COINF Evangelização Espírita Infantil.
O Que é o Processo Ensino - Aprendizagem ? 2. “O Processo de ensino-aprendizagem está centrado no educando e dá ênfase tanto ao método quanto ao conteúdo”. 3. “O Processo de ensino-aprendizagem compreende a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, a definição do plano de formação, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto”. (CF. DB - MERCOSUL)
Processo Ensino-Aprendizagem na Evangelização Espírita Infantil Jesus : -Exemplo -Situações concretas realidade do educando. Kardec: -Pedagogia baseada na liberdade; -Na observação e análise dos fenômenos - Do simples para o complexo -Do concreto para o abstrato -No amor O processo pedagógico utilizado no Currículo proposto pela FEB está baseado em dois educadores: -Utilizou a objetividade e a clareza -A lógica e o raciocínio reto -Linguagem apropriada e inteligível
1. A FAMÍLIA: “Qual, para este (o Espírito), a utilidade de passar pelo estado de infância? - Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante este período é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos educá-lo” – O Livro dos Espíritos, Q. 383
2. O MEIO SOCIAL: “O isolamento absoluto é contrário à lei da Natureza: por isso o homem busca viver em sociedade. Isolado, não lhe é possível progredir por não dispor de todas as faculdades. A convivência com os outros homens é que lhe faculta a elaboração do conhecimento. Vivenciando os princípios espíritas, evangelizando, evangelizador e família se integrarão com o meio social mais amplo, contribuindo para a construção de um mundo mais evangelizado.” - Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil
3. O EVANGELIZADOR: Como facilitador/mediador deve reunir determinadas características: Conhecer os conteúdos doutrinários; Ser referencial de comportamento ético à luz dos ensinamentos de Jesus; Estar convencido da contribuição da Evangelização para a transformação moral da Humanidade; Ter entusiasmo pela tarefa; Conhecer o currículo da Evangelização e sua inserção no MOVESP; Saber escolher metodologias que possibilitem ao evangelizando construir, elaborar e expressar seu conhecimento; Ter sensibilidade para se avaliar como mediador entre o conhecimento e a criança.
4. OS CONTEÚDOS: “Ninguém, depois de acender uma candeia, a põe em lugar escondido, nem debaixo do alqueire, mas no velador a fim de que os que entram vejam a luz.” (Lucas, 11:33).
5. O EVANGELIZANDO: “A infância, pois, representa uma bênção ao Espírito reencarnante e uma oportunidade valiosa de transformação superior. Oportunidade que o amor e a sabedoria do Pai oferecem ao filho.... A flexibilidade do Espírito durante a infância o torna mais acessível às impressões que podem modificar sua natureza e fazê-lo progredir, conforme nos ensinam os Espíritos.” Walter Oliveira Alves – Educação do Espírito, Introdução à Pedagogia Espírita, IDE
Evangelização: Elementos do Processo Ensino – Aprendizagem. MeioSocial Meio SocialConteúdos Evangelizando FamíliaEvangelizador
Mariúcia Eunice Nazaré Fernanci