Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUGESTÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE CURSOS
Advertisements

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Educação e Trabalho  Technos – RH – MAO Tempo... É por ele que avançamos todos os dias em nossas idéias e conquistas. Em 2006, a Technos completará 50.
SAÚDE - conceitos algo difícil de definir não é concreto uma construção mental um artefacto ou construção lógica* “ uma palavra que expressa uma abstração.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
EDUCAÇÃO INFANTIL E OS SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: A informática está presente de maneira irreversível na nossa vida atualmente. Portanto, é fundamental.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
A FAMÍLIA DIANTE DAS DIFICULDADES ESCOLARES DOS FILHOS
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
TEORIA SOCIAL COGNITIVA
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
AVALIAÇÃO PLANEJAMENTO 2015 Educação Física. AVALIAÇÃO ON LINE NO PORTAL NTM Houve registro de 41 respostas, 4 professores responderam em duplicidade,
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
Coordenação de Assistência Estudantil (CDAE) e Coordenação Pedagógica (CDPD)
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO, APRENDIZAGEM E BEM ESTAR DAS CRIANÇAS E PROFESSORAS E COMO PARTE INTEGRANTE DA AÇÃO PEDAGÓGICA.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Teoria Geral de Sistemas
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
Comportamento Organizacional
Ensino tradicional.
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
S EQUÊNCIA D IDÁTICA. Karla e Sarah.. S EQUÊNCIA DOS NÚMEROS COM MÚSICAS. I-Apresentação da proposta: Com inspiração na música 1,2,3 indiozinhos realizaremos.
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas

Por que Aprender? Mundo moderno ( constante aprendizado ) Educação continuada

Questionamento? Como você se vê dentro deste contexto? Você é uma pessoa que procura atualizar sempre seu conhecimento? Procura desenvolver suas habilidades para melhorar seu desempenho? Como você vê o mundo à sua volta?

Responda às seguintes questões Como você vê seu trabalho em 2020? Você aprende de maneira diferente daquela que aprendia quando era criança? O que contribui para a educação ser uma coisa chata? Última disciplina, de quantos e quais objetivos você consegue se lembrar? Procure se lembrar de uma assunto sobre o qual você não tinha conhecimento há cinco anos e no qual hoje você é um especialista? Como conseguiu aprender tanto? Cite alguns temas apaixonantes para você? Que assuntos você sempre quis aprender? O que você tem feito para entender melhor a forma como aprende ?

Problemas enfrentados na fase adulta Foram acostumadas a aprender de forma pedagógica Estão há um tempo distantes das escolas

Dificuldade para a Aprendizagem Falta de gerenciamento adequado do tempo disponível Falta de uma metodologia de aprendizagem Sensação de desconforto de continuar e/ou volta a aprender Falta de motivação para o aprendizado

Aprendizagem O quanto uma pessoa é capaz de compreender, manipular, aplicar e/ou comunicar o conhecimento Domínios: Cognitivo Cognitivo Físico Físico Emocional Emocional

Físico Sentidos físicos ( visão – audição – paladar – tato e olfato ) Estilos: Visual Visual Auditivo Auditivo Tátil-sinestésico Tátil-sinestésico

Cognitivo Relacionado à forma como uma pessoa pensa Aspecto mental Somente algumas pessoas têm a predominância mental: Resolução de problemas Resolução de problemas brainstorming brainstorming

Emocional Como nos sentimos: psicológico e fisiológico Fatores fisiológicos internos Fatores fisiológicos externos Fatores psicológicos internos Fatores psicológicos externos

Domínio Preferencial da Aprendizagem - Diagnóstico De que forma você acha que aprende melhor? Escutando alguma coisa várias vezes. Escutando alguma coisa várias vezes. Vendo a informação na forma escrita Vendo a informação na forma escrita Fazendo algo com uma informação disponibilizada Fazendo algo com uma informação disponibilizada Quanto está em silêncio e/ou concentrado Quanto está em silêncio e/ou concentrado Por meio de leitura Por meio de leitura Por meio de uma aplicação prática Por meio de uma aplicação prática

O que torna a aprendizagem algo difícil para você? EscreverOuvirFalarFazer Trabalhar sozinho Trabalhar em grupos O professor fala muito rápido Interrupções Participar ativamente em sala de aula Não ter tempo suficiente para refletir

Tipos de atividades gosta mais? Menos Gosta? Jogos e dinâmicas Fazer exercícios Discussões e debates Apresentações Escrever textos e artigos Ver filmes Escutar fitas e CDs Fazer provas AulasLeitura Trabalhos em grupo

Reflexão Você acha que a forma como aprende é diferente da maneira como as outras pessoas aprendem?

Andragogia Conceito: Arte de educação de adultos ( do grego: andros = homem )

Diferença A Andragogia se diferencia da Pedagogia pelo próprio alvo da educação: adulto Os adultos se encontram muito além do que pode oferecer ao educador um tratado de Pedagogia: ( do grego peda = criança ) A Andragogia surge então como uma nova ciência, obrigando-nos a pensar na educação do adulto de modo especial e planificado

Finalidade 1. Estabelecer os fundamentos de uma didática válida para realizar adequadamente o processo de aprendizagem 1. Estabelecer os fundamentos de uma didática válida para realizar adequadamente o processo de aprendizagem 2. Estabelecer princípios técnicos e metodológicos que permitem o tratamento didático dos diversos programas de Educação de Adultos

Aprendizagem Aprendizagem é um processo que resulta na aquisição e/ou modificação de formas de comportamento. Aprendemos quando ganhamos nova – ou modificamos antigas formas de agir, pensar e sentir

Aprendizagem do Adulto 1.Auto-diretividade: O adulto, em princípio, possui uma estruturação e equilíbrio de personalidade que o capacita a assumir responsabilidades e orientar sua própria vida. 2. Predomínio da razão, pois deve ser capaz de ver com objetividade o mundo e os acontecimentos da vida. Seu comportamento baseia-se na capacidade de generalizar, julgar, deduzir seguindo uma linha de raciocínio.

continuação 3. Nível de prontidão: a aptidão para aprendizagem não é diferente de fases de desenvolvimento. O que se oferece ao adulto, de alguma maneira atendam suas necessidades de desenvolvimento, pessoal e profissional, mediatas e imediatas. Sua capacidade de aprender não diminui com o envelhecimento. 4. Experiência: a experiência vivida pelo adulto é algo que aconteceu e por ele incorporado, tornando-se parte dele. Portanto a aprendizagem ocorre baseada na análise de suas próprias experiências

Princípios - Andragogia “ Os adultos devem ter o desejo de aprender” “ Os adultos aprenderão somente o que sentem necessidade de aprender” “ Os adultos aprendem fazendo; vivenciando” – os adultos esquecem dentro de um ano 50% do que aprenderam de forma passiva; em dois anos esquecerão 80%. Retenção = participação ativa

Princípios “ O aprendizado se centraliza em problemas e os problemas devem ser reais “ – assertividade ao lidar com seus problemas diários. “ A experiência afeta a aprendizagem do adulto” – novos conhecimentos devem ser relacionados com suas experiências anteriores e integradas “Os adultos aprendem melhor em ambiente informal”

Princípios “ Uma variedade de métodos deve ser utilizada, dependendo do que se quer transmitir” “ Os adultos desejam orientação, e não notas “ “ Os adultos querem sentir-se responsáveis por sua própria aprendizagem”

Papel do Instrutor 1. Estimular a atividade dos participantes; não ser protetor 2. Promover e proporcionar o desenvolvimento individual do significado pessoal das idéias; sem autoritarismo 3. Reconhecer as diferenças individuais e considerá-las desejáveis 4. Aceitar como normal que as pessoas se enganem 5. Considerar a avaliação como um processo cooperativo e destacar a importância da auto- avaliação 6. Estimular a livre expressão pessoal e através dela o conhecimento de si mesmo