FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO ENCONTRO REGIONAL NORTE E CENTRO-OESTE MESA REDONDA A UNIVERSIDADE E O DESAFIO DAS LICENCIATURAS KÁTIA DE NAZARÉ SANTOS FONSÊCA VICE-COODENADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIFAP MACAPÁ 2009
LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO Reformas educacionais configuradas no século XX Modelo Norte-Americano EuropaAmérica Latina No plano externo:
LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO Reformas educacionais configuradas no século XX REFORMAS EDUCACIONAIS LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL POLÍTICAS PÚBLICAS No plano interno:
LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO Os principais marcos regulatórios da reforma:
LOCALIZANDO O TEMA EM CONTEXTO MACRO No campo da formação de professores a reforma educacional: Fragilizou o Curso Magistério Duplicou meios para o mesmo fim Desqualificou a formação oferecida pela Universidade Disseminou a visão tecnicista e conteudista do trabalho docente Incentivou o aligeiramento do itinerário formativo: - redução da carga horária total do curso - capacitação em serviço - estudos em período de férias - aulas intensivas - ênfase no aspecto quantitativo
NESSE CONTEXTO: QUAL O PAPEL DA UNIVERSIDADE E DAS LICENCIATURAS? UNIVERSIDADE CHANCELA ACADÊMICA LICENCIATURAS FORMAÇÃO DO PROFESSOR GESTÃOADMINISTRATIVA POLÍTICA PEDAGÓGICA
NESSE CONTEXTO: QUAIS OS DESAFIOS QUE SE COLOCAM À UNIVERSIDADE E ÀS LICENCIATURAS?
... ISSO TUDO PRECISA ESTAR CLARAMENTE DEFINIDO NOS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E MATERIALIZADOS NA AÇÃO DE CADA SUJEITO ENVOLVIDO NO PROCESSO. PPI PPC PDI IES GestoresProfessoresAlunosTécnicos