CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Advertisements

Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Regulamentação da LAI nos Estados e Distrito Federal Transparência Ativa: indicação dos itens disponibilizados Transparência Passiva: canais de atendimento.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
A Lei de Acesso à Informação
CGU CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Núcleo de Ações de Prevenção – NAP/RJ Municípios e a Lei de Acesso.
Avaliação Qualitativa das Respostas da LAI JUSTIFICATIVA Atualmente os pedidos de informações são monitorados por meio das análises dos relatórios estatísticos.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Transparencia Ativa e Dados Abertos. Conceitos fundamentais, complementares, mas diferentes! Governo Aberto Governo Eletronico / e-Gov Dados Abertos
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
SECONT NA ESTRADA - – – OUVIDORIA-GERAL DO ESTADO.
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Comunicação Comunitária e Educativa Brasília, 6 de outubro de 2015.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Programas Usuários do Cadastro Único Secretaria Nacional de Renda de.
Implementação da Lei de Acesso à Informação Lei nº /2011 Vânia Vieira Controladoria-Geral da União Ricardo Horta Casa Civil.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Projeto de Disseminação da LAI nos Municípios Brasileiros Diagnóstico da Regulamentação da LAI nos Municípios Brasileiros Grupo de Trabalho para a elaboração.
Controladoria Geral da União / Regional Paraíba Rodrigo Márcio Medeiros Paiva A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO NOS MUNICIPIOS.
Impactos da Lei da Transparência e da Lei de Acesso a Informação nos Procedimentos Administrativos do Setor de Compras e Licitações Impactos da Lei da.
Aplicacoes.mds.gov.br/cneas. Instrumento eletrônico de gestão e monitoramento das ofertas prestadas por entidades privadas no âmbito do SUAS. Compartilhado.
PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE POR METAS Diogo Vitor Pinheiro 45ª Assembléia Nacional da ASSEMAE – Poços de Caldas - MG.
Carta de Serviços ao Cidadão no Governo do Distrito Federal OUVIDORIA-GERAL CONTROLADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
Projeto para Atualização Tecnológica e Manutenção da BVS RIPSA - Fase III Informe de Atividades 26ª Oficina de Trabalho Interagencial (OTI) Brasília, 05.
Aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio de 2015, a Controladoria Geral da União (CGU) lançou, em Brasília, o índice.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
COMPRASNET Sistema de Compras do Governo Federal.
Assessoria de Planejamento, Estratégia e Gestão Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais CONSIDERAÇÕES SOBRE A META PRIORITÁRIA Nº 5 - CNJ.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL. Estrutura da aula: 1)Noções sobre o licenciamento 2)Competência para o licenciamento 3) Licenças, prazos para análise e validade.
O Regime de Colaboração na Construção do Sistema Nacional de Educação Ana Teixeira.
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Planejamento Estratégico e Gestão nos Tribunais de Contas O Caso TCE-MT.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
TÍTULO IV Administração Tributária CAPÍTULO I Fiscalização (...) CAPÍTULO II Dívida Ativa Art A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
COORDENADORIA DE GESTÃO DE OUVIDORIA COMPETÊNCIAS DA COORDENADORIA E ARTICULAÇÃO Planejar e coordenar as ações de ouvidoria em âmbito estadual, promovendo.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
SICAP – Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública Najla Mansur Braga.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Portaria que define parâmetros para a validação e publicação das informações declaradas ao Censo Escolar visando o controle de qualidade.
Solução de Conflitos em Pedidos de Acesso à Informação Coordenação-Geral de Recursos de Acesso à Informação Érica Bezerra Queiroz Ribeiro.
XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.
27/08/ º FONAC Florianópolis – SC Apresentação do Sistema Informa Maceió.
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Acesso à informação e transparência pública Gabriel Aragão Wright TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E A ESCALA BRASIL TRANSPARENTE 2016 Gabriel Aragão Wright Chefe.
#JogosLimposOferece Transparência e legado nos Jogos Rio 2016: desafios e oportunidades Indicadores de Transparência dos Jogos Rio 2016 Avaliação do Governo.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Retomada dos Serviços Municipais Concedidos Marlon do Nascimento Barbosa Advogado e Tecnólogo em Gestão Pública Poços.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
Rainério Rodrigues Leite Secretário SECRETARIA DE CONTROLE EXTERNO NO ESTADO DA PARAÍBA CONHECENDO O TCU.
SIOPS é um sistema disponibilizado pela internet que tem por objetivo apurar as receitas totais e os gastos em ações e serviços públicos de saúde. Foi.
Realizações da Coordenadoria de Fomento ao Controle Social no ano de 2013.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Março de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE

ESCALA BRASIL TRANSPARENTE - EBT Metodologia para avaliar a transparência em estados e municípios. Avalia o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação

Escala Brasil Transparente METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO 12 QUESITOS PONDERADOS TRANPARÊNCIA PASSIVA REGULAMENTAÇÃO DA LAI Divulgação do SIC físico atendimento presencial Existência de um e-SIC atendimento pela internet Possibilidade de acompanhamento do pedido de acesso Inexistência de pontos que dificultem ou inviabilizem o pedido de acesso Respostas aos pedidos no prazo legal Respostas em conformidade com que foi solicitado Exposição da legislação no site do avaliado Existência da Regulamentação do SIC Regulamentação da classificação de sigilo Regulamentação da responsabilização do servidor Regulamentação das instâncias recursais

NOTAS 0 A 10 PONTOS Escala Brasil Transparente METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO 12 QUESITOS PONDERADOS 25% REGULAMENTAÇÃO DA LAI 75% TRANSPARÊNCIA PASSIVA

Pontuação dos 12 quesitos por especialistas Nota convertida em linguagem cidadã - escala de 0 a 10 pontos Geração de Ficha conformidade em relação ao requisitos legais RESULTADOS Localiza Site Avalia informações da LAI Faz 4 Pedidos da LAI Elabora Ficha de Conformidade APLICAÇÃO DO CHECKLIST

INSTRUMENTOS – Ficha de Conformidade

Escopo EBT municípios com até 50 mil hab. Sorteio Eletrônico Escopo EBT 2 -Todas as capitais -Todos os estados -Distrito Federal 519 entes federativos municípios Amostra probabilística -Todos os estados -Distrito Federal -Municípios EBT 1 não sorteados -75 municípios voluntários não sorteados entes federativos DIFERENÇAS - EBT 1 e EBT 2

Critério de Desempate na EBT 1? Critério de Desempate na EBT 2? 1º Critério: % da nota obtida nos quesitos de transparência passiva 2º Critério: ordem crescente da população municipal 1º Critério: % da nota obtida nos quesitos de transparência passiva 2º Critério: ordem crescente da população municipal Não houve critério de desempate no caso de entes avaliados com a mesma nota

COMPARATIVO DE RESULTADOS Governos Municipais EBT 1 e EBT 2

EBT 1 EBT 2 * Somente municípios que participaram das duas rodadas

COMPARATIVO FAIXAS DE NOTAS EBT 1EBT 2 NotaMunicípios% , , , , , Total NotaMunicípios% , , ,991056, ,991348, , , , ,7 Total * Total de municípios avaliados EBT 1 e EBT 2

RESULTADOS EBT 2

Panorama do Governo Estadual Nota EBT EBT 1 EBT 2

GOVERNOS ESTADUAIS

CAPITAIS

OBRIGADO! cguonline cguoficial