Aprendizagem da Escrita
Aprendizagem da Escrita: Revisitando saberes Pelas pesquisas de FERREIRO e TEBEROSKY (1979), sabe-se que a criança já pensa sobre a escrita antes mesmo da alfabetização, isto é, a aquisição da representação escrita se dá por uma psicogênese, um processo de assimilação e acomodação de novas aprendizagens, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, muito antes de ingressarem na primeira série do ensino fundamental.
Como fazer a sondagem Escolher 4 palavras na ordem: 1 polissílaba, 1 trissílaba, 1 dissílaba e 1 monossílaba. Devem ser do mesmo campo semântico. Ex.: RINOCERONTE CACHORRO TIGRE RÃ
O CACHORRO ESTÁ LATINDO. Como fazer a sondagem Criar uma frase com uma das palavras pertencentes ao rol para observar se há estabilidade na escrita. Ex.: O CACHORRO ESTÁ LATINDO.
Material sondagem - 1 TORNOZELO CABEÇA BRAÇO PÉ MINHA CABEÇA DÓI.
Material sondagem - 2 MELANCIA AMEIXA PERA NOZ A AMEIXA ESTÁ MADURA.
Material sondagem - 3 ANIVERSÁRIO BEXIGA DOCE PÃO O DOCE ERA DE CHOCOLATE
Como fazer a sondagem Quando o educador encontrar dificuldade para realizar a leitura da escrita do aluno, é importante pedir para que ele leia apontando as letras e sinais correspondentes à fala.
Como fazer a sondagem Para os alunos alfabetizados: Reescrita de um texto narrativo (escolher um texto bem escrito) Ex.: O PATINHO FEIO
SONDAGEM - 2 ELENCAR ITENS : RECONHECE O GÊNERO, NORMAL PADRÃO... CONTAR HISTÓRIA E PEDIR REESCRITA ESCRITA COLETIVA
Escrita pré-silábica Há uma ausência de relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala, isto é, não existe busca de correspondência entre as letras e os sons.
Escrita silábica sem valor sonoro Tendem a estabelecer uma correspondência sistemática entre a quantidade de letras utilizadas e a quantidade de sílabas que se deseja escrever – sem o valor sonoro correspondente.
Escrita silábica com valor sonoro Neste caso, as letras utilizadas pertencem realmente, em todas ocasiões, à sílaba que se tenta representar.
Escrita silábica alfabética Período de transição, no qual a criança trabalha simultaneamente com duas hipóteses diferentes. A escrita apresenta sílabas completas e sílabas representadas por uma só letra.
Escrita alfabética As escritas são construídas com base em uma correspondência entre fonemas (sons) e grafemas (letras).
Exemplo 1 ALFABÉTICA
Exemplo 2 SILÁBICO COM VALOR SONORO
Exemplo 3 PRÉ-SILÁBICO
Exemplo 4 SILÁBICO ALFABÉTICO
Exemplo 5 SILÁBICO SEM VALOR SONORO
Resumo de história
Recuperação Paralela Ações: 1. Avaliação (sondagem) 2. Organização da sala 3. Determinar objetivos/atividades 4. Trabalho em sala 5. Avaliação (nova sondagem)
Intervenções Dê a ela as informações que pedir. Ajude a fazer observações e comparações. Ajude a identificar semelhanças e diferenças. Peça-lhe que leia o que escreveu. Incentive a escrever e a ler do jeito que ela acha que é. Faça perguntas: – "Por que você escreveu desse jeito?" – "Você acha que tem mais alguma letra?" – "Por que você pôs esse a, aqui?" – "Por que aqui você escreveu a palavra desse jeito e aqui você escreveu de outro jeito?" – "As palavras têm um jeito só de escrever ou elas podem ser escritas de vários jeitos?" – "Se mudarmos a ordem das letras continua escrito a mesma coisa?" – "Duas palavras diferentes podem ser escritas do mesmo jeito?"
Em grupo Liste ações/atividades pedagógicas para solucionar os problemas evidenciados na redação.
Organização da sala Sugestão: Organizar a sala em duplas Agrupar por hipóteses de escrita Hipóteses próximas Agrupar de acordo desenvolvimento
Par muito mais competente Agrupamento Par menos competente Par mais competente RECOMENDADO Par menos competente Par menos competente NÃO RECOMENDADO Par menos competente Par muito mais competente NÃO RECOMENDADO
Duplas Aprender juntos: pré-silábico silábico sem valor sonoro silábico sem valor sonoro silábico com valor sonoro silábico com valor sonoro silábico alfabético silábico alfabético alfabético
Rotina de leitura e escrita Deve incluir: Leitura para repertório (professor) Cabeçalho (nome do aluno, cidade...) Atividade de leitura do aluno Atividade de escrita e reescrita Compreensão escrita (questões)
Leitura para repertório Diversos gêneros: Poesia Narrações Crônicas Contos Lendas
Leitura com objetivo Ler para: Informar sobre atualidades Localizar endereços e telefones Fazer uma receita Comprar algo
Escrita com objetivo Escrever para: Solicitar algo Reclamar de alguma coisa Lembrar de fazer algo Anotar recados para alguém
Avaliação Processo formativo e contínuo 2 modelos de avaliação: Avaliação do ensino Avaliação das aprendizagens
Avaliação do ensino Envolve: Objetivos de aprendizagem Planejamento da atividade Encaminhamento da atividade
Avaliação das aprendizagens Envolve: Atenção do aluno Participação Habilidades e estratégias de leitura e escrita Outros itens que o professor considerar relevantes
Portfólio Oportunidade de: organizar o trabalho acompanhar o desenvolvimento dos alunos recuperar o processo
Portfólio Capa Relatório do coordenador Relatório do professor(es) Quadro geral das turmas Ficha diagnóstica Anexo das atividades desenvolvidas Outros itens e observações que o professor e/ou coordenador desejar incluir
“Acreditamos que o professor é quem cria, planeja,inventa situações e atividades de forma que as crianças aprendam a ler e a escrever.” (Ana Teberosky) C@rminh@ ♥♥♥