EMPRESAS VIRTUAIS Sua Estrutura Mercados Eletrónicos Redes Dinâmicas de empresas e cadeias de suprimentos que juntaram-se através de uma variedade de Mercados.

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EMPRESAS VIRTUAIS Sua Estrutura Mercados Eletrónicos Redes Dinâmicas de empresas e cadeias de suprimentos que juntaram-se através de uma variedade de Mercados Eletrónicos que suportam negócios através de redes de alianças informais, intermediários, parcerias, contratos e preços dinâmicos.

eNegócios “Negócios possibilitados pela Internet” O alicerce do eNegócios é a criação das empresas virtuais dinâmicas que se organizam e se re-estruturam continuamente por si mesmas.

EMPRESA VIRTUAL Observação Empresas Virtuais transferem o controle dos intermediários para os consumidores.

ATENÇÃO! Em eNegócios o cliente não é rei : ditador ele é um ditador, pronto a abandoná-lo através de um click.

A Essência Da Competição Hoje A competição hoje realiza-se entre modelos de negócios, e não entre cadeias de suprimentos, empresas reais, ou produtos.

S erviços L ogísticos I I ntegrados P lanetários Na Logística o futuro pertence as companhias que oferecem

Mudanças Logísticas Induzidas Pela TI Substitui companhias de serviços parciais pelos SLIPs Altera organizações de pirâmides para redes Elimina intermediários físicos através de novos canais Elimina transporte e manuseio de vetores de informação Aumenta as entregas diretas para consumidores e lojas Explora co-gerenciamento de estoques Facilita o adiamento de processos Otimiza localização de capacidades de processos Aumenta a granulosidade dos despachos Substitui o gerenciamento diário de veículos individuais, pelo gerenciamento de frota em tempo real.

GERENCIAMENTO DE SISTEMAS Fatores Chave para o Sucesso O sucesso de um sistema de gerenciamento depende GENTE : acima de tudo da GENTE : –Cultura e Organização –Motivação e Espírito –Educação e Treino Ele também depende dos Processos, Metodologias e Software : –Qualidade técnica –Recursos de informação.

O Futuro do eNegócios A tempestade que se aproxima - a real turbulência - ocorrerá quando milhares e milhares de instituições que existem hoje, utilizarem o poder de processamento e infra-estrutura de comunicação globais da Internet para se auto-transformarem. Lou Gerstner Chairman, IBM

Ambientes Logísticos e Internet(Parte II) Conceito de portal Desafios da logística com a internet O ciclo do pedido na WEB Seleção de operadores Monitoramento e controle logístico Comparativo de custos e serviços O canal WEB Iniciativas para o portal(exemplos)

Negócios On Line Logística: um diferencial estratégico no B2B Negócios On Line Logística: um diferencial estratégico no B2B

COMÉRCIO ELETRÔNICO B2C – Business to Consumer ( negócios entre empresas e consumidores) B2B – Business to Business ( negócios entre empresas)

COMÉRCIO ELETRÔNICO C2B – Consumer to Business ( negócios entre consumidores e empresas) C2C – Consumer to Consumer (negócios entre consumidores)

Desafios da Logística com a Internet A internet está permitindo a evolução do supply chain para formatos mais dinâmicos:  Cadeia de suprimentos linear;  Capacidade e estoques dimensionados para compensar a baixa visibilidade;  Otimização dos recursos da empresa;  Usuários / demandas conhecidos;  Processos / sistemas rígidos;  Lead time longo;  Rede de suprimentos (não linear);  Troca de estoques por informação e racionalização do uso de capacidades;  Colaboração inter-empresas;  Usuários / demandas desconhecidos;  Processos / sistemas flexíveis;  Lead time curto; E-hub Supply chain tradicional

Desafios da Logística no Portal Além dos impactos da Internet, as características de atuação do portal, impõem à logística um desafio ainda maior de desenvolver e gerenciar soluções para atender a necessidades, tais como: –Múltiplos setores; –Número de SKUs (mais de 15 mil itens cadastrados); –Catálogo de produtos sem todas as informações necessárias à logística; –Níveis de serviço diferenciados; –Múltiplos operadores logísticos; –Práticas de transporte usuais das indústrias; –Integração com parceiros;

O Ciclo do Pedido na Web

Monitoramento e Controle Logístico Um sistema de monitoramento e controle das operações logísticas, abrangendo dimensões de serviço ao cliente e custos, deve considerar: –Foco no Cliente - dimensões de serviço relevantes tais como: disponibilidade do produto, tempo de ciclo, consistência do prazo de entrega, status dos itens do pedido e entrega física; –Visão do Ciclo do Pedido - monitoramento do conjunto de atividades que se inicia com a efetivação do pedido passando pelo controle do status de cada item deste pedido ao longo da cadeia de suprimentos; –Mensuração do Processo x Empresas Envolvidas na Operação – direciona a ação para redução do custo total e excelência na prestação de serviço aos Compradores;

Mercado Colaborativo Redução de custos e aumento de eficiência através da integração de processos de negócios Enterprise Resource Planning Enterprise Resource Planning Mail Telefone Fax Colaboração na “e-Community” Colaboração na “e-Community” Múltiplas empresas tornam-se uma unidade virtual, na qual processos colaborativos fluem entre elas de um modo que cada uma contrubui com o que tem de melhor Integração na cadeia de suprimentos aumenta a eficiência Cria uma dinâmica de transação inter- empresas bastante simplificada, com baixo custo, possibilitando informações de demanda em tempo real. Cooperação entre Empresas Cooperação entre Empresas EDI

Funcionalidades de um Sistema de Informações Logísticas A)Os sistemas no nível transacional correspondem a um conjunto de regras formais, comunicações interfuncionais, um grande volume de transações e um foco operacional nas atividades do dia-a-dia da empresa. B) As informações no nível do controle gerencial são caracterizadas por um enfoque crítico, tático e de médio prazo, que visa avaliar o desempenho passado e identificar alternativas. C)As decisões no nível do planejamento estratégico, são mais abstratas e com ênfase no longo prazo.

Funcionalidades de um Sistema de Informações Logísticas Planejamento Estratégico Análise de Decisão Controle Gerencial Formulação de Alianças Sistema Transacional Desenvolvimento e aperfeicoamento de Capacitações e oportunidades Análise do serviço ao cliente focada e baseada no lucro Programação e roteamento de veículos Gerenciamento e níveis de estoque Configurações de redes / instalações Integração vertical / Terceirização Mensuração financeira Custos Gerenciamento de ativos Mensuração de serviço ao cliente Mensuração da produtividade Mensuração da qualidade Entrada de pedidos Alocação de estoque Separação de pedidos Expedição Formação de preços e emissão de fatura Pesquisa entre os clientes

tt FIM

REVISÃO PROVA AV2 5 questões valendo 6 pontos sendo as quatro primeiras valendo 1 e a última valendo 2 pontos. 1ª e 2ª questão será sobre Funcionalidades de um Sistema de Informações Logísticas; 3ª questão será sobre mercados colaborativos; 4ª questão será sobre comercio eletrônico; 5ª Avaliação do desempenho no armazém; 6 ª gerenciamento de sistemas fatores chave para o sucesso.

REVISÃO PROVA AV2 Um terminal de cargas trabalho ininterruptamente, durante 2 turnos, das 07h às 24h, operando com 3 empilhadeiras com capacidade para 10 toneladas. a) a empilhadeira 1 esteve parada das 07h às 09h, das 13h15 às 14h15, das 19h às 20h, sendo recolhida às 24h; b) a empilhadeira 2 trabalhou das 08h35 às 15h35, quando foi reabastecer, retornando às 16h30, prosseguindo no trabalho até 19h30, reiniciando às 20h20 e dispensada às 24h; c) a empilhadeira 3 trabalhou das 08h às 16h e das 18h30 às 23h50.

REVISÃO PROVA AV2 Qual foi a taxa de operacionalidade dos de equipamentos? Qual foi a taxa de operacionalidade do equipamento “b”? Qual foi a taxa média de operacionalidade dos equipamentos? Qual foi o equipamento que apresentou a menor taxa de operacionalidade e qual foi a taxa?