XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal.

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XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Acompanhamento da elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico Glenda Barbosa de Melo Bruno Lopes de Assis

XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Roteiro: Introdução Metodologia Resultados Discussão Conclusões

Introdução Elaboração de Plano Municipal de Saneamento Básico Lei nº , de 05 de janeiro de 2007; Decreto nº 7.217, de 21 de junho de 2010 – dezembro/2010; Decreto nº 8.211, de 21 de março de 2014 – dezembro/2015.

Introdução O Governo Federal disponibilizou recursos públicos e promoveu capacitação para elaboração de PMSB; Funasa formalizou 606 convênios para repasse de recursos públicos entre 2009 e 2012 e promoveu 48 oficinas de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico; Entre os 606 convênios celebrados com a Funasa, nem 10% concluíram a elaboração do PMSB até dezembro de 2014; Na Bahia foram celebrados 33 convênios de elaboração de PMSB ( ), dos quais 3 cancelados, 28 encontram-se em andamento e apenas 2 foram concluídos até dezembro de Até dezembro de 2014 a maioria dos municípios brasileiros não elaboraram o PMSB;

Introdução Principais limites de dificuldades dos municípios:  Baixa capacidade institucional de estados e municípios;  Carência de técnicos e profissionais nos municípios e em empresas de consultorias;  Falta de domínio da legislação;  Não compreensão do município no processo de elaboração do PMSB;  Transição de mandatos eletivos;  Expectativa de prorrogação de prazo;  Carência de participação de instâncias colegiadas e dos movimentos sociais;

Introdução Iniciativas da Funasa: 1.Disponibilização de recursos públicos por meio de seleção pública para elaboração de PMSB. 2.Elaboração de Termo de Referência (TR) para orientar o município conveniado no processo de elaboração de PMSB e procedimentos relativos à formalização do convênio e seu acompanhamento pelas superintendências estaduais. 3.Descentralização de capacitação e elaboração do PMSB com entidades sem fins lucrativos. Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica-NICT  Gerencia, coordena e acompanha a execução dos convênios.  Autoriza o repasse de recursos após a avaliação e aprovação técnica integrada dos produtos elaborados de acordo com os requisitos mínimos exigidos no TR.

Introdução Objetivos  Divulgar o processo de acompanhamento de elaboração de PMSB de Municípios e um Consórcio Público.  Contribuir para melhorar os processos e a elaboração de PMSB com recursos da Funasa ou de outras fontes de recursos.

Metodologia Organização:  Apoio efetivo da superintendência;  Coordenador;  Reuniões periódicas para socializar o acompanhamento dos convênios, trocar informações e experiências, debater problemas e encontrar soluções e ampliar os conhecimentos;  Definição de responsáveis por cada convênio por proximidade geográfica;  Análise e parecer integrado dos produtos;  Participação na oficina de Política e Plano Municipal de Saneamento Básico. Composição:  Ampliação de 09 para 33 membros;  16 engenheiros(as);  16 profissionais das áreas de educação em saúde ambiental;  01 profissional da área de convênios. Nict-BA Ações diferenciadas:  Apoio ao município durante a sensibilização da população;  Presença em todas as reuniões do Comitê de Coordenação e eventos públicos.

Metodologia Município garante Metodologia Participativa no processo de elaboração do PMSB

Metodologia Acompanhamento Pontual pelo Nict Análise e aprovação de produtos: 1.Cópia do ato público do Poder Executivo com formação dos membros dos Comitês 2.Plano de Mobilização Social 3.Relatório de Diagnóstico Técnico Participativo 4.Relatório de Prospectiva e Planejamento Estratégico 5.Relatório de Programas, Projetos e Ações 6.Plano de execução 7.Minuta do Projeto de Lei para instituição do PMSB 8.Relatório sobre os Indicadores de Desempenho do PMSB 9.Sistema de Informações em Saneamento 10.Relatório final do PMSB 11.Relatórios Mensais

Resultados Reuniões internas:  Entre 2012 a 2014 – 04 reuniões;  Definição de prazos de análises dos produtos - 15 a 30 dias;  Apoio ao município durante a sensibilização da população;  Orientação para aperfeiçoamento da elaboração dos Planos; Ações diferenciadas:  Participação em todas as reuniões do Comitê de Coordenação;  Participação em todos os eventos públicos.  Apoio ao município durante a sensibilização da população; Nict-Ba

Resultados Celebrados: 33 (1 com um consórcio público) Cancelados: 3 Concluídos: 2 Em andamento: 28 Convênios celebrados com a Funasa para a elaboração de PMSB A maioria (20) só receberam a 1ª parcela (50%) dos recursos; Todos já extrapolaram os prazos de elaboração - 08 meses (municípios com população até 20mil hab.) e 10 meses (municípios com população entre 20 e 50 mil hab.).

Resultados Aumento do interesse dos municípios pelo PMSB à medida que se aproximava o final do prazo inicial (dezembro/2013 – decreto nº 7.217/2010). Planos de Trabalho dos primeiros demoraram mais tempo para aprovação. Baixo valor dos pleitos dos primeiros convênios (2009 e 2010) – entre R$ ,00 e R$ ,00

Resultados Evolução da elaboração do PMSB em 28 municípios ProdutoMunicípi o A - Ato público para formação dos Comitês 19 B - Plano de Mobilização Social 16 C – Diagnóstico Técnico-Participativo 10 D – Prospectiva e Planejamento Estratégico 04 E – Programas, Projetos e Ações 03 F – Plano de Execução 02 G- Minuta de PL do PMSB 02 H – Indicadores de desempenho 02 I - SIMISA 02 K- Relatórios finais do PMSB02

Discussão Municípios despreparados para elaborar PMSB: Não possuem cultura do planejamento; Não compreendem a responsabilidade por elaborar um PMSB; Produtos entregues ao Nict-Ba com várias inconsistências; Municípios levam muito tempo para corrigir as pendências, implicando em desestímulo na mobilização.

Discussão Dificuldades que implicam em não cumprimento dos prazos: Baixa qualidade dos produtos; Falta de profissionais nas prefeituras; Falta de comprometimento dos municípios; Atraso nos processos licitatórios; Dificuldade na criação dos Comitês – perfis inadequados dos membros; Desistência das empresas contratadas; Dificuldade de obtenção das informações do prestador de serviço de água e esgoto; Quantidade insuficientes de membros do Nict-Ba – outras atribuições na Funasa; Grandes dimensões geográficas da Bahia – deslocamento dos técnicos do Nict-Ba.

Discussão Avanços por conta do Acompanhamento do Nict-Ba: Melhoria na qualidade dos produtos ao longo da elaboração dos PMSB’s; Criação de um padrão de mobilização – apoio da equipe de Educação em Saúde da FUNASA; Sensibilização dos gestores quanto à importância do PMSB; Sentimento de amparo pelo Governo Federal da população; Incentivo ao Controle Social.

Conclusões A dinâmica de acompanhamento pelo Nict-Ba é positiva, passível de replicação e aprimoramento. O município sai fortalecido quando se envolve no processo. O processo de elaboração do PMSB propicia a inclusão da cultura do planejamento; promove maior conhecimento dos gestores ao panorama municipal do saneamento básico e aos anseios da população. Os eventos de mobilização provocam o interesse pelo controle social. A elaboração de PMSB pode ser mais célere se for prioridade do Prefeito(a). A disponibilização de recursos públicos financeiros não é condição suficiente para municípios até 50 mil habitantes, no estado da Bahia, elaborarem o PMSB de acordo com a legislação. Não há condições suficientes nos municípios até 50 mil habitantes, no estado da Bahia, para a elaboração do PMSB sem o acompanhamento técnico integrado dos profissionais da Funasa.

XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - MG Obrigada! Glenda Barbosa de Melo