ou de parte indeterminada da herança, tanto no seu ativo como no passivo, para o herdeiro do de cujus, que se sub-roga, abstratamente, na posição do falecido, como titular da totalidade ou da parte ideal daquele patrimônio no que concerne ao ativo, assumindo a responsabilidade relativamente ao passado. Sucessão a título singular b) Sucessão a título singular ● Quando o testador transfere ao beneficiário apenas objetos certos e determinados, p. ex.: uma jóia, um cavalo, uma determinada casa situada na rua “X”, etc. Nessa espécie é o legatário que sucede ao de cujus sub-rogando-se concretamente na titularidade jurídica de determinada relação de direito, sem representar o morto, pois não responde pelas dívidas da herança.

ABERTURA de sucessão PRESSUPOSTOS PRESSUPOSTOS: a) A sucessão hereditária só se abre no momento da morte do de cujus, devidamente comprovada. b) Com a abertura da sucessão os herdeiros, legítimos ou testamentários, adquirem, de imediato, a propriedade e a posse dos bens que compõem o acervo hereditário, sem necessidade de praticar qualquer ato. c) Só se abre a sucessão se o herdeiro sobreviver ao de cujus. d) Requer apuração da capacidade sucessória. DICAS DE ESTUDO DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro; 6. Direito das Sucessões, 24ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p