B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social. Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4.ª edição Paulo Roberto Moraes.
Advertisements

Aquecimento solar em Belo Horizonte Secretaria Municipal de Meio Ambiente SMMA/PBH Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência – CMMCE/PBH.
Principais resultados do Censo da Educação Superior 2014 BRASÍLIA – DF | NOVENBRO 2015 Censo da Educação Superior 2014.
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Cadastro Único Para Programas Sociais Secretaria Nacional de Renda.
O RETRATO DOS NOVOS CONSUMIDORES BRASILEIROS Pesquisa da Revista EXAME (Abril / 2008) Nos dá Conta Das Transformações Ocorridas no Perfil Dos Consumidores.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
PNAD 2013 Trajetória da Extrema Pobreza. Todas as taxas de extrema pobreza calculadas por diferentes instituições convergem ao longo dos anos.
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO Crescimento da população: Até 1930 – aumento com a contribuição dos imigrantes; 1934 – “Lei de Cotas” – limitações à entrada de.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
População brasileira: rumo a estabilidade demográfica Atualidades/Geopolítica Prof. Reginaldo.
SANEAMENTO, SAÚDE E EDUCAÇÃO EM MUNICÍPIOS CEARENSES: UMA ANÁLISE COMPARATIVA JOSÉ GARCIA ALVES LIMA CARLOS VANGERRE DE ALMEIDA MAIA MARIA JANAINY COSTA.
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Audiência Pública CPI do Assassinato de Jovens Negros Samira Bueno Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
 Abrange Bahia e Pernambuco, é composto por 13 municípios.  A porção pernambucana é composta por 07 municípios;  A metodologia DET abrange apenas 06.
 Proposta Curricular de Santa Catarina - Todos os Cadernos  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei nº 9.394, de 20/12/1996  Lei.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN “Prêmio Água e Saneamento – FEMSA.
P ROGRAMAÇÃO R EGIONAL. A televisão é o segundo item mais importante na casa do brasileiro(*): Fogão98,6% Televisão96,9% Geladeira95,8% Rádio83,4% Computador42,9%
Inclusão digital e desenvolvimento André Urani IETS e IE-UFRJ 46 o Painel Telebrasil Florianópolis, 30 de maio de 2003.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
Ademar da Luz Filho André Luiz dos Santos Durvalina Madalena de Sá José de Ribamar de Souza Andrade José Orlando Lima de Morais Marabá-PA 2013 ANÁLISE.
Avaliação da qualidade de vida à escala local questões metodológicas questões metodológicas SEMINÁRIO “OCUPAÇÃO DISPERSA DO TERRITÓRIO URBANO” 7 de Março.
Errando o Alvo Gastos Sociais no Brasil José Márcio Camargo Professor do Departamento de Economia – PUC/Rio.
GEOGRAFIA POLÍTICA – EPUFABC 2016 PROF.º ALAN NERIS.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA - BRASIL Secretaria da Administração do Estado da Bahia GESTÃO DE PESSOAS.
CONSUMO DE ÁGUA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL
Programa Nacional de Controle do Tabagismo Programa Nacional de Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco(PNCTFR) nas Escolas e outros Fatores de.
Desafios da Mobilidade Urbana Dezembro 2013 Ministério das Cidades SEMOB – Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana.
Crescimento Populacional. Conceitos: Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Crescimento Vegetativo; Taxa de fecundidade; Migrações;
IBGE – Brasil 2010 Indicadores De Desenvolvimento Sustentável Dimensão Econômica.
Marcio Pochmann Presidente do IPEA Brasília, 10 de agosto de 2011 Equidade fiscal no Brasil.
OS DESAFIOS DO ACESSO AO SANEAMENTO NO BRASIL. Entidade civil sem fins lucrativos, que há 30 anos atua na defesa dos interesses das associadas e desenvolve.
Primeiras Análises da PNAD 2008: Educação Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Jorge Abrahão de Castro Diretor da Diretoria de Estudos.
PANORAMA DA SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NO ESTADO DE MATO GROSSO. EQUIPE: Tânia Maria do Rosario Ediane Ferreira Guimarães Eliacir Pedrosa.
População brasileira Indicadores das características da estrutura da brasileira Idade e gênero – Pirâmide Etária escolaridade – Taxa de analfabetismo.
46ª. ASSEMAE Jaraguá do Sul - SC 16 à 20 de maio de 2016 INDICADORES DE SAÚDE E AMPLIAÇÃO NA COBERTURA DE SANEAMENTO BÁSICO NA REGIÃO SUDESTE.
AS POTENCIALIDADES ECONÔMICAS DO ESTADO DE GOIÁS E O SEU ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO Prof. Paulo Borges Campos Jr 28 de Novembro de 2013.
Desigualdades na Escolarização Oficina do Observatório da Equidade 3º RELATÓRIO de Observação Ana Lucia Saboia Comitê Técnico do Observatório da Equidade.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social - Segurança Pública.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
La educación pública en Brasil en los gobiernos de los últimos años. Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Brasil.
AUDIENCIA PÚBLICA (05 de novembro de 2013) “Mecanismos de Financiamento de Políticas de Universalização do Saneamento Básico no Brasil” Newton L. Azevedo.
Estrutura da População 2º EM – 2015 Jeferson. Composição por faixa etária da população brasileira % idosos 25,6% jovens 64,4% adultos.
A Questão da Diversidade na Base Nacional Comum Curricular
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
B RASIL 2035 Dimensão Territorial Tendências. Aumento do conflito entre uso e conservação dos recursos naturais Uso da Terra - Brasil Fonte:
B RASIL 2035 Tendências – Dimensão Econômica Brasil 2035 – Construindo hoje o país de amanhã.
DINÂMICA DE POPULAÇÃO MUNDIAL. CONCEITOS BÁSICOS POPULAÇÃO ABSOLUTA: total de habitantes de um lugar. DENSIDADE DEMOGRÁFICA: medida de habitantes por.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
Mercado de Trabalho Inflação FEA-USP – Abril de 2016 Disciplina: EAE 206 – Macroeconomia I Monitora: Graziella Magalhães.
Fortaleza, Ceará 22 de junho de Concepção Geral Governo assumiu compromisso claro: Superar a Extrema Pobreza até 2014 Linha Oficial de Extrema Pobreza.
MINISTÉRIO DO TRABALHO Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados Audiência Pública Impacto econômico.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
MEDIDAS E INDICADORES EM SAÚDE COLETIVA
CPI do ASSASSINATO de JOVENS Senado Federal Brasília, 18 de maio de 2015.
Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.
Noções Básicas sobre Data 00/00/00 25ª OFICINA DE TRABALHO INTERAGENCIAL DA RIPSA Busca ativa, Censos Demográficos e Pesquisas Domiciliares: potencialidades.
Agenda Social: Consolidação e Avanços Transferências Públicas Marcelo Neri FGV Social/CPS e EPGE IDP Brasilia, 29 de Junho de 2016.
A Crise de Audiência no Ensino Médio. INSTITUTO O QUE É O INSTITUTO UNIBANCO? Nossa missão: CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JOVENS EM SITUAÇÃO.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

B RASIL 2035 Tendências - Dimensão Social

Envelhecimento da população com impacto nos serviços de atendimento Índice de envelhecimento da população Taxa de fecundidade no Brasil: Idosos dependentes de cuidados prolongados: Aumento de 30 a 50% entre 2010 e 2020 (Camarano e Kanso, 2010) Idosos na população total 2000: 5,6% 2015: 7,9% 2030: 13,4% (IBGE) 64% Queda da taxa de fecundidade entre 1970 e 2010 (IBGE) Fonte: IBGE IBGE

Redução do tamanho das famílias e novos arranjos familiares com impacto na demanda por habitação Fonte: Dados do Censo do IBGE. Elaboração Ipea. Evolução da população, domicílios e famílias a 2010 (% acumulado) 2000 a 2010: População brasileira cresceu 12,3% 2000 a 2010: Domicílios particulares aumentou 26,2% 1980 a 2010: Pessoas (em média) /domicílio  1980: : a 2009: Domicílios unipessoais (%)  Em 1992: 11,6% em 2009: 16,4% (IBGE; PNAD de 1992 e 2009)

Mudança na estrutura etária da população economicamente ativa e aumento da idade da PEA População brasileira por faixa etária: (%) PEA de 50 anos ou mais por idade e sexo: (%) Fonte: IBGE e Camarano (2014) Fonte: Camarano, Kanso e Fernandes (2014)

Aumento da participação feminina na PEA Taxa de participação agregada (%) e por sexo: 1992 – 2012 Fonte: PNAD/ IBGE; Barbosa (2014) a 2012: Aumento da taxa de participação feminina na PEA  1992: 51,2% 2009: 59,0% 1992 a 2012: Diminuição da participação masculina Mulheres Homens Total M H

Aumento do nível de escolaridade da população brasileira Taxa de analfabetismo 1991: 19,33% 2000: 12,84% 2013: 8,5% (DataSUS/ IBGE) População com ensino médio 1991: 13,8% 2000: 19,7% 2013: 49,5% (IBGE/ PNUD) População com ensino superior 1991: 3,6% 2000: 4,3% 2010: 7,6% (IBGE) Distribuição da população por nível educacional: 2010 – 2025 (IBGE) Homens Mulheres Homens Mulheres Superior Médio Fundamental Fundamental – inicial Sem

Aumento do uso de tecnologias na educação Matriculados em EAD (ensino superior) 2000: 1, 7 mil 2005: 114 mil 2014: 3,8 milhões 2010: 15% 2015: 27% Professores de escolas públicas que participam de atividades de formação continuada tanto na forma presencial como a distância. Fonte: CGI (2015) Fonte: Censo EAD, ABED (2015) Fonte: CGI (2015)

Manutenção da infraestrutura urbana deficiente: - crescente demanda por habitação, - aumento da demanda por mobilidade urbana Fonte: Ipea, Participação do transporte público em viagens nas RMs (%) Capitais População em habitações subnormais (%) São Paulo 20 BH 20 Rio de Janeiro 20 Salvador 33 Fortaleza 28 Goiânia 13 Belém 50 Recife 40 Elaboração própria. Dados do Ministério das Cidades (2009) População das principais capitais de UFs em habitações subnormais: 2010 (%) Tempo médio do deslocamento casa-trabalho (minutos) 37,940,3 Pessoas com deslocamento casa- trabalho - superior a uma hora (%) 15,719,0 Deslocamentos casa-trabalho nas 10 principais RMs brasileiras Elaboração própria. Dados PNAD/ IBGE/ Ipea.

Crescente demanda por recursos hídricos e saneamento básico Esgoto tratado em relação ao total coletado: (%) Consumo de água per capita e perda no processo de distribuição (%)

Ocorrência de eventos climáticos extremos afetando o desenvolvimento social e econômico Comparativo de ocorrências entre décadas: 1990 e 2000 Fonte: CEPED/ UFSC (2012)