Aula 11: Avaliação e educação.  Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação: 

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Transcrição da apresentação:

Aula 11: Avaliação e educação

 Retomar aula anterior  Avaliação na e da educação  Conceito de avaliação: medida e juízo  Sistemas de avaliação:  Educação e mercado

Dúvidas?

na Avaliação na educação X da Avaliação da educação

como medida Avaliação como medida X como juízo de valor Avaliação como juízo de valor

Avaliação da educação  Neoliberalismo  Estado mínino (Transferir para o mercado funções do Estado) Sai o Estado Executor e entra o Estado Regulador e Avaliador

Contexto:  Relatório Coleman (1966)  A nation at risk (1983)  (ver recomendações texto pag. 3)

Avaliação da educação baseada no mérito e na hierarquia: Igualdade X Qualidade Para quem é a Educação? Avaliação como indutor de excelência: naturaliza a desigualdade.

Avaliação do produto não do processo: Quem é o produto da educação? Como medir a produção? (comparativo com a linha de produção)

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por três avaliações externas em larga escala:  Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb: abrange, de maneira amostral, alunos das redes públicas e privadas do país, em áreas urbanas e rurais, matriculados na 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, tendo como principal objetivo avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação brasileira. Apresenta os resultados do país como um todo, das regiões geográficas e das unidades da federação.  Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - Anresc (também denominada "Prova Brasil"): trata-se de uma avaliação censitária envolvendo os alunos da 4ª série/5ºano e 8ªsérie/9ºano do Ensino Fundamental das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino ministrado nas escolas públicas. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.  A Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA : avaliação censitária envolvendo os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas, com o objetivo principal de avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, alfabetização Matemática e condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. A ANA foi incorporada ao Saeb pela Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013Portaria nº 482, de 7 de junho de 2013  A Aneb e a Anresc/Prova Brasil são realizadas bianualmente, enquanto a ANA é de realização anual.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica, buscando contribuir para a melhoria da qualidade desse nível de escolaridade. A partir de 2009 passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Foram implementadas mudanças no Exame que contribuem para a democratização das oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para a mobilidade acadêmica e para induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio.. O Enem também é utilizado para o acesso a programas oferecidos pelo Governo Federal, tais como o Programa Universidade para Todos – ProUni Programa Universidade para Todos – ProUni

Atividade prática: voucher na educação

Próxima aula – Gestão e sistemas