GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
“ Quanto mais as organizações buscam flexibilidade e velocidade decisória, mais dependem das pessoas. Em decorrência, tornam-se mais dispostas a atender às expectativas e necessidades que elas manifestam. ” Joel S. Dutra
“ as pessoas, por seu lado, procuram satisfazer a um novo conjunto de necessidades: maior espaço para desenvolvimento profissional e pessoal manutenção da competitividade profissional, e exerc í cio da cidadania organizacional, pressionando a organização a se estruturar para tanto. ” Joel S. Dutra
MUDANÇAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O que é Gestão de Pessoas? É o conjunto de políticas e práticas definidas por uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Busca conciliar as expectativas da organização e das pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo.
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE NÃO SÃO MAIS DIFERENCIAIS. TORNARAM-SE NECESSIDADES DE SOBREVIVÊNCIA DAS ORGANIZAÇÕES AS ORGANIZAÇÕES SE DIFERENCIAM NO AMBIENTE EM QUE ATUAM E CRIAM VALOR PARA O CLIENTE, BEM COMO PARA O PÚBLICO EM GERAL, EM VIRTUDE DA SUA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS E DE INOVAÇÃO
EM QUE A GESTÃO POR COMPETENCIAS PODE CONTRIBUIR PARA O MEU CRESCIMENTO E DA FUNED? Quais são as minhas competências? Existe um modelo de Gestão por competências na Funed? Por que tenho conflitos relacionados ao meu fazer e como sou avaliado ? Dentre as minhas competências quais são importantes para meu trabalho na FUNED ? Atribuições e competências são a mesma coisa? Como posso demonstrar que sou importante nos processos internos? Por que, tantas vezes, sinto- me inadequado em meu trabalho, entre amigos, na sociedade? Como utilizar as ferramentas de RH na Gestão de Pessoas O que posso fazer para ter uma vida mais rica, feliz e produtiva? Como me relaciono com o ambiente f í sico e social?
Qual é a competência da Funed? Onde se localiza o conhecimento crítico para os processos chave da organização? Existem competências que poderiam ser melhor utilizadas? Para que a Funed quer um modelo de gestão por competências? Para quem a Funed quer este modelo? Qual é o sentido de mapear as competências da Funed? O que este mapeamento vem responder?
COMPETÊNCIAS COMPETÊNCIAS As competências combinam conhecimento e habilidade; representam tanto a base dos conhecimentos tácitos quanto o conjunto de habilidades, necessários para realização de ações produtivas. (Prahalad e Hamel, 1990)
CONCEITO DE COMPETÊNCIA Indivíduo Conhecimentos Habilidade Atitudes Organização socialeconômico Agregar Valor saber agir saber mobilizar saber transferir saber aprender saber se engajar ter visão estratégica assumir responsabilidades M.T. Fleury
CONCEITOS E PRESSUPOSTOS INICIAIS Utilização dos conhecimentos, habilidades e atitudes, no contexto de trabalho, que implica em uma contribuição efetiva da pessoa para o alcance dos objetivos da organização. CONHECIMENTOS: O saber em ação. Cursos de graduação e pós graduação, cursos profissionalizantes, cursos de extensão, cursos de informática, conhecimentos de manuais, rotinas e procedimentos HABILIDADES: Saber fazer. Capacidade demonstrada para desenvolver tarefas físicas e intelectuais (planejar, negociar, liderar, instrumentar, organizar,avaliar). ATITUDES: Querer fazer. Ação específica diante de um contexto ou situação (proatividade, comprometimento, dinamismo, concentração).
OBJETIVOS DA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS Identificar o perfil de competência dos funcionários para atender as necessidades da organização (possui e aplica; possui e não aplica; não possui e precisa aplicar; não possui e não aplica) Definir a lacuna entre o que a organização dispõe e aquilo que ela precisa desenvolver - necessidades para o futuro que vão garantir o alinhamento com o plano estratégico Proporcionar aos funcionários oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional. É um meio para encorajar a melhoria contínua
Competência ConhecimentoAprendizado Estratégia “Não há competência senão em ato” Le Boterf
Competências essenciais - Competências e atividades mais elevadas, no nível corporativo, que são chave para a sobrevivência da empresa e centrais para sua estratégia. Competências organizacionais - são as competências necessárias para execução das atividades de cada uma das principais funções da organização (produção, vendas, logística, geração de produtos e serviços, controles, etc). São competências coletivas, associadas às atividades- meio e às atividades-fim. Competências individuais - são as competências que os indivíduos mobilizam a fim de atender suas responsabilidades e atribuições, profissionais e gerenciais. Fonte: Mills et al. (2002) Classificação das Competências:
Pensamento estrat é gico Orienta ç ão para resultados Cultura da inova ç ão Lideran ç a Conhecimento sobre o cliente e o mercado Cultura da Qualidade
COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS PROATIVIDADECOMUNICAÇÃO LIDERANÇA APRENDIZADO VISÃO ESTRATÉGICA CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CAPACIDADE DE ANÁLISE ADAPTABILIDADE NEGOCIAÇÃO TRABALHO EM EQUIPE
COMPETÊNCIA DE LIDERANÇA Capacidade de influenciar e conduzir pessoas para alcançar objetivos profissionais e sociais. CONHECIMENTOSHABILIDADES ATITUDES Técnicas de Comunicação Técnicas de Negociação Técnicas de Motivação Conhecer a Equipe Conhecimento do Cliente Técnicas de Planejamento Noções de Orçamento e Finanças Conhecer a Organização Gerenciar Equipes Administrar Conflitos Motivar Delegar Peticionar Orientar e Ensinar Persuadir e Convencer Feedback Comunicação Expor Idéias com Clareza Dialogar Apresentar em Público Poder de Síntese Capacidade de Realização Administrar Tempo Autoconfiança Disciplina Decisão Objetividade Orientar e ensinar Fluência Agilidade de Raciocínio Carisma Flexibilidade Versatilidade Boa Memória Criatividade Concentração Bom Humor Auto-confiança Empatia
Qual a rela ç ão entre Gestão por Competências com os crit é rios de Excelência em Gestão (SGI)? A gestão de competências busca a excelência na Gestão de Pessoas. Como? Identificando as competências que uma fun ç ão precisa e as competências que o funcion á rio possui. Fazendo o cruzamento das informa ç ões apuradas Identificando a lacuna entre o que a Funed possui e o que ela precisa para tra ç ar um plano de desenvolvimento espec í fico (escada) para cada servidor.
Qual a rela ç ão entre Gestão por Competências com Excelência em Gestão? alinhando as ferramentas de gestão de pessoas com as ferramentas de gestão institucional (metas e indicadores): Ferramentas de gestão de pessoas 1. Gestão por Competências / Manual de Cargos e Funções 2. Levantamento de Necessidades de Treinamento 3. PGDI/AED-ADI 4. Escada de Desenvolvimento 5. Avaliação de Treinamentos (SAEC) 6. Pesquisa de Clima Organizacional 7. Recrutamento e Seleção
Desenvolvimento profissional na função CompetenciasCompetencias Habilidades Conhecimentos Atitudes GESTÃO DO DESEMPENHO