CRIMES HEDIONDOS.  ANDREA MAGALHÃES  ITAMAR COELHO  SHIRLEI AMPARO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO À VIDA INTRODUÇÃO:
Advertisements

DIREITO PENAL EXECUÇÃO PENAL
FRASE DO DIA: Nunca tenha medo de tentar algo novo.
Aula 12 - Crimes Hediondos. Lei n.8072/1990 Aspectos Gerais. Parte I.
Legislação Penal Prof. Carlos Villar Jr..
PROCEDIMENTO DOS CRIMES DE DROGAS Marta Saad
PRISÃO TEMPORÁRIA.
Livramento Condicional
Professor: Yuri Nadaf Borges
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
LEI 8072/90 Dispõe sobre os crimes hediondos, nos termos do art. 5º, inciso XLIII, da Constituição Federal, e determina outras providências.  XLIII - a.
CRIME DE TORTURA CURSO DE DIREITO Data.
LEI /2011 A Lei nº /11 traduz verdadeira novatio legis in mellius, posto que, além de restringir a aplicabilidade da prisão preventiva – antes,
PRISÃO TEMPORÁRIA Lei nº 7.960, de Origem Objetivos Assegurar a eficácia das investigações criminais quanto a alguns crimes graves Por.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal III Ponto 3 – Crimes contra Incolumidade Pública 4. Epidemia (art. 267,CP) (a) Conceito.
DIREITO PROCESSUAL PENAL PRISÕES Cont.. PRISÕES DA PRISÃO PREVENTIVA CONCEITO: é uma prisão provisória de natureza cautelar e processual, decretada pelo.
Responsabilização do Menor Infrator. Hoje a restrição da liberdade é de, no máximo, três anos, o que incentiva a prática criminosa; A redução da maioridade.
ORIENTAÇÕES PARA CADASTRAMENTO, SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO E ENVIO DE RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA NO ICS. 1. CADASTRAMENTO DE PROJETO DE PESQUISA.
→ Atos infracionais → Medidas Sócio-Educativas. Atos infracionais Conceituação : CRIANÇAADOLESCENTE Até 12 anos12 a 18 anos Pratica ato infracional (não.
NEGÓCIOS PROCESSUAIS Abril de NEGÓCIOS PROCESSUAIS Negócios jurídicos no processo Adequação do rito às questões materiais Flexibilização procedimental.
AULA Nº 14 – APELAÇÃO PROCESSO PENAL II. Aula Nº 14 Cabimento do recurso de apelação (hipóteses do artigo 593, CPP e 82, Lei 9.099/95). Legitimidade.
Minicurso: A utilização dos recursos do cofinanciamento federal no pagamento das equipes de referência do SUAS: passo a passo Fundo Nacional de Assistência.
Marcelo Guerreiro Juiz Federal TRF 2. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDENCIA SOCIAL.
 EVOLUÇÃO LEGISLATIVA  CC 1916  CARATER INSTITUCIONAL  FAMÍLIA PATRIARCAL-HIERARQUIZADA  MATRIMONIALIZADA-HETEROPARENTAL  PATRIMONIALIZADA  INDISSOLÚVEL.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 2. Difamação (art. 139,CP) (a) Conceito Capítulo.
Matemática MDC e MMC.
EMPRESARIAL III Aula 8- Vencimento e Pagamento. VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO E PAGAMENTO – AULA 8 EMPRESARIAL III VENCIMENTO.
TutelaeCuratela. DA CURATELA DOS INTERDITOS Art A interdição pode ser promovida: I - pelo pai, mãe ou tutor; II - pelo cônjuge ou algum parente.
Aula 15 – Punibilidade e suas Causas Extintivas Prof. Arthur Trigueiros Direito Penal.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
QUESTIONÁRIO.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa Capítulo I – Dos Crimes contra Vida 3. Infanticídio.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito do Trabalho Ponto 5 – Contrato de Trabalho (a) Conceito (art. 442, CLT) Art. 442, CLT “Contrato.
PROCESSO PENAL II AULA Nº 13 – RECURSO EM SENTIDO ESTRITO.
REVISÃO CRIMINAL. coisa julgada (art. 5º, XXXVI, CF) - Relevância da imutabilidade e indiscutibilidade das sentenças, somente podendo fazê-lo em situações.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 7 – Articulação, Teoria e Prática - Contestação Profª. Andréa Cleto.
F ONTES DO D IREITO P ENAL Prof. M.e. Leonardo Rodrigues de Souza.
RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Arts.128 a 138 do CTN.
Trabalho de História. Cartel Cartel é uma organização de comercialização em conjunto criado por empresas do mesmo ramo, que fixam o preço de venda e as.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho. “Processo administrativo-tributário é o conjunto de atos necessários à solução, na instância administrativa,
LEI ANTITRUSTE – Processo DIREITO CONCORRENCIAL. O processo poderá se iniciar com a motivação de qualquer interessado ou de ofício pela Secretaria de.
Exames Nacionais 2015 Ensino Secundário. A inscrição nos exames é sempre OBRIGATÓRIA Ensino Secundário.
ACORDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO ARTIGO VI DO ACORDO GERAL SOBRE TARIFAS E COMÉRCIO ACORDO ANTIDUMPING Acordo sobre a aplicação de medidas antidumping.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
DIREITO AMBIENTAL CAROLINNE FERNÁNDEZ DIREITO AMBIENTAL.
Noticenter – Tarcísio Queiroz Cerqueira Pirataria de software O material.
CONCEITO: é a pluralidade de litigantes; quando mais de um autor e/ou mais de um réu ingressam no processo. PRINCÍPIOS: economia processual (redução de.
Profa. Daniele G. de Moura. Interferir em... Não intervenção.
A LIQUIDAÇÃO DO DANO Artigos 944 e seguintes do CC.
OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA E OBRIGAÇÃO IN SOLIDUM
Escada Ponteana A teoria geral dos negócios jurídicos aplica-se aos contratos. O negócio jurídico é uma forma de exercício da autonomia privada. É o direito.
1 SEJAM TODOS BEM VINDOS!!. 2 Legislação Social e Trabalhista Prof. Cristiano Magalhães Formação Graduação: Ciências Jurídicas; Pós-graduação: Direito.
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa Turma A / 1.
CIÊNCIA POLITICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
CONCURSO DE CRIMES Conceitos e análise. Conceito - sistemas Concurso de crimes – significa a prática de várias infrações penais por um só agente ou por.
Benefícios previdenciários na Lei nº 8.112/90 e seu embasamento constitucional.
MEDIÇÃO, CALIBRAÇÃO E VERIFICAÇÃO EM BALANÇAS 1 Francisco E. Magalhães & Marcelo M. Campello Outubro de 2007.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
PROFESSOR JUAN LUIZ SOUZA VAZQUEZ Prof. Juan L. S. Vazquez SENTENÇA FALIMENTAR: EFEITOS EM RELAÇÃO AO FALIDO E SEUS BENS.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Direito Penal II Ponto 1 – Crimes contra a Pessoa 1. Rixa (art. 137,CP) (a) Conceito Capítulo IV.
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
CRIMES HEDIONDOS Conceito Sistema Legal (art. 5º, inc. XLIII, CF)
PRESCRIÇÃO PENAL
Transcrição da apresentação:

CRIMES HEDIONDOS

 ANDREA MAGALHÃES  ITAMAR COELHO  SHIRLEI AMPARO

 Os crimes hediondos estão disciplinados na Lei nº /90. Não há, a priori, um conceito predefinido sobre tais crimes. Entende-se que esses delitos possuem um alto grau de reprovação por parte da sociedade e, por isso, devem ser punidos com maior severidade.  Para Damásio de Jesus, hediondo é o crime que, pela forma de execução ou pela gravidade objetiva do resultado, provoca intensa repulsa.

 Como se sabe os crimes hediondos tem previsão constitucional, e está previsto no art. 5º, XLIII, onde “a lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática de tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem”.  Ao dispor sobre os crimes hediondos e equiparados na Constituição de 1988, o legislador originário determinou que tais delitos tivessem um tratamento mais rigoroso que os demais.

Dispõe o art. 2º da Lei 8.072/90: “Os crimes hediondos, a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e o terrorismo são insuscetíveis de: I - anistia, graça e indulto; II – fiança” e liberdade provisória.

 Com efeito, dispõe logo abaixo, no parágrafo 2º, do art. 2º sobre a progressão de regime, in verbis: “A progressão de regime, no caso dos condenados aos crimes previstos neste artigo, dar-se-á após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primário, e de 3/5 (três quintos), se reincidente”.   Assim, o apenado terá direito à progressão de regime após o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena; se reincidente, após o cumprimento de 3/5 (três quintos).

 § 3º Em caso de sentença condenatória, o juiz decidirá fundamentadamente se o réu poderá apelar em liberdade.  § 4 o A prisão temporária, sobre a qual dispõe a Lei n o 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, terá o prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.

CASO NADONI

 Por todo o exposto, observa-se que a Lei de Crimes Hediondos trata dos crimes que causam maior repugnância perante a sociedade.  Observa-se que o rol de delitos de natureza hedionda é taxativo (numerus clausus), e somente define como crimes hediondos aqueles que estão presentes expressamente na referida lei.  Tal diploma sofreu modificações significativas, pois passou a admitir situações que antes não eram aplicadas, como: a progressão de regime, a concessão de liberdade provisória, a figura da delação premiada, a mudança do regime de cumprimento de pena, entre outras.  Portanto, é evidente o avanço do legislador mesmo quando se trata de crimes dessa natureza, pois com as alterações, embora prevaleça o caráter de severidade da lei, objetivou-se seguir o princípio da dignidade humana. 

É preciso amar haahaa as pessoas Como se não houvesse amanhã Por que se você parar Prá pensar Na verdade não há... Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)