Estratégia de Operações Proposta de Modelo de Negócios Inovador Grupo: Júlia Recamon de Melo Leonardo Fagundes de Brito Valter Cavalcante Lourenço.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Estratégica Conceitos
Advertisements

Estratégias da Produção
Profª: Rozani A. Braunn COMPRAR PARA VENDER. VENDER PARA LUCRAR Profª: Rozani A. Braunn
AULA 8 – ANÁLISE DA OFERTA
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Módulo 4 Formulação de Estratégias
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Análise do Meio Ambiente
Regional Clusters and Firm Strategy
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Marketing para EMPREENDORES
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
Logística e Gerenciamento da
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Unidade 02 GRUPO O Subgrupo 02.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PREÇO – O que é e como fazer?
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Grupo 14I: Jessica Magalhães Larissa Castro Larissa Gonçalves
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
Plano de Negócios Apostila 5 – Parte
INSERIR NOME DA EMPRESA E LOGOMARCA
OBJETIVO: Desenvolver um sistema próprio de ensino bilíngue posicionando o Colégio AZ entre as melhores instituições da região. Na sequência, difundir.
Bernadete dos Anjos Leonardo Ferraz.
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Gerencia da Informação Cerutti – IES Gerenciar a tecnologia da informação? É importante entender os usos estratégicos da TI e como para aplicar.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS – 7ADN1
O Armazenamento.
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Seminário Avançado - Eletiva A
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
As Cinco Forças Competitivas
Douglas Pereira da Silva
1 Segmentos de Clientes Após definir seu Público Alvo, divida-os em segmentos distintos se observar as seguintes caracterisiticas: Seu público pode.
Logística e Gerenciamento da
Empreendedorismo ________________________________________
Distribuição A Distribuição é o transporte dos materiais a partir do produtor até o consumidor; A distribuição tem grande importância dentro da empresa.
Petronio Borges COMPRAR OU FABRICAR Petronio Borges
Micros e Pequenas Empresas
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Análise do Ambiente Competitivo
Marketing de Relacionamento
DISTRIBUIÇÃO.
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
PLANO DE NEGÓCIOS MODELO CANVAS
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Financeiro - Análise Financeira
Prof.: Maurício Neves Planejamento Estratégico
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
ESCOLHA DO NEGÓCIO Prof.ª Kelly Magalhães. Desenvolvimento de um novo negócio Avaliação de idéias de produto Avaliação da oportunidade de comprar negócios.
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
OBJETIVO: DEFINIR CLARAMENTE O PROJETO A SER DESENVOLVIDO Planejamento Estratégico do produto DATA DE DE ENTREGA: 11/04/ CLIENTE Dados do mercado.
Estratégia de Operações Proposta de Modelo de Negócios Inovador
Transcrição da apresentação:

Estratégia de Operações Proposta de Modelo de Negócios Inovador Grupo: Júlia Recamon de Melo Leonardo Fagundes de Brito Valter Cavalcante Lourenço

Proposta: Impressão 3D no segmento de brinquedos  Entre 2001 e 2008, o Brasil estava em 12º lugar no ranking da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), que estudou 42 países;  Em 2015, o país é considerado o mais empreendedor;  Há problemas: empreendedorismo por Necessidade x Oportunidade; baixa escolaridade dos empreendedores brasileiros.  Lacunas no mercado de brinquedo: co-criação pouco explorada e personalização ainda baixa. Indústria clássica baseada em escala.

A proposta - CANVAS  Segmento de clientes: Crianças, dos 5 a 9 anos.  Proposta de valor:  Estimular, de modo divertido, a criatividade e uma cultura tecnológica no país através da prototipagem. A ideia é estimular o empreendedorismo e impulsionar o nível educacional das crianças.  Seguir a tendência de personalização, já existente em diversos mercados. Levar a personalização à tecnologia: evolução da massa de modelar.  Canais  Canais de entrada: escolas parceiras, que prezam pela educação e possuem forte imagem;  Ideia não estática. Há canais de expansão: varejo (shopping centers), loja-conceito, mais escolas de outras cidades/estados.  Marketing na televisão.  Relacionamento com os Clientes: contato próximo, a fim de obter a melhor descrição do produto desejado. A própria natureza da proposta de valor requer um relacionamento que dê atenção aos clientes de forma diferenciada.  Fluxo de receitas: venda da propriedade do brinquedo. Preço premium com público premium, portanto baixo parcelamento esperado. Pode haver sazonalidade no dia das crianças e fim de ano.

A proposta – CANVAS  Recursos-chave:  Mão de obra: destinada à modelagem e trato com as impressoras 3D  Desenho das crianças (input criativo);  Filamento plástico: material básico para impressão (plástico ABS);  Impressão 3D: recurso que garante a total personalização;  Atividades-chave  Processamento do pedido: registrar especificações;  Criação do Desenho Gráfico: Criar um desenho gráfico que permita uma projeção 3D com base nos desenhos das crianças, bem como possíveis dimensões do brinquedo.  Impressão;  P & D: desenvolvimento próprio de impressoras no longo prazo. Estímulo à tecnologia e empreendedorismo no país. Desenvolvimento próprio permitirá fabricações mais ousadas e engajamento com outros públicos, como o de bonecos personalizados para adultos.

A proposta - CANVAS  Parcerias-chave  Escolas: Extremamente importantes desde o início do projeto. Parcerias com escolas a fim de realizar projetos de artes, ciências e etc. podem auxiliar no estabelecimento da empresa no mercado, evidenciando os pontos fortes do produto para, posteriormente, introduzi-lo no mercado varejista e no e-commerce  Lojas varejistas;  Fornecedores de filamentos plástico: plástico como commodity e produtores pulverizados. Bastam contratos.  Estrutura de Custos  Custo em equipamentos: impressoras 3D precisam ser adquiridas ($1240 dólares cada);  Custo de mão de obra: necessidade de mão de obra capacitada, que terá custo razoavelmente alto.  Custo de matéria-prima: trata-se de um custo baixo.

Principais Incertezas Técnica AltaMédiaBaixa 1. Desempenho do Produto X 2. Velocidade da ProduçãoX 3. Evolução da Tecnologia X Mercadológica 1. PrecificaçãoX 2. Apelo aos clientes potenciais X 3. CanaisX 4. Serviços oferecidos X 5.Competição com brinquedos tradicionais x Organizacional 1. Atrair InvestidoresX 2. Idealizadores permanecerem no projeto X Recursos 1. Competência na Modelagem VirtualX 2. Pesquisadores para desenvolver impressoras (P&D) x 3. Qual(is) modelo(s) de impressora usar X 4. Matéria-prima X 5. Infraestrutura x

Pontos Fortes Descrição Concorrenciais O mercado de impressão 3D é pouco explorado, especialmente para o mercado de brinquedos. Assim, a estrutura do setor permite vantagem no pioneirismo, embora os produtores tradicionais caracterizem concorrência. Econômicos E-commerce em crescimento; Crescimento do varejo; Renda discricionária; Crescimento da personalização nos mercados; Escolas premium; Empreendedorismo jovem crescente no Brasil. Público-Alvo Crianças cada vez mais influentes no processo decisório de compra; Clientes – Varejistas e Escolas Estabelecer varejistas como intermediários no médio e longo prazo pode auxiliar no ganho de escala do negócio, reduzindo os custos; Poder de barganha com varejistas: Possibilidade de aumentar o fluxo de clientes no ponto de venda e consequentemente as vendas do varejista (esse fator pode ajudar a diminuir o compartilhamento da margem). Grande número de escolas premium, as quais prezam pela reputação e pela melhora do ensino, podendo bancar projetos mais caros. Estrutura Plataforma online e uso do espaço dos varejistas podem reduzir os custos fixos comparativamente à opção de loja própria, porém: Loja própria no médio e longo prazo pode aumentar a projeção da marca e o engajamento. Competências A empresa, ao possuir mão-de-obra especializada, cria barreiras de entrada ao menos no curto e médio prazo, enquanto as máquinas não se tornam de uso mais simples; No longo prazo, espera-se uma forte imagem de marca e serviços complementares cada vez mais complexos. Além disso, o desenvolvimento próprio de impressoras 3D se tornará uma barreira de entrada no longo prazo.

A Proposta - Localização  Localização: Região Sul de SP, proximidade com região oeste.  Motivo: maior concentração de escolas da cidade;  Lugar com bons shopping centers, facilitando expansão futura. Brasil "País-continente": População expressiva Economia de grande porte País de origem dos empreendedores, capazes de entender melhor o processo de formulação e funcionamento dos negócios neste país comparativamente ao exterior. Região Sudeste Região com maior concentração de renda; Região com maior concentração populacional; Importância econômica relativa elevada em relação ao resto do país. Estado de São Paulo Pólo econômico de importância a nível da América latina: em 2012, representou cerca de 30% de todo o PIB brasileiro; Estado com um dos maiores PIB per capita; Um dos estados com melhor infraestrutura; Mercado financeiro mais maduro comparativamente ao resto do país Cidade de São Paulo Dentro do estado de São Paulo, possui a maior concentração populacional (Região Metropolitana como conurbação, com 11 milhões de pessoas); Elevado poder aquisitivo médio; Localização onde se conhece a reputação das escolas, facilitando a escolha do parceiro; Elevado número de crianças.

A proposta - Tecnologia  Considerações: Características prováveis dos brinquedos  Níveis de detalhamento de baixo a médio (escolha do público-alvo não coloca as operações sob pressão);  Alguns poderão ter articulações;  Poderão ser coloridos  Matéria-prima escolhida: Plástico ABS  Permite dar brilho ao brinquedo;  Permite coloração;  Possui resistência condizente;  Não absorve líquidos;  Barato.  Tecnologia escolhida da impressora: FFF (Fabricação por Fusão de Filamento):  Mais comuns, o que facilita manutenção, reposição e aquisição dos equipamentos;  Capacidade de criar objetos ocos, ou com pouco enchimento, o que diminui custos de produção. Além disso, combinado com a flexibilidade do plástico ABS, pode criar brinquedos mais resistentes, que dobrarão/amassarão, ao invés de rachar ou quebrar;  Boa velocidade de impressão e boa flexibilização de design  Produtores brasileiros pouco tecnológicos. Escolheu-se fornecedor holandês: Impressora Volume (mm) Velocidade (mm/s) Custo (dólar) Ultimaker Original210x210x

Ponto de Breakeven: Quando o investimento se pagará?  Premissas:  Parcerias com escolas de acordo com volume de projetos: 12 parcerias a cada mês, com escolas distintas ou com a mesma escola que tenha projetos para mais de um mês, mas com diferentes salas de aula, por exemplo.  Número realista esperado: 250 brinquedos/mês;  Brinquedo de 200g  20h para a produção total por brinquedo: 4h de modelagem, 14h para impressão e 2h para acabamentos.  7 impressoras (R$ ,00)  7 funcionários (modeladores) com de salário cada.  Aluguel na Vila Madalena  Custo variável baseado no volume de filamento plástico: R$100/kg

Ponto de Breakeven Investimento Inicial Impressoras Computadores Total Possível Preço Quantidade (ponto de equilíbrio) Período: Mensal Preço Quantidade Receita Custo variável filamento Custo impressoras(dep)463 Imobilizado Custo Salários Lucro ( Prejuízo ) Tempo em meses para cobrir o investimento inicial

Obrigado!