U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Discutindo práticas em Matemática
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Programa aluno pesquisador
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Construindo uma identidade profissional
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Questões metodológicas do Ensino Religioso
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Portfólio de Estágio Supervisionado
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Avaliação Mediadora: uma prática em construção
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
LINGUAGEM: FORMAS E USOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
União Educacional de Minas Discente: Débora Luzia da Silveira Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilva dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Atividade complementar 04
Docência universitária: repensando a aula
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Formação lato sensu de gestores da educação básica: as tecnologias digitais no Programa da Escola de Gestores Natalia Aguiar – UFPE
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

U NIDADE 1 Atividades 5 e 6

E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam a compreensão da complexidade do mundo, do contexto, do grupo, do ser humano e da própria identidade. Diz respeito a levantar ou incentivar a identificação de temas ou problemas de investigação, discutir sua importância, possibilitar a articulação entre diferentes pontos de vista, reconhecer distintos caminhos na busca de sua compreensão ou solução, negociar redefinições, incentivar a busca de distintas fontes de informações ou fornecer informações relevantes, favorecer a elaboração de conteúdos e a formalização de conceitos que propiciem a aprendizagem significativa.

A melhor forma de ensinar é aquela que propicia aos alunos o desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo, aprender de forma significativa e com sentido, potencializando o seu desenvolvimento para lidar com as características da sociedade atual, que enfatizam a autonomia do aluno para a busca constante de novas aprendizagens.

construção do conhecimentoaprendizado significativo e interdisciplinar e humanista novas competências significativas intencionalidade educacional " O uso da tecnologia na escola, quando pautado em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo e interdisciplinar e humanista, requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia voltada para a criação de estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.” (ALMEIDA E PRADO, 2005)

Para ver o texto na íntegra, acesse o Portal do Professor: Apresentação da Série Integração de tecnologias com as mídias digitais. Boletim Salto para o Futuro, 2005.

R EFLITA :  Como sei que o aluno aprendeu determinado assunto?  Quando o professor transmite uma informação?  Quando o aluno procura uma informação na Internet?  A informação é necessária, mas ela por si só garante que o aluno possa construir seu conhecimento?  O que significa conhecimento e como ele difere da informação ?

A informação será tratada aqui como os fatos, os dados que encontramos nas publicações, na Internet ou mesmo aquilo que as pessoas trocam entre si. O conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento, da interpretação e da compreensão da informação. Ele é o significado que atribuímos e representamos em nossa mente sobre a nossa realidade. É algo construído por cada um, muito próprio e impossível de ser passado – o que é passado é a informação que advém desse conhecimento, porém nunca o conhecimento em si (VALENTE, 2003).

Para ver o texto na íntegra, acesse o Portal do Professor no site: Artigo de José Armando Valente. O papel do computador no processo de ensino e aprendizagem. Livro Integração das Tecnologias na Educação. Salto para o Futuro. Organização de Almeida, M.E.B.; Moran, J. M. pag. 23 Secretaria de Educação a Distância do MEC: Brasília, 2005.

A TIVIDADE 5 Conhecendo uma experiência Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares.

Orientações para a realização da atividade 5 Acesse o Portal do Professor: Selecione o item “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”. Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.

Elabore no editor de textos um fichamento contendo: -nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema: Atividade 1.5, subtema: “Fichamento”. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Assista o vídeo para a atividade 6: Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia e observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica.

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 6 Assista ao vídeo e destaque os pontos levantados da sua observação. Selecione o item Diário de Bordo. Escreva sua reflexão sobre a observação feita no espaço próprio do Diário de Bordo.