FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
Advertisements

Análise Financeira Hermano Perrelli
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Viabilizar um Empreendimento Imobiliário é buscar atender ao binômio:
São necessários controles financeiros eficientes
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
ATRAÇÃO DE CLIENTES Como já comentei com vcs no início, um negócio é resumido em vender e lucrar. E isso depende do interesse de alguém em comprar. Ou.
GASTOS Investimento inicial, custos e despesas
Curso: AdministraçãoDisciplina: Administração Financeira I Professor: Daniel ADM. FINANCEIRA I AULA 11.
Princípios de Marketing, 12/E
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Funções Financeiras Parte 2. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)  A Taxa Interna de Retorno (TIR) é outra medida de investimento, porém, diferentemente do.
Exercício 4.3 A Eletronic Som Representações Ltda dedica-se à representação de uma grande indústria de televisores , videocassetes e aparelhos de som,
1 empresas locais orientação global. 2 Sumário 1)Democratizar Formas Alternativas de Financiamento 2)Uma resposta sim! 3)Como dizer sim? 4)Exemplos.
ENGENHARIA ECONÔMICA  Prof.- Alexandre Cerff de Ornelas  Facear- Faculdade Educacional de Araucária.
Plano Avaliação Plano de Negócios Profa. Bruna Panzarini.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação – Modelo do Negócio 7 Empresas 1 Prof. Fauzi T Jorge
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Exercício 5.14 No Balancete de Verificação da Cia. Itamaracá Ltda constavam, em X5, os saldos das seguintes contas (em $) : Caixa ; Clientes.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
Universidade de São Paulo Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Criação de Novos Negócios.
Negócios Internacionais Capítulo 1 Negócios Internacionais: Fundamentos International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004 Prentice Hall, Inc 1-1.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Plano Financeiro Profa. Bruna Panzarini. Investimento total Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece.
DEMONSTRATIVOS PROJETADOS
CDE 04_ Estudo de Viabilidade de Projetos – Prof. Wanderley Carneiro 1 Critérios para escolha do melhor projeto? Como escolher o melhor projeto? Em alguma.
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Me. Sebasteão Zeno Da Silva Administrador de Empresas;  Pós graduado em Gestão Empresarial (FGV)  Mestre em Engenharia de Produção.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
Gestão Estratégica de Custos
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Capitalista Socialista Misto
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS 4T15 e DE MARÇO DE 2016.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
Pode ler qualquer um dos livros de minha biblioteca, encontrando dicas para a III NPC. (é só clicar nas estantes). Biblioteca de Custos Ciências Contábeis.
Gerando modelos de negócio com ajuda de canvas Modelo de Alexander Osterwalder.
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Expansão Plano de Negócios. Importância  Detalhar das informações referentes à compra da franquia.  Parametrizar valores para a implantação de uma nova.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
André Amorim. DFC Três Grupos: 1 – Atividades Operacionais; 2 – Atividades de Investimento; 3 – Atividades de Financiamento;
- Orçamento de Produção
1 Factores de Produção
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova Daniel Ramos Nogueira
O controle da sua empresa num clic A Guru sistemas está sempre preocupada em oferecer a seus clientes soluções que efetivamente agreguem valor. Pensando.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
ANÁLISE DE CRÉDITO PESSOA JURÍDICA
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
1 GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO

Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que sua futura empresa propõe vender, existe uma oportunidade de negócio. Afinal, podemos resumir a atividade empresarial numa ação de vender e lucrar. Se for comprovada a possibilidade de vender e de lucrar, então você encontrou uma oportunidade de negócio.

Gastos (C.I., custos e despesas) Preço de venda Ponto de equilíbrio ROI - Retorno sobre Investimento A análise destes quatros fatores é uma forma direta de avaliar as respostas de todas as demais questões e de projetar a viabilidade da empresa. Plano de Negócios e Finanças

Capital Inicial (investimento) Custos de Operação (Fixos e Variáveis) Despesas Capital Inicial (investimento) Custos de Operação (Fixos e Variáveis) Despesas É de fundamental importância ter certeza de quanto vai gastar para montar a empresa e quando terá de efetuar cada pagamento. Daí a necessidade de considerar o capital de giro. Gastos (Business Plan)

Custo Variável Custo Fixo Despesas Comerciais Capital de Giro Custo Variável Custo Fixo Despesas Comerciais Capital de Giro Para avaliar se o negócio é viável ou não é preciso realizar estimativas de custos e despesas. O negócio será válido se for capaz de gerar lucro. Custos (Business Plan)

Lógica do Planejamento Lucro = Receitas - ( Custos + Despesas + Impostos ) Que as receitas de vendas cobrirão o pagamento de todas as despesas; Que o volume de despesas seja compatível com o porte da empresa. Que as receitas de vendas cobrirão o pagamento de todas as despesas; Que o volume de despesas seja compatível com o porte da empresa. Pergunta: Quanto cada produto/serviço vendido deve contribuir para acumulação de lucro?

Formular o preço ideal Conhecer todos os custos e despesas; Dominar o ambiente em que vai operar; Criatividade para atrair e manter clientes; Capacidade de vender grandes volumes; Habilidade para negociar com fornecedores; Manter a alta produtividade para reduzir custos fixos. Conhecer todos os custos e despesas; Dominar o ambiente em que vai operar; Criatividade para atrair e manter clientes; Capacidade de vender grandes volumes; Habilidade para negociar com fornecedores; Manter a alta produtividade para reduzir custos fixos.

Ponto de Equilíbrio Representa a quantidade de venda que precisa ser realizada mensalmente para gerar receitas suficientes para pagar todo custo variável, despesas comerciais e despesas fixas. Ou seja, a lógica é “empatar”. Somente as vendas acima do ponto de equilíbrio representam lucros.

Atraindo Clientes Convencer as pessoas de que comprar na sua empresa é melhor, requer uma Estratégia de Mercado. Como revelar sua empresa ao mundo? Como convencer os novos clientes de suas vantagens? Como superar seu concorrente?

Exemplos de Vantagens Comodidade e beleza; Bom atendimento; Interesse em satisfazer, resolver; Diferenciação; Personalização; Confiança e credibilidade; Higiene; Facilidade de pagamento; Comodidade e beleza; Bom atendimento; Interesse em satisfazer, resolver; Diferenciação; Personalização; Confiança e credibilidade; Higiene; Facilidade de pagamento;

Exemplos de Vantagens Serviços adicionais; Valorização do cliente, respeito; Flexibilidade e adaptabilidade; Inovação; Garantias; Preço; Variedades; Localização; Serviços adicionais; Valorização do cliente, respeito; Flexibilidade e adaptabilidade; Inovação; Garantias; Preço; Variedades; Localização;

Retorno do Investimento Significa que sua empresa devolverá para você tudo aquilo que foi investido em seu início. A Taxa Interna de Retorno é como mensalidades que sua empresa lucra e te devolve ao longo de um certo período até se pagar.

E o Salário do Empreendedor? Uma empresa gera dois tipos de recursos: Salário de empregados e pró-labore de sócios que trabalhem nela (custo fixo); Lucro final, distribuídos aos sócios, após apuração dos resultados. O maior risco consiste na “sangria” da empresa. Para evitar isto, um controle de fluxo de caixa e apuração de resultados são imprescindíveis.

Apuração de Resultados Aprenda a fazer previsão de vendas Aprenda a fazer projeção de lucros A cada mês verifique os resultados da sua empresa Você só saberá se se a sua empresa é viável quando conhecer o resultado de sua operação. Aprenda a fazer previsão de vendas Aprenda a fazer projeção de lucros A cada mês verifique os resultados da sua empresa Você só saberá se se a sua empresa é viável quando conhecer o resultado de sua operação.

Dinâmica Sazonalidades Sensibilidade a efeitos da economia Sujeito a controles governamentais Existência de monopólios Setores em estagnação ou retração Barreira de acesso de novos entrantes Sazonalidades Sensibilidade a efeitos da economia Sujeito a controles governamentais Existência de monopólios Setores em estagnação ou retração Barreira de acesso de novos entrantes