Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2015 Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00.
Advertisements

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016 ANÁLISE Assessoria de Finanças e Orçamento Liderança do PT na ALESP.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias Audiência Pública Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
Os desafios da regulação no Brasil: a visão da ARSBAN Urbano Medeiros Lima Diretor – Presidente Curso de Regulação: teoria e prática 10/07/08.
“ A utopia está no horizonte. Me aproximo dois passos. Se distancia dois passos. Caminho dez passos, e o horizonte corre dez passos mais. Por mais que.
Apresentação: Margarete Bedim. Atendimento aos Conselhos Municipais  Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Geração de Renda;  Conselho Municipal.
Cultura de Paz Experiências Educacionais no Brasil Audiência Pública Câmara dos Deputados outubro de 2015.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL” O necessário “Equilíbrio Fiscal” nas Contas Públicas”
ATUAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS NA FISCALIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA Flávia Oliveira Della Santina Luiz Antonio de Oliveira Junior.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Lei de Cotas Lei nº 8.213/91 Adriana Barufaldi SENAI –DN 2013.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO Secretaria de Estado da Saúde Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação.
CONCEITOS IMPORTANTES
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
OUVIDORIA: uma prática de fortalecimento da gestão democrática e da garantia de direitos educacionais Teresa Jussara Luporini Zélia Maria Lopes Marochi.
1.º Encontro do Ministério Público com os Movimentos Sociais 1.
MUNICÍPIO DE SANTA CARMEM AUDIÊNCIA PÚBLICA L.D.O. Lei de Diretrizes Orçamentárias
EAN – EDUCACAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SC.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Saneamento e Desenvolvimento Urbano. Contexto Os centros urbanos do mundo crescem em um ritmo acelerado. A projeção das Nações Unidas é que mais de 2,5.
DEMANDA RDR 10/2015 POLÍTICA PÚBLICA PARA AVALIAÇÃO DA CDR EM 2015: SANEAMENTO E PLANSAB RDR 28/2015 PLANO DE TRABALHO DE AVALIAÇÃO DE POL. PÚBLICAS:
ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DA 1ª REVISÃO DO PPA (2014/2017) Campo Grande – Maio de 2014.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Finanças da Educação na cidade do Recife (2010 – 2014) Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) ABRIL de 2014.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Lei de Diretrizes Orçamentárias Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) (LDO) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
LEI DECRETO Dificuldades, Desafios, Oportunidades Entidades de Saúde.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
FACULDADE DE MEDICINA DE ITAJUBÁ M.G ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O.A.S.S2011.
RELATO DE EXPERIÊNCIA : IMPLANTAÇÃO DE GRUPO TERAPÊUTICO DE ATIVIDADE FÍSICA NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA II, NO MUNICÍPIO DE SCHROEDER NOVEMBRO 2009.
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA 28 a 30 de abril de 2015 CONGEMAS NACIONAL “A implementação do SUAS na prática cotidiana da gestão pública”
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: ALTERNATIVAS PARA O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Junho de 2015.
Construção e reforma de escolas16 Construção e reforma de Centros de Saúde09 Reforma de UPAs02 Centro Esportivo01 Infraestrutura 15 OBRAS EM ANDAMENTO.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
“FUNDEB: REFORMULAÇÕES NECESSÁRIAS, PERSPECTIVAS DE PRORROGAÇÃO E DESAFIOS A VENCER ” Raquel Teixeira.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL REI AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DE METAS 1º QUADRIMESTRE 2013.
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Prof.: Eliandra Feitosa
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
Curso de Formação Geral para Conselheiros Municipais e Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares Campo Grande, MS, 15.
UNIVERSALIDADE INTEGRALIDADE EQUIDADE
A organização e Gestão do SUAS Adriana Lima Barros Diretora de Gestão do SUAS.
Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo.
Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado UG Fundo Estadual de Saúde Ano: 2014 Anexo ao Relatório de Gestão 2014 Programa:
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SANTA CATARINA Superintendência de Planejamento e Gestão Gerência de Planejamento.
Audiência Pública Elaboração da LDO de junho de 2016.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
30/6/20161 O CONSELHO TUTELAR NA DEFESA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES.
Metas Fiscais Prefeitura Paulistana 1. AUDIÊNCIA PÚBLICA(Art. 9 º, § 4º e Art. 48, § Único da LRF) Objetivos:  Prestar Contas dos Recursos Recebidos.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias - PLDO 2017 Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento 30 de Maio/2016

Definição de diretrizes normativas para o orçamento do próximo exercício, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal/LRF – principais pontos:  Diretrizes gerais das Prioridades e das Metas  Organização e Estrutura do Orçamento  Disposição sobre o Equilíbrio entre Receita e Despesa  Critérios e forma de limitação de empenho  Normas para o controle de custos e avaliação de resultados  Anexos: Metas Fiscais e Riscos Fiscais Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO

I – aprimoramento dos investimentos na área da saúde; II – promoção do acesso à educação básica, melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem; III – garantia da mobilidade e da acessibilidade no espaço urbano; IV – melhoria das condições de segurança pública em Belo Horizonte; V – estímulo ao desenvolvimento econômico do Município; VI – melhoria do acesso aos serviços públicos e à informação; VII – fortalecimento da política habitacional de interesse social; VIII – aprimoramento do processo do Orçamento Participativo; IX – promoção da sustentabilidade urbana e ambiental do Município; X – integração e promoção das políticas de inclusão social; XI – promoção, apoio e incentivo à formação cultural; XII – incentivo à integração metropolitana. Prioridades e Metas* * Um inciso para cada Área de Resultado.

Crescimento do PIB1,0%2,9%3,2% Inflação (IPCA)6,0%5,4%5,0% Fonte: Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias / 2017 do Governo Federal; cenário econômico projetado pelo Banco Central do Brasil. Parâmetros Econômicos

Previsão de Receitas Fonte: SOF – Valores projetados para

Previsão de Receitas Fonte: SOF – Valores projetados para

Previsão de Despesas Fonte: LDO 2014, 2015, 2016 / SMF e SMPL

Metas Fiscais – Resultado Primário* * Critério determinado pela Secretaria do Tesouro Nacional/STN, corresponde à diferença entre as receitas e despesas não financeiras, ou seja, as receitas previstas deduzidas de rendimentos de aplicações financeiras, de operações de crédito e de alienação de ativos e despesas liquidadas deduzidas de pagamento de encargos e amortização da dívida.

Metas Fiscais – Resultado Nominal* * O Resultado Nominal tem como objetivo medir a evolução da Dívida Fiscal Líquida em um determinado período e representa a diferença entre o saldo da dívida fiscal líquida de um exercício financeiro em relação ao período anterior, conforme art. 4º, parágrafo 2º, inciso II da LRF.

Estimativa da Renúncia de Receita

Riscos Fiscais

Anexo Prioridades e Metas Físicas/2017 Apresentam-se, por Área de Resultado, prioridades e metas com resultados finalísticos de determinados programas para 2017

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Vigilância em Saúde Vigilância em Saúde 0008 – Ações de Vigilância da Dengue Vistoria realizadaUnidade – Atenção Primária à Saúde 2690 – Saúde da Família 0001 – Atendimento da Pop. na Atenção Primária à Saúde do SUS-BH Consulta realizadaUnidade Saúde da Família 2690 – Saúde da Família 0006 – Academias da Cidade Academias da Cidade em funcionamento Unidade Melhoria do Atendimento Hospitalar e Especializado 2894 – Rede Hospitalar 0001 – Atendimento da Pop. na Rede Hospitalar do SUS-BH Internação realizada Unidade

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Gestão e Operacionaliza ção da Política Educacional 2542 – Administração da Educação Infantil Administração da Educação Infantil (Rede Própria) Aluno matriculado Pessoa – Conveniamento com Instituições de Educação Infantil 0002 – Gestão de Convênio com Instituições de Educação Infantil Aluno beneficiado Pessoa – Expansão da Escola Integrada 2702 – Gestão do Programa Escola Integrada 0005 – Programa Escola Aberta – Ampliação do Atendimento ParticipaçõesUnidade – Melhoria da Qualidade da Educação 2703 – Programa Saúde na Escola 0001 – Programa Saúde na Escola Aluno atendidoPessoa98.000

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Prioridade ao Transporte Coletivo 1272 – Implantação de Novos Terminais Rodoviários 0001 – Implantação do Novo Terminal Rodoviário Atividade realizada Unidade – Implantação de Intervenções Viárias para Priorização do Transporte Coletivo 0001 – Projetar 80 km de Intervenções Viárias para Priorização do Transporte Coletivo Quilômetro projetado Unidade – Transporte Seguro e Sustentável Transporte 0001 – Implantação do Projeto Pedala BH Ciclovia implantada Quilômetro60

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Vila Viva 1231 – Melhorias Urbanas em Assentamentos Precários 0022 – Eliminação das Situações de Risco Muito Alto e Alto Situações de risco eliminadas Unidade – Planos Globais Específicos Família beneficiada Família – Habitação 1207 – Produção de Moradias 0007 – Acompanhamento Social de Famílias do Programa Minha Casa, Minha Vida Família beneficiada Família3.480

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Coleta, Destinação e Tratamento de Resíduos Sólidos 2538 – Execução dos Serviços de Coleta de Resíduos 0001 – Coleta de Resíduos Sólidos Massa coletadaTonelada – Execução de Serviços de Limpeza Urbana 0009 – Serviço de limpeza urbana em Vilas e Favelas Via atendidaQuilômetro – Movimento Respeito por BH 2855 – Coordenação da Fiscalização Municipal 0003 – Programa Operação Oxigênio Diligência realizada Unidade12.000

ProgramaAçãoSubaçãoProduto Unidade de Medida Meta prevista – Proteção Social Especial 2409 – Centros de Referência 0001 – Centro de Referência Especializada para População em Situação de Rua Adulta Pessoa atendida Pessoa – Promoção e Proteção às Crianças e Adolescentes e suas Famílias 2884 – Programa BH: Crianças e Adolescentes Protegidos 0001 – Capacitação da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente, Sociedade Civil, Fóruns e Afins Pessoa capacitada Pessoa – Programa de Atendimento ao Idoso 2401 – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos 0001 – Grupo de Convivência para Idosos Idoso atendidoPessoa – Promoção do Esporte e do Lazer 2534 – Implantação, Manutenção e Recuperação de Equipamentos Esportivos e Áreas de Lazer 0006 – Manutenção e Custeio das Academias a Céu Aberto Academia a Céu Aberto mantida Unidade420

Contatos Ouvidoria do Município - Sítio eletrônico: - Telefone: disque Presencial: Av. Santos Dumont, 363 – Centro – de 8h às 18 h