HERANÇA JACENTE Conceito A herança é considerada jacente quando, aberta a sucessão, não tendo o de cujus deixado testamento, não se tem conhecimento da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sucessões em Geral.
Advertisements

MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
22/09/2008 Ijuí - RS.
Legitimação Sucessória
Sucessões Aspectos Gerais
Herança Jacente e Herança Vacante
Suspensão, Extinção e Perda do Poder Familiar
Direito das sucessões Prof. Danilo Doneda aula II
ERROS, OMISSÕES, RETIFICAÇÕES, RESTAURAÇÕES E SUPRIMENTO
Os Ausentes.
30/03/2017.
Da justificação da ausência
CLAUSULAS TESTAMENTÁRIAS
01/04/2017.
GENERALIDADES DO DIREITO SUCESSÓRIO E A SUCESSÃO DO COMPANHEIRO E DO CÔNJUGE SOBREVIVENTE UMA ANÁLISE DOS ARTS E 1829.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
05/04/2017.
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
08/04/2017.
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Da posse em nome do Nascituro 877 a 878 do CPC
SUCESSÕES AULA 1 Lisla Vassoler.
PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA.
Aceitação da herança. Renúncia da herança. Cessão da herança.
Aceitação e Renúncia da Herança
DIREITO DAS SUCESSÕES CÓDIGO CIVIL DE 2002.
Lugar. Objeto. Administração. Transmissão da herança.
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
Herança Jacente. Herança Vacante. Arts a 1.823, CC.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Ação de Prestação de Contas
FALÊNCIA.
Sucessão do(a) companheiro(a). Art , CC
SUCESSÃO DO DESCENDENTE EM CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE
Sucessão Legítima (Cont.)
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Do testamenteiro. Arts a 1.990, CC. Dos legados.
Posse em nome do nascituro
Do inventário e da partilha. Regras gerais.
Da garantia dos quinhões hereditários. Arts a 2.026, CC.
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
Profa. Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Andrezza Eliab Oliveira Simões
INVENTÁRIO E PARTILHA ARTS a
ABERTURA DA SUCESSÃO E HERANÇA Arts a
Professor Paulo Hermano
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
Herança Jacente e Vacante
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
Professor Paulo Hermano
DIREITO COMERCIAL II Prof. Wiverson de Oliveira. Localização normativa Novo Código Civil: lei de – arts. 966 a revogou a Parte.
PROCESSO DAS SUCESSÕES
24/04/2017.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
DIREITO DAS SUCESSÕES INTRODUÇÃO AO DIREITO SUCESSÓRIO
ADOÇÃO SILVIA OZELAME RIGO MOSCHETTA. ADOÇÃO Previsão legislativa Previsão legislativa - arts a 1619 do Código Civil; - arts a 1619 do Código.
TRANSMISSÃO DO ACERVO HEREDITÁRIO
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica. Art. 16. Toda pessoa tem direito.
DIREITO CIVIL VI AULA 3 - Aceitação e Renúncia da Herança. Herança Jacente.
DIREITO CIVIL VI Aula 9 - Herdeiros Necessários. Direito de Representação. Introdução à sucessão testamentária.
Efeitos da Posse II - Ações Possessórias Características, pressupostos e legitimidade nas ações de imissão na posse, nunciação de obra nova e embargos.
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
DIREITO CIVIL VI AULA 2 - Sucessão e Herança.
AULA 1- Introdução ao Direito das Sucessões
DIREITO CIVIL VI Aula 6 Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
Herança jacente e vacante
Transcrição da apresentação:

HERANÇA JACENTE Conceito A herança é considerada jacente quando, aberta a sucessão, não tendo o de cujus deixado testamento, não se tem conhecimento da existência de algum herdeiro. Trata- se de uma situação de fato em que ocorre a delação da herança, mas não existe quem se intitule herdeiro. Assim, mesmo que exista herdeiro sucessível, enquanto sua existência não for conhecida, a herança será jacente, conforme preceitua o art Trata-se de uma situação transitória, aguardando-se a entrega dos bens ao sucessor devidamente habilitado, ou, não aparecendo herdeiros no prazo legal, ocorrendo a decretação judicial de vacância.

HIPÓTESES DE JACÊNCIA A jacência pode ocorrer com ou sem testamento, conforme estabelece o art a) A jacência sem testamento ocorre em razão de inexistirem herdeiros conhecidos (cônjuge ou companheiro, herdeiro descendente, ascendente e colateral sucessível) ou da renúncia da herança por parte destes. b) A jacência com testamento ocorre quando o herdeiro instituído existir ou o testamenteiro também não existir ou não aceitar a herança ou a testamentaria, e o falecido não deixar cônjuge ou companheiro nem herdeiro descendente, ascendente ou colateral sucessível.

OUTROS CASOS DE JACÊNCIA Na hipótese de não se encontrar o herdeiro em condições de se tornar titular do patrimônio do falecido. Acontece no caso de não ter ainda nascido o herdeiro indicado pelo testador, quando este nomeou filho já concebido e ainda não nascido de determinada pessoa. Ao falecer o testador, a herança é arrecadada como jacente, enquanto se aguarda o nascimento com vida do beneficiário. Outra situação de jacência ocorre enquanto se aguarda a formação de pessoa jurídica a que se atribuíram os bens.

ADMINISTRAÇÃO Nos casos de jacência, o juiz promoverá a arrecadação dos bens e estes serão administrados por um curador oficial (ver art.1819 do C. Civil e 1142 do CPC), a quem compete representar a herança em juízo ou fora dele, com a assistência do órgão do Ministério Público. Ao curador cabe proceder à liquidação dos valores, a alienação dos bens perecíveis e o recolhimento do produto a estabelecimento oficial, além de promover os atos assecuratórios e de conservação, administrando os demais, tudo sob controle da autoridade judiciária. O curador responde pelos prejuízos que der causa, podendo ser removido se assim entender o juiz. A arrecadação e o processo de inventário competem ao juiz do domicílio do de cujus conforme define o art do Código de Processo Civil.

Promovida a arrecadação dos bens, a autoridade judiciária mandará expedir edital convocando os sucessores do falecido para que venham se habilitar no inventário. Este edital será publicado na imprensa oficial e na imprensa da comarca por 3 vezes, com intervalo de 30 dias para cada um. Os sucessores do falecido poderão habilitar-se na herança até então considerada jacente, no prazo de 6 meses, de acordo com o art do CPC, contados da data da publicação do primeiro edital. A habilitação segue as disposições dos arts a 1062 do CPC, devendo ser instruída com os documentos que comprovam a condição de herdeiro.

HERANÇA VACANTE No período de jacência, Decorrido um ano da primeira publicação do edital de convocação dos herdeiros, não aparecendo quem se habilite à herança, esta será declarada vacante (art do CPC e 1820 do Código Civil). Se todos chamados a suceder renunciarem à herança, esta será declarada vacante desde logo, conforme o art Neste caso, não haverá a fase de jacência.

O estado de jacência é transitório A vacância é o estado definitivo da herança que já foi jacente. Decorrido um ano da primeira publicação do edital, não aparecendo quem se habilite à herança, esta será declarada vacante (art do CPC e 1820 do Código Civil). Na herança vacante, os bens são declarados vacantes e permanecem nesta condição, sem prejuízo dos que venham legalmente a se habilitar. Passarão ao domínio do Município ou do Distrito Federal, onde era domiciliado o de cujus ao tempo da abertura da sucessão; ou passarão ao domínio da União, se o falecido era domiciliado em território ainda não constituído em Estado.

EFEITOS DA VACÂNCIA A sentença que declara a herança vaga estabelece a certeza jurídica de que o patrimônio hereditário não tem titular até o momento da delação ao ente público. O curador é obrigado a entregar a herança ao Poder Público. A declaração de vacância não impede que o herdeiro sucessível reivindique a herança, podendo reclamá-la por ação direta, conforme o art do CPC. Porém, passados cinco anos, contados da abertura da sucessão, os bens serão definitivamente incorporados ao patrimônio público, sem possibilidade de reivindicação por qualquer sucessor, segundo o art do Código Civil.