COINF - 2010 Evangelização Espírita Infantil.. O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ELEMENTOS DO PROCESSO ENSINO - APRENDIZAGEM
Advertisements

Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
UNIVERSIDAD PINAR DEL RIO Hermanos Saiz Montes de Oca Modelo curricular para a educação de ensino médio nas escolas rurais no estado de Mato Grosso Brasil.
Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
PROGRAMA DE APOIO E PROMOÇÃO DA FAMILIA S.O.S.AÇÃO PASTORAL PRIORIDADE Famílias em situação de vulnerabilidade: Fundamentadas na proposta do Fundador.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
O QUE É FICHAMENTO? É uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto.
Ciência Política e Direito Constitucional ECTS: 7 Horas de contacto: 45 T + 30 TP + 6 OT Horas de trabalho total: 189 Administração Pública.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
Nas Escolas SOFTWARES EDUCACIONAIS. Introdução: Dentre as diversas ferramentas que auxiliam os educandos no processo de aprendizagem tem-se o computador.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
COINF – ANO 2010 A EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO-JUVENIL NO CONTEXTO DO MOVIMENTO ESPÍRITA 1.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
O rly Z. Mantovani de Assis Rua Cel. Quirino, 870 apto 101 – CambuíCep: – Campinas - SP Laboratório de Psicologia Genética Faculdade de Educação.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Estrutura de Projetos de Pesquisa Disciplina: Técnicas de Pesquisa em Economia.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS – DCHT - CAMPUS XVI – IRECÊ/BA PEDAGOGIA: DOCÊNCIA E GESTÃO DE PROCESSOS.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Pontos Principais da Doutrina Espírita
O REINO DE DEUS: PRIORIDADE DE CADA MEMBRO DA FAMÍLIA Osvaldo Zalewska 09/02/
Formação Continuada ISFP – SJC 2º semestre de 2015 Equipe de formação continuada Campus São José dos Campos.
Estudo Mensal de Junho de
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Planejar Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Sistema para reserva de salas informatizadas via web Saulo Alexandre Corrêa Orientador: Oscar Dalfovo WAITAHA - Sistema para reserva de salas informatizadas.
INCLUSÃO E GESTÃO ESCOLAR Brasília – março de 2010.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
O DESAFIO DA QUALIDADE NA EVANGELIZAÇÃO ESPÍRITA INFANTO- JUVENIL O termo QUALIDADE e seus usos no campo das ações sociais A questão da QUALIDADE e a prática.
O PPP e a construção de PPCs no IFPA Elinilze Guedes Teodoro - PROEN.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
SOCIOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO História dos precursores da sociologia Luciano Mendes.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Viver é ter consciência da realidade que se esconde atrás da aparência. É ver além dos cinco sentidos. É enxergar com os olhos da alma...
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
LIÇÃO 7 A VIDA SEGUNDO O ESPÍRITO Prof. Lucas Neto.
Fundamentando a Prática de Avaliação: Em busca de seu sentido Profa. Dra. Maria de Fátima B. Abdalla
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

COINF Evangelização Espírita Infantil.

O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando e dá ênfase tanto ao método quanto ao conteúdo”. 3. “O Processo de ensino-aprendizagem compreende a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, a definição do plano de formação, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto”. (CF. DB - MERCOSUL)

Processo Ensino-Aprendizagem na Evangelização Espírita Infantil Jesus : -Exemplo -Situações concretas realidade do educando. Kardec: -Pedagogia baseada na liberdade; -Na observação e análise dos fenômenos - Do simples para o complexo -Do concreto para o abstrato -No amor O processo pedagógico utilizado no Currículo proposto pela FEB está baseado em dois educadores: -Utilizou a objetividade e a clareza -A lógica e o raciocínio reto -Linguagem apropriada e inteligível

1. A FAMÍLIA: “Qual, para este (o Espírito), a utilidade de passar pelo estado de infância? - Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante este período é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos educá-lo” – O Livro dos Espíritos, Q. 383

2. O MEIO SOCIAL:  “O isolamento absoluto é contrário à lei da Natureza: por isso o homem busca viver em sociedade. Isolado, não lhe é possível progredir por não dispor de todas as faculdades.  A convivência com os outros homens é que lhe faculta a elaboração do conhecimento.  Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.” - Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil

3. O EVANGELIZADOR: Como facilitador/mediador deve reunir determinadas características:  Conhecer os conteúdos doutrinários;  Ser referencial de comportamento ético à luz dos ensinamentos de Jesus;  Estar convencido da contribuição da Evangelização para a transformação moral da Humanidade;  Ter entusiasmo pela tarefa;  Conhecer o currículo da Evangelização e sua inserção no MOVESP;  Saber escolher metodologias que possibilitem ao evangelizando construir, elaborar e expressar seu conhecimento;  Ter sensibilidade para se avaliar como mediador entre o conhecimento e a criança.

4. OS CONTEÚDOS: “Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador a fim de que os que entram vejam a luz.” (Lucas, 11:33).

5. O EVANGELIZANDO:  “A infância, pois, representa uma bênção ao Espírito reencarnante e uma oportunidade valiosa de transformação superior. Oportunidade que o amor e a sabedoria do Pai oferecem ao filho....  A flexibilidade do Espírito durante a infância o torna mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, conforme nos ensinam os Espíritos.” Walter Oliveira Alves – Educação do Espírito, Introdução à Pedagogia Espírita, IDE

Evangelização: Elementos do Processo Ensino – Aprendizagem. MeioSocial Meio SocialConteúdos Evangelizando FamíliaEvangelizador

Mariúcia Eunice Nazaré Fernanci