Desenvolvimento Sustentável 1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE -O Conceito de Desenvolvimento Sustentável -A Crítica À Sociedade de Consumo -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
Advertisements

1 Família, a base para cidadania. 2 3 A configuração de família no seu surgimento está atrelada ao casamento monogâmico, heterossexual, ao modelo patriarcal.
AS ERAS DA ADMINISTRAÇÃO Aula 02. VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO Revolução Industrial substituiu a Era da agricultura pela Era da Industrial O desenvolvimento.
Biol. Simone Neiva Rodella Diretora da Divisão de Meio Ambiente SAEV Ambiental Poços de Caldas – MG Maio de 2015.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
CEPAL - POLÍTICAS DE INOVAÇÃO PARA GESTORES PÚBLICOS PUCRS - Porto Alegre, Abril 2013 Painel Desafios da Política de C&TI no RS Jorge Audy Vice-Presidente.
J. Rawls Teoria da Justiça (1971). Propõe uma teoria da justiça baseada no conceito duma sociedade ordenada racionalmente com base em princípios de justiça.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Universidade Federal de Itajubá SISTEMA LOCAL DE INOVAÇÃO Prof. Dr. Fred Leite Siqueira Campos.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Religião, Razão e FéReligiãoeTeologia Fé em verdades absolutas, infalíveis, vindas directamente de Deus Razão que procura verdades cuja aceitação exige.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
 Talvez um dos maiores mitos a respeito de novas idéias de negócios é que ela devam ser únicas.  O fato de uma idéia ser ou não única não importa.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
É NECESSÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES? UM ESTUDO SOBRE OS CERTIFICADOS DE GESTÃO AMBIENTAL. - Quem são os autores? - Qual Jornal? - Questões - Antecedentes/ Descendentes.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Resumo Boaventura S. Santos (p ) As sociedades capitalistas são constituídas por mercado, Estado e Comunidade. Em geral esta última sempre esteve.
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
Aula 4: Escola e Trabalho.  Retomar aula anterior  Educação no campo político pedagógico  Proposições de Marx sobre educação  Modelos de instituições.
Soniamca08 Desenvolvimento Organizacional Prof a. Sonia Alcântara, MSc
Técnicas para Vantagens Competitivas 1/18 Normas emitidas em 1996 (pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas): ABNT ISO SISTEMAS DE GESTÃO.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Disciplina: Extensão Rural Professora: Nazaré Cavalcanti 2º Período do curso de Medicina Veterinária.
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
Módulo III – Fundamentos Gerais de Segurança do Trabalho
MEIO AMBIENTE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA Uso dos recursos ambientais Consciência ecológica coletiva Desenvolvimento sustentável Preocupações em SC Legislação.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÕES AMBIENTAIS. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EA é Educação e a introdução do termo ambiental propõe o resgate do que parecia esquecido.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Psicologia aplicada ao trabalho
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
1 Factores de Produção
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
FUNDAMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO Destaques preparados para reunião do grupo temático do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Rinaldo.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Revisando Modo de Produção Feudalismo A Nova Relação Cidade-Campo A Burguesia Os Estados Nacionais Centralização Política e Econômica Capitalismo Mercantil.
KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves.
Comportamento Organizacional
ECONOMIA e NEGÓCIOS Prof. Glauco Conceitos Básicos.
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
UMA ANÁLISE QUALITATIVA DE ALGUNS FATORES CRÍTICOS NA DINÂMICA DE UMA CADEIA DE CONHECIMENTO L. Bevilacqua[1], A.C.N.R.Galeão[2], E. Bulnes[3][1][2][3]
Indicadores de Saúde Conceito
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
MAX WEBER E A BUROCRACIA. INTRODUÇÃO  Nasceu na Alemanha, filho de uma família de classe média alta.  Conviveu numa atmosfera intelectualmente estimulante.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
WellingtonRobertoSchmidt
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Os Processos Decisórios nas Organizações e o Modelo Carnegie (Racionalidade Limitada) Luciano Thomé e Castro.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Professora: Ana Paula Diniz.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Sustentável 1 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE -O Conceito de Desenvolvimento Sustentável -A Crítica À Sociedade de Consumo - Crescimento Econômico, Inovações e Cultura

Desenvolvimento Sustentável 2 O Conceito de Desenvolvimento Sustentável: um conceito normativo  Define critérios para avaliar um processo de desenvolvimento segundo uma determinada concepção do que é bom para a sociedade como um todo, presente e futura.

Desenvolvimento Sustentável 3 O Conceito de Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável 4 Histórico  As Conferências Mundiais sobre Meio Ambiente:  Estocolmo 1972 –a percepção teórica: a clivagem entre deterministas geográficos (neomalthusianos) e possibilistas culturais (cornucopianos): O Clube de Roma O Instituto Hudson –o contexto econômico: a preocupação de que o crescimento econômico, entendido como condição necessária e suficiente para o bem estar geral, pudesse ser ameaçado pela questão ambiental. O debate sobre crescimento econômico no pó-guerra A posição do Brasil

Desenvolvimento Sustentável 5 Histórico  Rio de Janeiro 1992 –a percepção teórica: a distância entre possibilistas culturais e deterministas geográficos se reduz: aumento da poluição maior abundância de recursos naturais –o contexto econômico: o crescimento econômico deixa de ser entendido como condição necessária e suficiente para o bem estar geral: A posição do Brasil

Desenvolvimento Sustentável 6 Dimensões do Processo de Desenvolvimento

Desenvolvimento Sustentável 7 Crescimento Econômico, Inovações e Cultura

Desenvolvimento Sustentável 8 As Forças Dinâmicas do Crescimento Econômico O crescimento econômico resulta de 4 processos distintos: 1. Poupança e investimento no aumento do estoque de capital ---> crescimento “solowiano” Expansão comercial que proporciona a ampliação da divisão do trabalho e especialização ---> crescimento “smithiano” Efeitos de escala ou tamanho em função do tamanhoda população ---> relativamente pouco importante Aumento no estoque do conhecimento humano, incluindo o próprio progresso tecnológico, bem como mudanças nas instituições ---> crescimento “schumpeteriano”...

Desenvolvimento Sustentável 9 Durante a maior parte da história o processo de mudança tecnológica não foi a conseqüência de um processo ordenado de pesquisa e desenvolvimento, tal como passou a ser a regra geral a partir do pós-guerra (1945). Poucos elementos havia de planejamento e cálculos precisos de custo-benefício. A invenção depende de fatores que determinam o comportamento individual, na medida em que o inventor se encontra sozinho, em ultima instância, no seu esforço em fazer alguma coisa funcionar. A inovação, por sua vez, requer a interação com outros indivíduos, depende de instituições e mercados sendo, portanto, por sua natureza largamente social e econômica. Invenção e Inovação são complementos:

Desenvolvimento Sustentável 10 Para uma sociedade ser tecnologicamente criativa Três condições devem ser satisfeitas: Deve existir um quadro de inovadores engenhosos e talentosos que querem e são capazes de desafiar o meio ambiente em proveito deles. É pouco provável que ocorram inovações de qualquer espécie em sociedades onde as pessoas são mal nutridas, supersticiosas ou extremamente tradicionais; As instituições econômicas e sociais têm que encorajar os inovadores potenciais através de estrutura de incentivos apropriada (econômicos e não econômicos); As inovações requerem diversidade e tolerância. Em qualquer sociedade, existem forças estabilizadoras que protegem o status quo. Algumas dessas forças protegem interesses velados que poderiam sofrer perdas caso determinadas inovações fossem introduzidas; outras são forças do tipo “não afundem o barco”, ou seja que dão estabilidade básica à sociedade. A criatividade tecnológica para florescer precisa superar essas forças.

Desenvolvimento Sustentável 11 O que a história nos revela a este respeito: A Antiguidade Clássica - As evidências mostram que havia potencial intelectual para a criação de instrumentos e equipamentos complicados, mas que muito pouco deste potencial foi realizado e traduzido em crescimento econômico; - estrutura institucional e organizacional eficiente para permitir expansão comercial capaz de gerar crescimento econômico, mas que beneficia uma pequena elite; A Civilização Medieval ( Ocidental) - criatividade tecnológica supreendente, especialmente no periodo de formação (séculos V a X) quando o ambiente econômico e cultural era primitivo comparado com o período clássico; - criatividade tecnológica (invenções) que se expressa economicamente (inovações) reduzindo o desgaste do trabalho e elevando o conforto material das massas;

Desenvolvimento Sustentável 12 O que a história nos revela a este respeito: A Civilização Islâmica (Medieval) - brilhante colecionadora e sistematizadora das contribuições de civilizações anteriores, mas pouco capaz de acrescentar coisas novas a estas; - criatividade tecnológica com pouca expressão econômica; Civilização Chinesa - sofisticação intelectual e estrutura institucional eficiente para permitir uma forte expansão econômica fundamentalmente horizontal (demográfica); - grande criatividade tecnológica, mas sem expressão econômica.

Desenvolvimento Sustentável 13 A tendência a minimizar o papel dos indivíduos na história econômica em benefício de forças sociais inexoráveis como reação às concepções simplistas anteriores que creditavam a um punhado de indivíduos brilhantes a responsabilidade por todo o progresso tecnológico. Sem dúvida as mudanças ocorridas com a Revolução Industrial na Inglaterra resultaram de profundas forças econômicas, sociais e demográficas. Mas as idéias que levaram às invenções que mudaram o mundo ocorreram a indivíduos; e não a um punhado, mas a muitos como o demonstra a longa linhagem de inventores frustrados...Um exército de indivíduos talentosos, habilidosos e perseverantes trabalhou para a solução dos diversos problemas... Progresso Técnico: Indivíduo e Sociedade A oferta de talento certamente não é algo inteiramente exógeno, mas responde a incentivos e atitudes. A questão a responder é porque em algumas sociedades o talento é liberado para a solução de problemas técnicos que acabam por mudar interiamente o sistema produtivo e enquanto em outras esse talento é reprimido ou direcionado para outros propósitos.

Desenvolvimento Sustentável 14 Fatores que operaram, consciente ou inconscientemente, nas mentes e ações dos indivíduos em suas lutas solitárias com as leis da física, da química e da biologia: baixo nível nutricional (falta de proteína) prejudica o desenvolvimento cerebral na infancia, reduzindo o nível médio de inteligência da população; no adulto baixa disposição ao trabalho, especialmente do trabalho que exige criatividade... Falta de Nutrição a disposição de assumir riscos a estrutura de preferencias relativa ao risco afeta a capacidade da sociedade de produzir indivíduos propensos ao risco; invenção e inovação sempre envolvem alguma disposição a assumir riscos...Especialmente nas sociedades pré-industriais...

Desenvolvimento Sustentável 15 Fatores que, num nível agregado, poderiam determinar a propensão de um membro de uma sociedade a inventar e fatores que fazem com que outros indivíduos queiram adotar as invenções: disponibilidade de fatores de produção ( recursos naturais e trabalho) ---> 2 teorias: abundância que estimula as inovações complementares; escassez que estimula a busca de substitutos. A história mostra um grande leque de resultados da interação entre meio ambiente e a economia, mas correlações raramente implicam em causação...Trata-se de modelos mal especificados: a verdadeira variável exógena do modelo, qualquer que seja ela, torna a economia tecnologicamente criativa; dada a criatividade, o meio ambiente determina a direção da busca de inovações... - mentalidades, atitudes ---> na medida em que a invenção representa um jogo contra a natureza, o que importa acima de tudo para explica-la é se as crenças dominantes aumentam a propensão de mudar os métodos de produção, isto é, a disposição de desafiar e manipular o meio ambiente físico...Nesse sentio, as filosofias antropocentricas das religiões Judaica-Cristãs representaram uma mudança de mentalidade excepcional na história...

Desenvolvimento Sustentável 16 - hierarquia de valores ---> quanto mais alto na escala de valores da sociedade estão o trabalho, a produção e a acumulação de riqueza maior a sucetibilidade desta ao progresso tecnológico...Quanto mais a riqueza é medida pelo consumo de bens posicionais, menos atrativo será a mudança tecnológica e menor o prestígio associado à produção econômica (como era o caso na civilização greco-romana)...O progresso tecnológico depende da extensão em que o homos creativus é também o homos economicus. Relativamente a outras sociedades, a Europa abordou o conhecimento novo que ela gerava com uma atitude mais pragmática... - instituições e direitos de propriedade ---> proteção contra intervenções (confiscações) arbritárias do Estado, segurança de posse dos ganhos obtidos com a invenção... - Estado e estrutura política ---> poder difuso (fragmentação política), regulação e proteção dos mercados, tolerância em relação ao pouco familiar e excentrico...