CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril. AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão.

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Transcrição da apresentação:

CAFÉ TENDÊNCIAS dias 7 e 8 de Abril

AGENDA - dias 7 e 8 de Abril CAFÉ TENDÊNCIAS 8h30 às 9h0030’ Divisão dos participantes por grupos de Tema de Discussão 9h00 às 9h1515’ Abertura do Evento e Comunicação do Projeto 9h15 às 9h3015’ Apresentação dos objetivos dos Fóruns Temáticos 9h30 às 10h0030’ Apresentação pelo Especialista no Tema 10h00 às 11h0060’ Discussão das Tendências por Tema – 1ª Discussão no grupo inicial 11h00 às 11h4545’ Discussão das Tendências por Tema – 2ª Discussão em novo grupo 11h45 às 12h0015’ Apresentação das Tendências levantadas nas entrevistas 12h00 às 13h1575’ ALMOÇO 13h15 às 17h00 Consolidação das Tendências 13h15 às 14h00 14h00 às 15h00 15h00 às 15h30 45’ 60’ 30’ – 3ª Discussão conclusiva no grupo inicial – Consolidação das conclusões de cada grupo em plenária - construção da Teia de Tendências – Priorização das tendências em plenária por cada participante 15h30 às 16h0030’ COFFEE BREAK 16h00 às 17h00 17h00 às 18h00 60’ – Qualificação das tendências priorizadas - identificação de forças favoráveis e desfavoráveis (Repensar esta atividade de encerramento) Apresentação nos grupos para socialização das conclusões Pio, vamos validar esta agenda dia 27/03, ok?

Consolidação das Tendências Construção da Teia de Tendências em plenária Priorização e qualificação das tendências Consolidação das Tendências Construção da Teia de Tendências em plenária Priorização e qualificação das tendências Discussão de tendências por Temas Discussão de tendências por Temas -1ª discussão (grupo inicial) - 2ª discussão (novo grupo) Estrutura do Café Tendências Tendências levantadas previament e Tendências levantadas previament e Apresentação do conteúdo das entrevistas Grupo inicial Grupo novo Apresentação do resultado das entrevistas Apresentação de abertura Apresentação de abertura do Especialista Apresentação de abertura do Especialista Atualidades sobre o Tema em debate Todos Grupo inicial Discussão de tendências por Temas Discussão de tendências por Temas 3ª discussão em grupo Grupo inicial Individual 5

Abertura do Evento e Comunicação do Projeto Apresentação dos Objetivos dos Fóruns Temáticos

Identificação e discussão das características do ambiente de atuação (tendências) das MPE em 2015, organizadas nos seguintes temas: –Agronegócios –Comércio e Serviços –Indústria –Mercado –Inovação de processos, produtos e serviços –Ambiente regulatório e políticas governamentais Xxx Objetivos do Fórum Temático Discutir com o Pio

APRESENTAÇÃO DO ESPECIALISTA NO TEMA

Trabalho em grupo 1 DISCUSSÃO DAS TENDÊNCIAS POR TEMA 1ª Discussão – Grupo Inicial

Atividade 1 – 1a Discussão de tendências – Grupo Inicial Levantar e discutir as características do ambiente referentes ao TEMA em discussão neste fórum (TENDÊNCIAS) Aproveitar o tempo para levantar características variadas evitando a discussão de detalhes do mesmo aspecto Anotar no template de discussão 1 os pontos de consenso REFLEXÃO Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? REFLEXÃO Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Grupo inicial

Template de Discussão 1 Atividade 1 – 1a Discussão de tendências – Grupo Inicial TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 1 – grupo inicial Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Anotar os pontos de consenso do grupo Preencher com os pontos de consenso do grupo Número indefinido de pontos Folha A4 Individual

Apresentação da dinâmica e do material– 5 min 1a Discussão - Grupo inicial– 55 min Tempo: 60 min Atividade 1 – 1a Discussão de tendências – Grupo Inicial

1.Discutir em grupo quais serão as características do ambiente de atuação das MPE em TENDÊNCIAS 1.Levantar as possíveis características do ambiente no qual as MPE atuarão em 2015 (TENDÊNCIAS). As características devem ser relacionadas ao Tema do Fórum de discussão. 2.Aproveitar o tempo para levantar características variadas evitando a discussão aprofundada de detalhes do mesmo aspecto. 2.Anotar todas as condições discutidas e acordadas pelo grupo no seu template de discussão 1 impresso distribuídos no seu material de apoio para o Fórum. 3.Preparar-se para mudar de mesa para as próximas das discussões. 4.Eleger um representante que permanecerá na mesa para a próxima discussão. Instruções detalhadas Atividade 1 – 1a Discussão de tendências – Grupo Inicial

TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 1 – grupo inicial Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Anotar os pontos de consenso do grupo Folha A4 Individual

DISCUSSÃO DAS TENDÊNCIAS POR TEMA 2 ª Discussão - Novo Grupo Trabalho em grupo 2

REFLEXÃO (Continuação) Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? REFLEXÃO (Continuação) Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Atividade 2 – 2a Discussão de tendências – Novo Grupo Continuar a discussão sobre as características do ambiente de atuação das MPE em 2015 (TENDÊNCIAS) Compartilhar com os participantes os pontos levantados no seu grupo inicial Anotar no template de discussão 2 os pontos de consenso do grupo Preparar-se para retornar ao seu grupo inicial Grupo inicial Grupo novo

Template de Discussão 2 Atividade 2 – 2a Discussão de tendências – Novo grupo TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 2 – novo grupo (continuação) Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Compartilhar as anotações do seu grupo inicial e anotar os pontos de consenso do novo grupo Preencher com os pontos de consenso do novo grupo Número indefinido de pontos Folha A4 Individual

Apresentação da dinâmica e do material– 5 min 2a Discussão – Novo grupo – 40 min Tempo: 45 min Atividade 2 – 2ª Discussão de tendências – Novo Grupo

1.Trocar de mesa para o seu Novo grupo com as suas anotações 2.Continuar a discussão sobre as características do ambiente de atuação das MPE em 2015 (TENDÊNCIAS). Os participantes devem compartilhar as informações levantadas no seu grupo inicial de discussão 3.Anotar todas as características discutidas e acordadas por consenso pelo grupo no seu template de discussão 2 (impresso distribuído no seu material de apoio para o Fórum). 4.Preparar-se para mudar de mesa voltando para o seu grupo inicial para as próximas discussões. Instruções detalhadas Atividade 2 – 2a Discussão de tendências – Novo grupo

TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 2 – novo grupo (continuação) Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Compartilhar as anotações do seu grupo inicial e anotar os pontos de consenso do novo grupo Folha A4 Individual

APRESENTAÇÃO DAS TENDÊNCIAS LEVANTADAS NAS ENTREVISTAS

Apresentação das tendências das entrevistas A apresentação das tendências levantadas nas entrevistas será preparada após a consolidação do conteúdo 15 min

DISCUSSÃO DAS TENDÊNCIAS POR TEMA 3 ª Discussão – Grupo Inicial Trabalho em grupo 3

Voltar para a sua mesa inicial com as suas anotações Finalizar a discussão sobre as características do ambiente de atuação das MPE em 2015 (TENDÊNCIAS). Compartilhar as informações levantadas na 2a discussão (Novo grupo) Considerar as tendências levantadas nas entrevistas (Apresentação) Anotar no template do GRUPO os pontos de consenso Atividade 3 – 3ª Discussão de tendências – Grupo Inicial REFLEXÃO (Continuação) Quais as tendências que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? REFLEXÃO (Continuação) Quais as tendências que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Grupo inicial Grupo novo Apresentação do resultado das entrevistas Grupo inicial

Template de Discussão 3 Atividade 3 – 3a Discussão de tendências – Grupo inicial TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 3 – grupo inicial Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Consolidar e anotar os pontos de consenso do grupo inicial, e classificar como positivo (+) ou negativo (-) para as MPE (+)/(-)Característica (+)/(-) Preencher com os pontos de consenso do novo grupo Número indefinido de pontos Classificar como (+) ou (-) para as MPE Folha A4 – Individual E Folha A3 - Grupo

Apresentação da dinâmica e do material– 5 min 3a Discussão – Grupo inicial– 40 min Tempo: 45 min Atividade 3 – 3ª Discussão de tendências – Grupo Inicial

1.Retornar à sua mesa original com as suas anotações 2.Continuar a discussão sobre as características do ambiente de atuação das MPE em 2015 (TENDÊNCIAS). O grupo deve compartilhar as informações buscando conclusões entre todas elas. Atenção em: 1.Aproveitamento dos pontos levantados na 2a discussão com o novo grupo 2.Consideração das tendências levantadas nas entrevistas (conteúdo apresentado e impresso) 3.Classificar as características como POSITIVAS ou NEGATIVAS, considerando a natureza das suas implicações para os negócios das MPE. Refletir se os efeitos são positivos ou negativos. 4.Consolidar as conclusões do grupo e anotá-las no template do GRUPO de consolidação distribuído (1 por mesa) para ser consolidado em plenária Instruções detalhadas Atividade 3 – 3a Discussão de tendências – Grupo inicial

TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 3 – grupo inicial Quais as tendências sobre este tema que caracterizam o ambiente de atuação das MPE em 2015? Consolidar e anotar os pontos de consenso do grupo inicial, e classificar como positivo (+) ou negativo (-) para as MPE (+)/(-)Característica (+)/(-) Folha A4 – Individual E Folha A3 - Grupo

CONSOLIDAÇÃO DAS TENDÊNCIAS Discussão em Plenária Discussão em plenária 4

Atividade 4 – Consolidação das Tendências – Discussão em Plenária Tendências - MPE em 2015 Tendências - MPE em 2015 Negócios concentrados em Serviços Negócios concentrados em Serviços Associativismo em alta (atuação em cooperativas e redes de MPE) Associativismo em alta (atuação em cooperativas e redes de MPE) Debilidade de Mão de Obra capacitada Debilidade de Mão de Obra capacitada Consolidação das conclusões levantadas nos grupos em uma única Teia de Tendências Maior acesso ao crédito (-) (+) Cada grupo compartilhará com todos os participantes as suas tendências levantadas –As tendências serão agrupadas conforme seu relacionamento e proximidade das idéias –Classificar a Tendência como Positiva ou Negativa para as MPE Todos

Apresentação da dinâmica – 5 min Construção da Teia de Tendências– 55 min Tempo: 60 min Atividade 4 – Consolidação das Tendências – Discussão em Plenária

1.Cada grupo escolherá um representante para a montagem da Teia de tendências. 2.O representante levará os pontos de consenso do grupo anotado no template do GRUPO. 3.O Consultor Facilitador do Fórum de discussão escutará todos os representantes para a montagem da Teia que será feita no painel de papel areia colado na parede. 4.A Teia de Tendências consolida a discussão de todos os grupos, agrupando as tendências por proximidade e relacionamento entre elas. Instruções detalhadas Atividade 4 – Consolidação das Tendências – Discussão em Plenária

PRIORIZAÇÃO DAS TENDÊNCIAS Atividade individual Individual 5

Atividade 5 – Priorização das Tendências - Individual Tendências MPE em 2015 Tendências MPE em 2015 Negócios concentrados em Serviços Negócios concentrados em Serviços Associativismo em alta (atuação em cooperativas e redes de MPE) Associativismo em alta (atuação em cooperativas e redes de MPE) Debilidade de Mão de Obra capacitada Debilidade de Mão de Obra capacitada Quais são as Tendências mais relevantes para as MPE em 2015? Maior acesso ao crédito Cada participante votará em 2 (OU 3?) tendências que considera de maior relevância (maior impacto) para as MPE (-) (+) Individual

Apresentação das instruções– 5 min Priorização das Tendências – 25 min Tempo: 30 min Atividade 5 – Priorização das Tendências - Individual

1.Cada participante identificará individualmente as tendências que considera mais importantes, de maior relevância para os negócios das MPE. 2.Em seguida, cada participante anotará os seus votos nas Teia de Tendências impressa e distribuída na mesa (1 Teia de tendências por mesa) 3.A partir desta votação, serão identificadas as tendências mais relevantes para as MPE. Instruções detalhadas Atividade 5 – Priorização das Tendências - Individual

QUALIFICAÇÃO DAS TENDÊNCIAS Discussão – Grupo inicial Trabalho em grupo 6

Atividade 6 – Qualificação das Tendências – Grupo Inicial Quais forças podem favorecer ou dificultar as Tendências para 2015? Identificar quais forças (condições) podem acelerar/alavancar ou dificultar/desfavorecer cada tendência Identificar o nível de certeza / incerteza do acontecimento destas forças (condições) Identificar se as forças (condições) são positivas ou negativas para as MPE Debilidade de Mão de Obra capacitada Debilidade de Mão de Obra capacitada (-) Várias opções (escolas) de capacitação para MDO técnica Migração de MDO de outros nichos para as MPE Grupo inicial

Template de Discussão Atividade 6 – Qualificação das Tendências – Grupo Inicial TEMPLATE DE DISCUSSÃO – Atividade 6 – grupo inicial Quais forças podem favorecer ou dificultar as Tendências para 2015? Identificar quais forças (condições) podem acelerar/alavancar ou dificultar/desfavorecer cada tendência Identificar o nível de certeza / incerteza do acontecimento destas forças (condições) Identificar se as forças (condições) são positivas ou negativas para as MPE Tendência + ou – para as MPE Forças (Condições) Favorece ou dificulta a Tendência? Certeza / Incerteza Inevitável Muito provável Provável Possível Improvável + ou – para as MPE Debilidade de Mão de Obra Capacitada (-) Várias opções (escolas) de capacitação para MDO técnica DificultaPossível(+) Migração de MDO de outros nichos para as MPE DificultaMuito provável(+) Identificar as forças que aceleram ou dificultam as tendências Classificar estas forças por grau de incerteza e por impacto (+ ou -) para as MPE Folha A4 – Individual E Folha A3 - Grupo

Apresentação da dinâmica e do material – 5 min Discussão – Grupo inicial – 55 min Tempo: 60 min Atividade 6 – Qualificação das Tendências – Grupo Inicial

1.Identificar as possíveis forças (condições) que podem favorecer ou dificultar as tendências para Classificar estas forças (condições) pelo nível de certeza / incerteza do acontecimento destas forças (condições) 3.Classificar estas condições como positivas ou negativas, considerando a natureza das suas implicações para os negócios das MPE. Refletir se os efeitos são positivos ou negativos para as MPE. 4.Consolidar as conclusões do grupo e anotá-las no template do GRUPO distribuído (1 por mesa) Instruções detalhadas Atividade 6 – Qualificação das Tendências – Grupo Inicial

TEMPLATE DE DISCUSSÃO Atividade 6 – grupo inicial Quais forças podem favorecer ou dificultar as Tendências para 2015? Identificar quais forças (condições) podem acelerar/alavancar ou dificultar/desfavorecer cada tendência Identificar o nível de certeza / incerteza do acontecimento destas forças (condições) Identificar se as forças (condições) são positivas ou negativas para as MPE Tendência + ou – para as MPE Forças (Condições) Favorece ou dificulta a Tendência? Certeza / Incerteza Inevitável Muito provável Provável Possível Improvável + ou – para as MPE Folha A4 – Individual E Folha A3 - Grupo