Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
Advertisements

Recrutamento, Seleção e integração
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Gestão de pessoas Funções.
Introdução aos temas: recrutamento e seleção
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
RECRUTAMENTO DE PESSOAS
Recrutamento e Seleção de Vendedores
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Recrutamento de Pessoal
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
PROCESSO SELETIVO.
Gestão Com Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
PROCESSO DE RECRUTAMENTO
Estratégias de Escolha de Diretor de Escola Brasília, 14 de agosto de 2013.
MOTIVAÇÃO Conduzindo a equipe ao objetivo da empresa.
UNIDADE 2 Compreender os processos operacionais do sistema de Gestão de Pessoas no setor público; Compreender os processos de desenho de cargos, de carreiras.
RECURSOS HUMANOS “É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS TÉCNICOS QUE VISA CONTRIBUIR PARA ATRAIR, MANTER, MOTIVAR, TREINAR E DESENVOLVER O PATRIMÔNIO HUMANO DAS.
Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Educação e Trabalho  Technos – RH – MAO Tempo... É por ele que avançamos todos os dias em nossas idéias e conquistas. Em 2006, a Technos completará 50.
Recrutamento de Pessoal Prof.Antônio Jorlan Soares de Abreu Curso: Técnico em Administração CEFET-PI 2008.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações Tamiris Paiva.
1 Guia Melhores Empresas – 2012 Revista Você S/A | FIA.
Administração Recursos Humanos Necessidade de um quadro de funcionários adequado (quanti e qualitativamente) para atender os objetivos da UAN (e da própria.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Gestão de pessoas Evolução, forma e processos Prof. Adm. Leandro Somma.
A abordagem de resolução de Problemas Autores: Laundon & Laudon Abordagem de resolução de problemas – significa considerar os sistemas de informação junto.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
VOLUNTARIADO e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. SITE: Missão Incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário na cidade de São Paulo.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Projeto Multiplicadores Unimed Piracicaba Responsável: Simone Gonçalves Barreto Categoria: Capacitação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Cultura Organizacional
Gestão de Pessoas II Aula 24 GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVIMENTO DE ESPELHOS.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
K A I Z E N KAI ZEN MudançaBom MELHORIA CONTÍNUA Regina Panazzo (Gestão Empresarial/2009)
Critério 3 - Clientes Item 3.1 – Imagem e conhecimento de mercado Item 3.2 – Relacionamento com clientes.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Video-aula 3 Páginas 30 a 32 BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO PROFESSOR: THIAGO.
As pessoas desejam controle ou responsabilidade?
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Fundamentos da Administração
Escola de Administração Fazendária.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
Profa. Sandra Ayyad. 1 Módulo: Gestão de Pessoas Unidade de Ensino: CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
1 Gestão de Recursos Humanos (5) Separação UNIDADE CURRICULAR: Gestão de Recursos Humanos CURSOS Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Finanças noturno,
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Pessoas Profª. Mara

Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança. Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade à organização. Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados. Aumentar a auto-atualização e a satisfação das pessoas no trabalho. Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho. Administrar a mudança.

Objetivos a Compatibilizar: Sobrevivência Crescimento sustentado Lucratividade Produtividade Qualidade nos Produtos/Serviços Redução de Custos Participação no Mercado Novos Mercados Novos Clientes Competitividade Imagem no Mercado Organizacionais Individuais Melhores Salários Melhores Benefícios Estabilidade no Emprego Segurança no Trabalho Qualidade de Vida no Trabalho Satisfação no Trabalho Consideração e Respeito Oportunidades de Crescimento Liberdade para Trabalhar Liderança Liberal Orgulho da Organização

Desafios da Gestão de Pessoas: Agregando Pessoas Aplicando Pessoas Mantendo Pessoas Monitorando Pessoas Desenvolvendo Pessoas Recompensando Pessoas

1. Agregar Pessoas: São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.

Processo de Agregar Pessoas:

Recrutamento: É o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes na empresa. Pessoa certa no lugar certo: definição das características pessoais e profissionais desejadas para ocupar determinado cargo. Recrutamento interno e externo.

Definição da forma de recrutamento Recrutamento interno Divulgação entre os empregados da vaga disponível; Banco de dados interno; Indicação do chefe.

Recrutamento externo Anúncios na mídia; Indicações; Agências de emprego; Anúncios em revista da área ou jornais; Instituições de ensino; Sites especializados; Banco de dados externo.

PRÓS: Recrutamento Externo. Prós: 1. Introduz sangue novo na organização: talentos, habilidades e expectativas. 2. Enriquece o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades. 3. Aumenta o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas. 4. Renova a cultura organizacional e a enrique com novas aspirações. 5. Indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

CONTRA: Recrutamento Externo. Contras: 1. Afeta negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização. 2. Reduz a fidelidade dos funcionários ao oferecer oportunidades a estranhos. 3. Requer aplicação de técnicas seletivas para escolha dos candidatos externos. Isto significa custos operacionais. 4. Exige esquemas de socialização organizacional para os novos funcionários. 5. É mais custoso, oneroso, demorado e inseguro que o recrutamento interno.

Conceitos de Seleção: é o processo de escolher o melhor candidato para o cargo. é o processo pelo qual uma organização escolhe de uma lista de candidatos a pessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando as atuais condições de mercado.

Seleção, uma comparação:

2. Aplicar pessoas São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho

Definição do cargo a ser ocupado e do perfil do profissional a ser contratado Definição do cargoDefinição do profissional Cargo; Formação escolar; Atividades do cargo; Experiência profissional; Exigências do cargo; Idiomas; Dias e horários de trabalho; Habilidades específicas; Possibilidade de crescimento; Conhecimento técnico Salário e benefícios. Outros: disponibilidade para viajar.

3. Recompensar pessoas São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. incluem recompensas, remuneração e benefícios.

Tipos de Recompensas:

4. Desenvolver Pessoas: São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicação.

Treinamento: Principal razão: proporcionar ao empregado novas habilidades ou melhorar as que ele já possui. Para: Exercer sua função ou atividade; Aumentar sua capacidade para exercer essas funções ou atividades; Exercer de forma eficiente novas funções ou atividades.

Visão do treinamento: Transmissão de informação; Desenvolvimento de habilidades; Desenvolvimento de atitudes; Desenvolvimento de conceitos.

Tipos de treinamento: Treinamento no trabalho; Treinamento formal interno; Treinamento formal externo; Integração de novos funcionários.

Definindo o processo: Quem deve ser treinado? Quem vai treinar? Para que treinar? Em que treinar? Como treinar? Onde treinar? Quando treinar? Quanto treinar?

Processo de Treinamento:

5. Manter Pessoas: São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

6. Monitorar Pessoas: São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

Banco de Dados:

REFLEXÃO “Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor às mudanças”. (Charles Darwin- Naturalista Inglês)