O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Advertisements

Função Social do Marketing
Introdução à Administração
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 2 Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Estrutura Organizacional
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Estrutura e comportamento organizacional Trabalho realizado por: Anabela Magalhães n º 2 Carminda Ribeiro nº3 Elvira Rodrigues nº6 Juelma Ambr ó sio n.
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
Administração das Operações Produtivas Prof. Msc. Juliana Caminha Noronha Administração de Empresas 3º (2º) Semestre – Quinta/ Sexta (1 º horário) UNIP.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Planejamento e Processo Decisório Aula 7 18/04/2016 Etapas do Planejamento Estratégico Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O que é Estratégia de Operações EAD 0763 Aula 1 Livro Texto – Cap.1 Profa.Adriana Marotti.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Associação Brasileira das Empresas Prestadoras de Serviços Especializados de Telecomunicações Célio F. Bozola.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Aula 7-Planejamento Estratégico
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
O Profissional do Terceiro Setor MERCADO Segundo a pesquisa As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, Ipea, GIFE e Abong),
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Administrando a Comunicação de Marketing
TI APLICADA AO M ARKETING (CRM) OBJETO DE ESTUDO : T EC -S CREEN ( FABRICANTE DE TINTAS ARTÍSTICAS )
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
EDVAL CARLOS DOS SANTOS FILHO BACHAREL ADMINISTRACAO – UFBA ESPECIALISTA EM ADM PUBLICA ESPECIALISTA EM RECURSOS HUMANOS ESPECIALISTA EM AUDITORIA – UFBA.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO LUZENICE MACEDO MARTINS Bióloga, MSc. em Saúde e Ambiente
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
LOGÍSTICA Ilda Ruivo Licenciatura em Sociologia do Trabalho 2008.
Estratégia Empresarial
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Gestão de Marketing ECTS: 6 Horas de contacto: 60 TP + 4 OT Total horas de trabalho: 162 Nº. Semanas de trabalho: 20 semanas Marketing.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
As vantagens de ser funcionário e empreendedor
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
INFLUÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS LAURA FERNANDES DA SILVA RACKEL FABIANA GABRICH CAMPOS TAMIRIS ALBUQUERQUE MOREIRA Atividade Interdisciplinar.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Receba a visão O que Deus quer que façamos? Para onde estamos indo?
1. 2 Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação COTIC Planejamento 2014 (COTIC)
Administração Mercadológica Profa. Liliane Martins Cabral
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL.
Marketing para Empreendimentos em Saúde Curso: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Fundamentos da Administração
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Componentes da cadeia de valor proposta por Michael Porter
Operações de Marketing Elementos de um plano de marketing.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Antes de fazer uma pesquisa de mercado... Precisamos fazer um plano de marketing, para saber quais mercados e consumidores pesquisar, caso contrário, estaremos.
Disciplina: Análise Estrutural do Turismo Prof.ª Dra. Karina Toledo Solha Discentes: Flávia Araújo César Salvador Rodrigues de Lima Vanessa Domingos Duarte.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
G ESTÃO DA Q UALIDADE Conceitos Histórico Gestão da Qualidade Total.
Transcrição da apresentação:

O uso da comunicação persuasiva no Marketing Social Eliane Aparecida Fabrício Mello Heládio José James Guelph ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA I – 5 PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO Luis Eduardo Otávio Henrique Patrícia Lana Sírius Caetano

MARKETING SOCIAL

O que é Marketing Social? O marketing social é feito por uma organização não lucrativa ou governamental para promover uma causa. A necessidade do marketing social é um fenômeno global que se originou há anos, na década de 50.

Atividade empreendida para gerar mudança de comportamento e atitudes visando uma transformação social. Marketing para causas sociais: estratégia de posicionamento que associa uma empresa/marca a uma causa social visando agregar valor à marca e estimular as vendas. O que é Marketing Social?

COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE Comunicação organizacional: compreende todas as modalidades comunicativas de uma corporação. Comunicação institucional: é responsável pela criação e fixação da imagem e da identidade corporativa de forma sólida e positiva da organização. Comunicação mercadológica: é direcionada pelos objetivos de mercado da organização.

COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE Comunicação administrativa: diz respeito ao fazer organizacional, que se traduzem nos produtos, serviços ou resultados de uma organização. Comunicação interna: trata do processo comunicativo aos públicos internos de uma organização.

“Portanto, a comunicação de determinada organização com seus públicos vai além da utilização dos canais convencionais.” COMUNICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE VISIBILIDADE

COMUNICAÇÃO EM MARKETING Segundo Kotler¹, a comunicação de marketing é o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuardir e lembrar os consumidores – direta ou indiretamente- sobre produtos e marcas que comercializam. ___________________________ 1 KOTLER, Philip. Administração de Marketing – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MARKETING E MARKETING SOCIAL Os termos “marketing” e “marketing social”, o primeiro é utilizado de forma genérica, enquanto o segundo indica seu uso nas ações das ONG’s ou em ações corporativas que envolvam a intenção de gerar algum tipo de mudança social.

MARKETING SOCIAL X MARKETING COMERCIAL MARKETING SOCIALMARKETING COMERCIAL Querem.fazer o bem. Receitas provêm donativos Contabilidade pública Performance difícil de medir Objetivos a longo prazo Causas sociais controversas Alvos de elevado risco Decisões participativas Relacionamento na confiança Querem gerar dinheiro Receitas provêm investimentos Contabilidade privada Performance medida em lucros Objetivos a curto prazo Produtos/serviços não controversos Alvos acessíveis Decisões hierarquicas Relacionamento competitivo 3 3 Artigo A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING SOCIAL:PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A AFID site acesso em 04 de junho de

CAMPANHAS DE MARKETING SOCIAL As campanhas de marketing social podem ter como objetivos mudar as cognições, os valores, as ações ou os comportamentos das pessoas. Campanhas cognitivas Campanhas de ação Campanhas de comportamento Campanhas de valor _________________________ 4 Site: acesso em 04 de junho. 4

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM MARKETING SOCIAL As campanhas de marketing social são campanhas de formação e informação. O Marketing social visa produzir um plano ótimo para proporcionar uma mudança social desejada. No âmbito do Marketing Social, a Comunicação ganha especial importância, uma vez que é o meio mais eficaz para criar notoriedade e visibilidade para as ONG, dois aspectos fundamentais para garantir a obtenção de donativos e consequente sobrevivência. _______________________________ 4 Site _no_marketing_social. Acesso em 04 de junho de _no_marketing_social 5

ALVOS DE COMUNICAÇÃO NO MARKETING SOCIAL No Marketing Social a segmentação e definição dos alvos nem sempre é fácil porque se trabalha ao nível das características comportamentais. É necessário definir o perfil de cada segmento a três níveis (características sócio-demográficas, perfil psicológico e características comportamentais). As ONG visam pelo menos quatro alvos, junto dos quais se devem dirigir de forma diferente: público interno, particulares, OCS (órgãos de comunicação social) e empresas.

PLANO DE COMUNICAÇÃO definir a missão institucional; identificar os públicos estratégicos prioritários; levantar informações sobre os públicos, seus interesses e necessidades; estabelecer objetivos básicos de comunicação; definir as mensagens-chave para cada segmento de público (conteúdo) e as características gerais (forma);

definir as formas de acesso aos públicos; criar um plano de atividades para cada segmento de público; estabelecer estratégias para implementar as atividades propostas; estabelecer um cronograma com indicação das atribuições de cada um dos envolvidos no processo e avaliar os resultados. PLANO DE COMUNICAÇÃO

OBJETIVOS DE COMUNICAÇÃO A comunicação persuasiva no marketing social permite com que as organizações tracem objetivos a seguir: Fortalecer a imagem institucional, ressaltando a importância da missão; Aumentar a presença da marca e o impacto da comunicação nas escolas; Melhorar o fluxo de comunicação na organização; Apoiar a captação de recursos e Aperfeiçoar a gestão da comunicação.

CURIOSIDADE Ultimamente o Marketing social, vem sendo confundido com a idéia de Merchandising Social. Dois termos que vem sendo usados de maneira imprecisa. O Merchandising é uma estratégia criada para impulsionar o consumo de uma idéia ou comportamento, tentando cumprir o plano de marketing de uma empresa. Já o Marketing Social, procura criar conceitos de cidadania e responsabilidade. É considerado um “mercado de idéias.”

CONSIDERAÇÕES FINAIS O marketing social é uma modalidade de comunicação que tem, como principal objetivo, eliminar ou amenizar problemas sociais, relacionados à saúde pública, trabalho, educação, habitação, etc. Diferente do Marketing Comercial (que busca transmitir as vantagens sobre determinado produto ou marca), a COMUNICAÇÃO no Marketing Social transmite a importância da ação.

REFERÊNCIAS KOTLER, Philip. Administração de Marketing – São Paulo: Pearson Prentice Hall, Site: ocial%20WaldyrGFortes.htm acesso em 04 de junho. ocial%20WaldyrGFortes.htm Sitehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Marketing_social#A_import.C3.A2n cia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o_no_marketing_social. Acesso em 04 de junho de cia_da_comunica.C3.A7.C3.A3o_no_marketing_social Artigo A COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO MARKETING SOCIAL:PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA A AFID site A%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA%20NO%20MARKETING %20SOCIAL.pdf acesso em 04 de junho de A%C3%87%C3%83O%20INTEGRADA%20NO%20MARKETING %20SOCIAL.pdf