TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnico em enfermagem do trabalho
Advertisements

Pesquisa em Serviços de Saúde
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
Formação de Sequências, Contingências, Regras e Resolução de Problemas
Definições operacionais. PASSOS A SEGUIR DEPOIS DESTA AULA 1. Deixe bem claro o problema de investigação com o patrocinador (ou orientador), se preciso.
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
Pesquisas com dados existentes: análise de dados secundários, estudos suplementares e revisões sistemáticas.
Delineando estudos de testes médicos
Tipos de Pesquisa Clínica
PESQUISA.
EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA
SURTO DE DOENÇA TRANSMITIDA POR ALIMENTO EM AMBIENTE HOSPITALAR
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Metodologia Científica Medidas de Frequência e Associação
Regressão logística A regressão logística é uma semelhante a regressão linear e é usada com temos uma variável dependente binária. O objectivo é saber.
Noções Básicas de Epidemiologia
Estudos Observacionais
Metodologia Científica
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Práticas Investigativas
Estudos Seccionais e Estudos de Coorte
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA
PRINCIPAIS DELINEAMENTOS DE PESQUISA
Introdução à pesquisa clínica
Classificação das Pesquisas
Immanuel Kant
Introdução à Estatística
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Professor Jairo J. M. Cubas 1º ADM Tipos de pesquisas.
Tipos de Estudos Epidemiológicos
Aplicações Estatísticas uma rápida abordagem
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Classificação das Pesquisas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Desenhos de Estudo Epidemiológico
Conceitos Aplicações Abordagem descritiva
Definição de pesquisa:
Mas como medir a saúde da população?
Tipos de estudos epidemiológicos
CLASSIFICAÇÃO DAS PESQUISAS
Prof.ª Chayane C. de Souza
Resumo – principais tipos de estudo
Principais delineamentos de estudos epidemiológicos
CONHECIMENTO E TECNOLOGIAS* NA ÁREA DA SAÚDE
Universidade Federal do Maranhão
VIII Curso de Metodologia Científica do IMIP
ANOVA.
Testes de Hipóteses.
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Coleta de dados Entrada no Campo.
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
estudos longitudinais
Testes de Hipóteses.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
ESTUDOS DE COORTE E CASO-CONTROLE
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
Metodologia Metodologia.
Principais tipos de estudo descritivos Profa. Dra. Edina Mariko Koga da Silva Universidade Federal de São Paulo Escola Paulista de Medicina UNIFESP.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Tipos de Pesquisa Aula 5. Quanto à forma de coletar dados I. Por Observação a teoria orienta a observação; Observação naturalística. II. Através de entrevistas.
Transcrição da apresentação:

TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada, são possíveis váriás classificações dos tipos de estudos.

ESTUDOS DE NÃO INTERVENÇÃO São estudos nos quais o pesquisador descreve e análisa objectos ou situações pesquisáveis mas não intervém. Os principais estudos de não intervenção são: -Estudos exploratórios -Estudos descritivos - Estudos comparativos analitícos

ESTUDO EXPLORATÓRIA É estudo de pequena escala, relativamente de curta duração que se realiza quando pouco se sabe sobre a situação ou problema.

ESTUDO DESCRITIVO É um estudo que envolve uma colheita e apresentação de dados para dar um quadro claro duma situação patricular. Estudos descritivos podem fornecer informações úteis sobre os problemas estudados, eles descrevem as caracteristícas de um ou mais casos.

ESTUDO COMPARARIVO OU ANALITÍCO É um estudo que tenta estabelecer causas ou factores de riscos para certos problemas. Feito comparando 2 ou mais grupos, alguns dos quais com problemas ou ainda por adquiri-lo e outros grupos isentos deste problema.

TIPOS DE ESTUDOS ANALITICOS FREQUENTEMENTE estudos transvensais comparativos e abordam a comparação bem como a descrição de grupos por exemplo, ‘’um estudo sobre malnutrção ‘’ pode querer estabelecer a percentagem de crianças malnutridas numa certa população; variáveis sócio económicas ou politícas que influenciam a disponibilidade da comida, os conhecimentos, crenças e opiniões que influenciam as práticas O pesquisador não descrecerá somente variáveis comparandocriaças malnutridas e bem nutridas, mas também poderá tentar determinar que variávelsócio económica ou de comportamento,contribuiu á malnutrição.

Cont.Tipos de estudo Estudos de caso- controle= o investigador compara um grupo onde o problema está presente, com um outro grupo grupo controle ou grupo de comparação, onde o problema está ausente, para encontrar os factores que contribuiram para a corrência do problema.

Cont, TIPOS DE ESTUDOS ANALITÍCOS frequentemente utilizados Estudo de coorte= compara-se um grupo de individuos expostos a um factor de risco ‘’grupo de estudo’’ com outro grupo de individuo não expostos ao facor de risco ‘’grupo de controle’’. O investigador segue ambos os grupos da mesma maneira, durante um período de tempo e compara a corrência do problema que espera nos 2 grupos, para determinar se uma grande proporção dos com factor de risco, estão na verdade afectados.

ESTUDO DE INTERVENÇÃO são estudos nos quais o pesquisador manipula Objectos ou situações pesquisáveis e mede o produto da sua manipulação. Geralmenta 2 grupos são comparados,a intervenção tem lugar num grupo (tratamento com certo medicamento) e outro grupo permenece intocável ( ou tratamento com placebo). As categorias de estudos de intervençã são: -Estudo experímentais; -Estudo quasi –experímentais.

Estudo Experimental Num estudo experimental, os individuos são aleatoriamente escolhidos para os 2 grupos. Um é sujeito a intervenção ou experiência, quando que outro não é. O produto da intervenção (efecto da inetrvenção sobre a variável dependente,) obtém-se comparndo os 2 grupos.

Características de estudo experimental Três características são consideradas: - Manipulação – o investigador faz alguma coisa a um dos grupo de estudo. -Controle- o investigador organiza um ou mais grupos de controle para comparar com o grupo experimental. -Selecção ao acaso – o investigador distribui ao acaso os individuos ao grupo de controle e ao grupo de experimental.

Estudo quasi-experimental Um estudo quasi-experimental sempre inclui manipulação de uma variáveis independente que serve como intervenção. Um dos mais cumuns desenhos de estudos quasi-experimental usa 2 ou mais grupos, um dos quais serve do controle no qual não existe intervenção. Ambos os grupos são observados antes, bem como depois da inetrvenção, para testar se a intervenção faz alguma diferença. Os individuos nos 2 grupos, de estudo e de controle, não são escolhidos ao acaso.

PESQUISADOR POSSIVEIS Estudos prospectivos Estudos Retrospectivos

ESTUDO PROSPECTIVOS Estudos com a finilidade de esclarecer fenómenos ou assuntos de momento e prever as consequências ou resultados. Baseados no levantamento e tratamento de dados de acontecimentos de momento.

ESTUDO RETROSPECTIVOS Estudos realizados com finalidade de esclarecer fenómenos ou assuntos acontecidos no passado, Baseado no levantamento e tratamento de dados de acontecimentos do passado com base nos documentos existentes. São fontes de dados o módulo básico de dados, os livros de registos, os processos clinicos etc.