FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO ENCONTRO REGIONAL NORTE E CENTRO-OESTE MESA REDONDA A UNIVERSIDADE E O DESAFIO DAS LICENCIATURAS KÁTIA DE NAZARÉ SANTOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Pedagogia da pesquisa-ação
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Universidade de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação 10/11/2004 Sonia Teresinha de Sousa Penin Pró-Reitora de Graduação A USP e a Internacionalização da.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
SÉCULO XX.
Curso de Aperfeiçoamento Docente
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Pesquisa e Prática em Educação
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
O que você pode fazer para reduzir a evasão
AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DO SINAES
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
AVALIAÇÃO COMO PROCESSO PARTICIPATIVO, REFLEXIVO SOBRE A QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: possibilidades e desafios.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
Pró-Reitoria de Planejamento
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Educação a Distância – Soluções Educacionais
Coordenadorias Regionais de Educação Departamento Pedagógico Divisão de Gestão da Aprendizagem Central de Apoio Tecnológico à Educação.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Educação Especial: Surdez
GT Formação de professores e currículo COORDENADORA Professora Dra. Isabela Frade (UERJ) Aluna responsável: Livia Campos NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO RADIAL DE SÃO PAULO
NEIDE ELISA PORTES DOS SANTOS AS RELAÇÕES E AS CONDIÇÕES DE TRABALHO NA UEMG.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO ENCONTRO REGIONAL NORTE E CENTRO-OESTE MESA REDONDA A UNIVERSIDADE E O DESAFIO DAS LICENCIATURAS KÁTIA DE NAZARÉ SANTOS FONSÊCA VICE-COODENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIFAP MACAPÁ 2009

 LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO  Reformas educacionais configuradas no século XX Modelo Norte-Americano EuropaAmérica Latina No plano externo:

 LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO  Reformas educacionais configuradas no século XX REFORMAS EDUCACIONAIS LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS No plano interno:

 LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO  Os principais marcos regulatórios da reforma:

 LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO  No campo da formação de professores a reforma educacional: Fragilizou o Curso Magistério Duplicou meios para o mesmo fim Desqualificou a formação oferecida pela Universidade Disseminou a visão tecnicista e conteudista do trabalho docente Incentivou o aligeiramento do itinerário formativo: - redução da carga horária total do curso - capacitação em serviço - estudos em período de férias - aulas intensivas - ênfase no aspecto quantitativo

 NESSE CONTEXTO: QUAL O PAPEL DA UNIVERSIDADE E DAS LICENCIATURAS? UNIVERSIDADE CHANCELA ACADÊMICA LICENCIATURAS FORMAÇÃO DO PROFESSOR GESTÃOADMINISTRATIVA POLÍTICA PEDAGÓGICA

 NESSE CONTEXTO: QUAIS OS DESAFIOS QUE SE COLOCAM À UNIVERSIDADE E ÀS LICENCIATURAS?

... ISSO TUDO PRECISA ESTAR CLARAMENTE DEFINIDO NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E MATERIALIZADOS NA AÇÃO DE CADA SUJEITO ENVOLVIDO NO PROCESSO. PPI PPC PDI IES GestoresProfessoresAlunosTécnicos