Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÕES REGIONAIS.
Advertisements

Justificativas: Incorporar os avanços já presentes na política; Dar suporte aos municípios que estão implantando a Educação Infantil; Consolidar os.
Clube de Engenharia Junho de ª Confecom 1 3. A 1ª Confecom - Conferência Nacional de Comunicações - Clube de Engenharia Divisão de Eletônica e Tecnologia.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Os Alicerces A Declaração Universal dos Direitos Humanos(1948) anunciaram uma nova era de empenhamento internacional na promoção e na proteção dos direitos.
Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Plano Nacional de Promoção, Proteção.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E SISTEMA DE GARANTIA DOS DIREITOS Lei 8.069/1990 Fortalecendo sua compreensão Formação Conselhos dos Direitos e Tutelares.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 2012 Por uma cidade mais justa e sustentável.
Prefeitura Municipal de Cacoal GABINETE DO PREFEITO 2º RELATÓRIO QUADRIMESTRAL Apresentação: HELENA F. LOPES DA ROCHA.
CONSELHO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS - CAE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE LORETO.
PAINEL III “Os usuários e seu lugar político no SUAS e os trabalhadores do SUAS em relação ao protagonismo dos usuários” Anízio de Souza dos Santos.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
OBJETIVOS DO PROGRAMA ACESSUAS TRABALHO
CONCEITOS IMPORTANTES
Estatuto do Idoso como ferramenta de combate a violação de direitos
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO.
Pelos Direitos da Criança e do Adolescente. Quem somos Criada em 1990, a Fundação Abrinq – Save the Children é uma organização sem fins lucrativos, que.
MUNICÍPIO DE SANTA CARMEM AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O. Lei de Diretrizes Orçamentárias
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
1 INESC: Principais Estratégias de Atuação para 2012 Assembléia Geral Brasília, 16 de abril de 2012.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
CIÊNCIA POLÍTICA e DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Conselho de Direitos – Competências. Orgão administrativo, não jurisdicional, permanente e autônomo, colegiado, criado pelo ECA, com o dever de zelar.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
ESTATUTO DA CIDADE INSTRUMENTOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO URBANA.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Adolescentes em conflito com a Lei 20 anos do ECA Brasília, 14 de julho de 2010.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
DIÁLOGO COM OS CONSELHOS TUTELARES: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO Material disponibilizado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG)
LEVANTAMENTO ANUAL SINASE 2013
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS – PNDH 3 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS CÂMARA DOS DEPUTADOS 04 DE FEVEREIRO.
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
(Reestruturação da Assessoria Parlamentar) (Assessoria Parlamentar - ASPAR)
PROJETO PERISCÓPIO. PROJETO PERISCÓPIO E O COMITÊ DE MONITORIZAÇÃO  Objetivo: evitar que crianças e adolescentes consumam cigarros de tabaco e bebida.
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA.
Audiência Pública Reconhecimento da Atividade da Capoeira Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal – 07/05/2014 Alexandro Reis Diretor.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Graça Gadelha1 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ANÁLISE TRIPARTITE.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
CMDCA/BH – Comissão de Fundo, Orçamento e Recursos Públicos.
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
Acolhimento Institucional Amparo da Juventude. n n “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade,
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
A INDISCIPLINA E OS ATOS INFRACIONAIS NAS ESCOLAS Jadir Cirqueira de Souza Promotor de Justiça BH, PGJ,
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Estruturação da Rede de Conselhos
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública- Câmara dos Deputados- 23 de maio de 2013 Apresentação da Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes 2013 Apoio: Fundo Canadá e Unicef

Vídeo TV Inesc

“Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes”, Em 28 de fevereiro e 1 de março realizamos, com o apoio do Fundo Canadá e do Unicef, a Oficina “Agenda Propositiva para Crianças e Adolescentes”, com a participação de mais de 30 organizações da sociedade civil, além do Conanda e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, conforme constataram no vídeo que passamos.

Como resultado da Oficina temos: A Articulação Agenda Propositiva- grupo formado pelas organizações de direitos de crianças e adolescentes. Dois relatórios: o primeiro contendo os processos legislativos em pauta no Congresso Nacional sobre crianças e adolescentes. E o segundo com o levantamento do Orçamento Criança e Adolescente, com destaque para o Orçamento Adolescente, em conexão com o Plano Decenal aprovado pelo Conanda.

O relatório contendo os processos legislativos resultou em uma agenda com as proposições prioritárias, seja para serem aprovadas, seja para serem rejeitadas, que vocês podem acompanhar no boletim que foi distribuído. Os temas da agenda estão divididos da seguinte forma: atos infracionais e medidas socioeducativas; conselhos tutelares e conselhos de direitos; crimes, infrações administrativas e processo penal; convivência familiar, comunitária, desaparecidos, registro e identificação; respeito, liberdade e dignidade; educação; informação, cultura e lazer; vida e saúde; profissionalização e proteção no trabalho; acesso à justiça. Associações civis e fundos, para os quais há processos em pauta que foram priorizados.

E há na agenda temas importantes para os quais não há processos legislativos, a saber: Participação e protagonismo juvenil; violência letal contra jovens e adolescentes negros. Além de um assunto que já é Lei, mas ainda não foi cumprida e precisamos incidir para que seja: a Lei dos Grêmios Estudantis Livres.

O segundo produto, resultou na reformulação do Orçamento Criança e Adolescente (OCA), de acordo com o novo Plano Plurianual (PPA). E neste caso foi priorizado pelo grupo as ações que dizem respeito aos adolescentes. As ações priorizadas estão nos seguintes programas: As ações de cada um dos programas poderão ser conferidas também no boletim. As ações de cada um dos programas poderão ser conferidas também no boletim.

2030- Educação Básica Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes Promoção e Defesa dos Direitos Humanos Reforma Agrária e Ordenamento da Estrutura Fundiária. As ações de cada um dos programas poderão ser conferidas também no boletim.

Obrigado, José Antônio Moroni