Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária em curso reconhecido pelo MEC; O profissional é denominado Assistente Social; A profissão.
Advertisements

GRUPO OPERATIVO GESTANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA PARCERIA NUTRA E SRH: INTERVENÇAO EM CONTEXTOS.
MISSÃO Fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o.
CONSULTÓRIO NA RUA DIRETRIZES E DESAFIOS. UMA PROPOSTA NOVA Proposta que procura ampliar o acesso da população em situação de rua ao SUS e ofertar, de.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
PREFEITURA DE SÃO PAULO ASSISTÊNCIA SOCIAL. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Política, Planejamento e Gestão das Regiões e Redes de Atenção à Saúde no Brasil Reunião Geral – 14/02/2014 São Paulo - FMUSP Coordenação: Prof a Dr a.
CONCEITOS IMPORTANTES
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
BVS Brasil: Panorama da Rede ePORTUGUÊSe São Tomé 27 de setembro de 2011.
A MODELAGEM DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE. MOMENTO 1: A ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE MOMENTO 2: A ESCOLHA DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
A PSICOLOGIA E A INVESTIGAÇÃO DE SUSPEITA DE ABUSO SEXUAL INFANTIL MARÇO/2016.
O Lar Dom Bosco é uma obra social da Inspetoria Salesiana São Pio X, criado em 1990 para atender meninos e meninas em situação de moradia na rua; Desenvolve.
Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.
FLÁVIA CAVASSIN SILVA TELLES¹ TÂNIA MARA MAZUROK².
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
TRABALHANDO A SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: relato de experiência da equipe de saúde da família Centro de Saúde do Rio Tavares Novembro/2013.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM
FORMULAÇÃO de projeto de trabalho profissional
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE POLÍTICAS E AÇÕES SOCIAIS E CIDADANIA DIRETORIA DE PROTEÇÃO SOCIAL.
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Agosto de Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com.
Declaração de Caracas Documento que marca as reformas na atenção à saúde mental nas Américas. ESUDA, 12 de maio de 2014 Rossana Rameh
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
Possibilidades de atuação do psicólogo em hospitais Grupo de aprimorandos de psicologia 2008: Brunei Ongaratto Cristiana Cariola Travassos Giuliana Bansi.
GESTÃO DO PAIF.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Plano de Bairro para o 2 de Julho – PROEXT 2014 Grupo de Pesquisa.
Considerações Iniciais “ Wilhelm Reich, psicólogo alemão, afirmava, no início do século passado, que não existe mérito no fato de a Psicologia explicar.
Princípios Norteadores, Sistemática de Desenvolvimento e de Remuneração Variável ESTRUTURA DE CARREIRAS DO GOVERNO DA BAHIA BRASIL.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
1 ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DIRETORIA DE PLANEJAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO GERÊNCIA DE COORDENAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA SAÚDE.
 SUS pode ser considerado uma das principais inovações da reforma do Estado Brasileiro.  Ao longo dos últimos anos vem se desenhando no setor da saúde.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
ROTEIRO PARA ANÁLISE INSTITUCIONAL
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >>. 0,26 CAPS por habitantes ¼ da necessidade.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO: MESA 2 - JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Portarias nº e 1.083, ambas de 24 de maio de 2014
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
REESTRUTURAÇÃO DO CURSO DE GESTANTES COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO AO PROJETO PARTO ADEQUADO AUTORES: DARÓS, J. T.; MENEGHIN, M. C.; TEIXEIRA, M. A. S.
Ações da AMAR-DF. Histórico institucional: A Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Risco – AMAR/DF, surgiu da necessidade de fazer.
PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL Prof.
Profª Filomena Coser Marinho
POLÍTICA DE ATENÇÃO NEONATAL - NASCER ITAJAIENSE FOSSARI, M.A.S.*; MOLINARI, S.A.**; DOS SANTOS, R.B.**; * Médico Pediatra Neonatologista – Itajaí – SC.
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA HOSPITALAR NO BRASIL. “O hospital é parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Acolhimento Institucional Amparo da Juventude. n n “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade,
Encontro Nacional de Trabalhadores da Assistência Social Região Centro Oeste Sistematizadora- Profa Valdete de Barros Martins.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Franciele Nunes de Oliveira Karine Assunção Andrade Patrícia Chaves do Nascimento Integrantes do Projeto de extensão: Tecendo a redes: Uma proposta de.
III OFICINA DE FORMAÇÃO E QUALIFICACAO EM SAÚDE DO TRABALHADOR Diálogo com os atores da prática Rio de Janeiro, 27 de Junho de 2016.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

Camila Alves Soares - graduanda em Psicologia e bolsista da PREX Hilzanir Barbosa de Medeiros - psicóloga, coordenadora do CAPSi e supervisora do projeto de extensão. Está correto? Dra. Verônica Morais Ximenes – professora do Departamento de Psicologia e supervisora do estágio em Psicologia Social e Comunitária A atuação do psicólogo no CAPSi: uma experiência de extensão

Introdução Trabalho surgido a partir das atividades desenvolvidas no projeto “CAPSi- Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência” da SER III; Período de abril a setembro de 2008, com carga horária de 12 horas/semanais. VC NÃO ESTAVA LÁ DESDE 2007?; Experiência como extensionista e estagiária de Psicologia; Atuação em uma Política Pública de Saúde Mental recente e inovadora, que possibilita um espaço de atuação profissional.

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) CAPS – geral: CAPSad: CAPSi:

Caracterização dos participantes, parcerias e financiamento Atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de 4 a 18 anos incompletos e que estejam na área de abrangência da Regional I, III e V; Portadores de transtornos do desenvolvimento, emocionais, de comportamento, neuroses graves e psicoses, e todos aqueles que por sua condição psíquica estão impossibilitados de manter ou estabelecer laços sociais; Equipe técnica- 1 neuropediatra, 2 psiquiatras, 4 psicólogos, 2 assistentes sociais, 2 enfermeiras, 2 terapeutas ocupacionais, 6 estagiários de psicologia, 6 estagiárias de enfermagem e 1 artista; Convênio entre a Prefeitura Municipal de Fortaleza e o Hospital Universitário Walter Cantídio; O financiamento da bolsa de extensão é oriundo da PREX - UFC.

Objetivos Mostrar a proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde mental e suas implicações; Realizar uma análise crítica da atuação da Psicologia nos espaços de políticas públicas, principalmente em saúde mental; Perceber como se dá, na prática, a proposta e os desafios de um trabalho interdisciplinar; Contribuir com novos conhecimentos e atividades de pesquisas a partir do que foi vivenciado nas atividades.

Referencial Teórico Reforma Psiquiátrica (década de 70), tendo Franco Basaglia como principal articulador; Proposta de desinstituicionalização dos pacientes e o fechamento de hospitais, mas, principalmente, o questionamento acerca da loucura, possibilitando a desconstrução de saberes e práticas sociais que envolviam e ainda envolvem esses sujeitos; Alternativas para os equipamentos de assistência em saúde mental e a reorganização dos serviços prestados a partir da criação dos NAPS- Núcleo de Atenção Psicossocial, e dos CAPS- Centros de Atenção Psicossocial; Regulamentados pela Portaria nº 336/2002 da Lei federal nº , de 06/04/2001, que dispõe sobre a Reforma Psiquiátrica brasileira e sobre política substitutiva do CAPS.

Referencial Teórico Atendimento especializado em saúde mental de forma diária à população de sua área de abrangência, inclusive com atendimentos intensivos noturnos para possíveis crises (CAPS tipo III); Propostas no âmbito institucional: criação e/ou manutenção dos vínculos familiares, a articulação com outros esquipamentos, realização de acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços comunitários. (VIEIRA FILHO; NOBREGA, 2004); Os CAPS são responsáveis por articular uma rede em favor de uma organização de cuidados que envolvem agentes comunitários de saúde, equipes de Programa de Saúde da Família (PSF) a fim de concretizar os direcionamentos da política de saúde mental local: dispensando medicamentos, realizando encaminhamentos para demais instituições ou residências terapêuticas, etc. (Saúde Mental no SUS, 2004)

Referencial Teórico Essa perspectiva de atuação em rede e a concepção de saúde ampliada têm importantes contribuições trazidas por Góis (2008) a partir da visão de Saúde Comunitária, que pensa a superação da dicotomia saúde/doença, a ênfase no entrelaçamento das ações promotoras de saúde, o conhecimento da realidade local dos moradores, bem como a formulação de estratégias metodológicas que visam à participação destes na construção das políticas públicas em saúde; Torna-se evidente, então, que o foco não é mais a instituição - CAPS e outros equipamentos de saúde mental, nem os processos de “cura” dos transtornos mentais, mas as relações sociais nas quais o usuário se encontra e que dificultam sua autonomia e independência.

Atividades desenvolvidas Rodas de gestão, reunião que visa a operacionalização dos problemas pontuais da instituição e a promoção da discussão de casos clínicos específicos; Supervisões da equipe com técnico responsável da SER III, que visa garantir a eficiência do serviço aliando-o à política de saúde mental da cidade de Fortaleza; Matriciamentos, encontro de profissionais do CAPSi com profissionais do CAPS ad da SER III, que visam à troca de informações pertinentes aos dois equipamentos; Participação em equipe de pesquisa (em andamento) Que pesquisa é essa? Explique melhor

Atividades desenvolvidas Triagens semanais, entrevista inicial semi- estruturada por questionário que traça a história de vida usuário, onde é analisado se a demanda é concernente à instituição ou é caso de encaminhamento institucional. Visitas domiciliares e institucionais; Acompanhamento de avaliações psicológicas e psiquiátricas; Participação em grupo de psicoterapia com arte destinada a usuários com comprometimentos graves e persistentes no CAPS Geral da SER III. O grupo foi acompanhado por um período de dois meses. E a questão das interdisciplinaridade?

Considerações finais Limitações ainda existentes: A proposta ainda é muito encantadora, mas o conhecimento da realidade e o interesse político são determinantes para o sucesso desse tipo política pública; Enorme aprendizado da dinâmica da instituição; Desafio de atuação em Psicologia (grupos, transtornos mentais, perspectiva social, etc); Experiência em CAPS antecipa uma série de desafios ainda na graduação, uma vez que conviver em ambientes como esse difere totalmente das teorias prontas e perfeitamente aplicáveis dos livros.

Fale um pouco deste objetivo Realizar uma análise crítica da atuação da Psicologia nos espaços de políticas públicas, principalmente em saúde mental; Vc não apresentou. Considerações finais

Referências FIGUEIREDO, V. V. de; RODRIGUES, M. M. P. Atuação do psicólogo nos CAPS do Estado do Espírito Santo. Psicol. estud., Maringá, v. 9, n. 2, Disponível em:. Acesso em: 01 Abr doi: /S VIEIRA FILHO, Nilson Gomes; NOBREGA, Sheva Maia da. A atenção psicossocial em saúde mental: contribuição teórica para o trabalho terapêutico em rede social. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 9, n. 2, Disponível em:. Acesso em: 01 Abr doi: /S X GÓIS, C. W. de L. Saúde Comunitária: Pensar e Fazer. Fortaleza, Saúde Mental no SUS: Centro de Atenção Psicossocial/ Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ação Programáticas. Brasília: Ministério da Saúde, Governo do Estado do Pará. Situação de Saúde. Disponível em ntal.htm. Acesso em 6 de março de ntal.htm

seu