Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem

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Transcrição da apresentação:

Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem Prof. Ms. Paulo Tremacoldi

Conceituação Origem na Grécia Antiga *Pedagogia: Paidós – criança / Agogía - condução *Didática: Techné Didaktiké: arte ou técnica de ENSINAR Grande marco para hoje: Didáctica Magna (Comenius, séc. XVII)

Conceituação Contemporaneamente, a DIDÁTICA é a PARTE da PEDAGOGIA cujo objetivo fundamental é ocupar-se das ESTRATÉGIAS de ensino, das questões PRÁTICAS relativas à METODOLOGIA e às estratégias de aprendizagem. Sua busca de cientificidade se apóia em posturas PEDAGÓGICAS que, por sua vez, apóiam-se em referenciais FILOSÓFICOS.

Algumas Reflexões Pedagógicas ENSINAR?? EDUCAR?? O PAPEL DO PROFESSOR: TRANSMISSOR?? FACILITADOR?? TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO?? INFORMAÇÃO - CONHECIMENTO

Planejamento: Cerne da Prática Didática Para Quê? = Objetivos, Habilidades e Competências O Quê? = Conteúdo Programático Como? = Metodologia Com Quê? = Recursos Didáticos Os Objetivos foram Alcançados? = Avaliação

Habilidades e Competências São aquisições que o aluno deve fazer com a disciplina proposta, vinculadas principalmente ao plano cognitivo

Ainda Competências Representadas por Verbos: Conhecer, compreender, identificar, definir, relacionar, reconhecer, estruturar, construir, conceituar, caracterizar, entender, capacitar, adquirir, refletir, estabelecer.

Exemplos Conhecer a estrutura e organização (...) Conhecer e aplicar os conceitos (...) Identificar (...) e relacionar com (...)

Habilidades São adquiridas, em especial, da atividade prática; são atitudes representadas por um movimento, uma ação. As habilidades devem estar relacionadas com as competências, sendo que uma competência pode gerar mais de uma habilidade.

Ainda Habilidades Representadas por Verbos: Pesquisar, intervir, utilizar, implantar, administrar, executar, elaborar, conduzir, aplicar, coordenar, discutir, investigar, observar, manusear, sugerir, elaborar, comparar, dialogar, registrar, desenvolver ações, assumir (atitudes).

Exemplos Elabora planos de negócios Avalia riscos de mercado Recruta e seleciona pessoas eficazmente Desenvolve e executa treinamentos Cria campanhas de marketing

PLANO DE DISCIPLINA Identificação Data, instituição, professor, série, carga horária Ementa Resumo do conteúdo da disciplina Objetivos Indicam a função da disciplina Conteúdo Programático Corresponde aos temas e conteúdos a serem trabalhados Estratégias de Ensino Técnicas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem (a DIDÁTICA) Recursos Ferramentas plurissensoriais facilitadoras da aprendizagem Avaliação Verifica em que medidas os objetivos foram alcançados

Plano de Aula Objetivos Conhecimento Prévio Competências e Habilidades Estratégias Didáticas Recursos Utilizados (incluindo aqueles que os alunos devem providenciar) Bibliografia