AGENDA E ACESSO AVANÇADO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Acolhimento na APS MFC – ESF - Belo Horizonte-MG
Advertisements

RESULTADOS PRELIMINARES Gestores Municipais. Abrangência dos resultados preliminares 11 municípios de 21 municípios do Lote 11 municípios de 21 municípios.
FORUM PERMANENTE E INTERDISCIPLINAR DA SAÚDE / UNICAMP
39ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
“Acesso à Atenção Fisioterapêutica no Brasil”
Prática Médica na Comunidade 1º Período – 2011/1
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
Política Nacional de Humanização
Video roda aqui Missão Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia e qualificação profissional, visando a satisfação de seus clientes.
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
“REPENSANDO A ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO BÁSICA” JAIRO ALTAIR GEORGETTI COSEMS - SP Praia Grande, 22 de Novembro de 2007.
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
Alexandre de Araújo Pereira
A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Projeto de Gestão de Processos
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Modelo biologista e tecnicista hegemônico
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
ESTÁGIO NOS POSTOS. Aten ç ão Prim á ria a Sa ú de (APS) Base Organizadora do Sistema Atributos principais Primeiro n í vel de assistência dentro do sistema.
Apresentação Avaliação e Qualidade
A Atenção Primária é definida como um conjunto de funções que, combinadas, são exclusivas dessa área: Oferece o acesso no sistema para todas as novas.
Currículo Quais são as finalidades do curso?
ACOLHIMENTO EM REDE.
Residência em Medicina de Família e Comunidade – SMS Rio de Janeiro.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
AGENDAMENTO ELETRÔNICO
Ambulatório Médico Especializado
Título general da apresentação - CHC Consultoria e Gestão 1 Organizações Sanitárias Integrais (OSI) Dr. Josep Ramon Llopart Rio de Janeiro, março de 2012.
Caso prático: Tomada de decisões Projeto de triagem de pacientes em um serviço de Urgências Margarita Esteve Brasília, Setembro de 2014.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Pacientes Invisíveis Roberto J. Fraga Moreira Clique p/ avançar.
Saúde Mental e Atenção Primária
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
UPA ADRIANA DA SILVA HELOISE GOMES INGRID DELLA VECHIA
Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Entrevista Motivacional
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Apoio matricial em Saúde Mental
CONSOLIDADO DO TRABALHO DE DISPERSÃO DA OFICINA 1: FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NOS MUNICÍPIOS MACRORREGIÕES NORDESTE E PLANALTO NORTE.
CONSÓRCIO PÚBLICO DE SAÚDE Zuleide Bezerra Dalla Costa Secretária Executiva CISAMUSEP
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
Modelo de cuidado baseado
Apoio Matricial, Apoio em Saúde e a Articulação da Rede
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Política Estadual para Redução da Mortalidade por IAM Outubro/2015 Superintendência de Atenção Integral à Saúde Diretoria de Atenção Especializada.
1 PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE A PROGRAMAÇÃO LOCAL.
Transcrição da apresentação:

AGENDA E ACESSO AVANÇADO APRMFC – CURITIBA PRECEPTORES PUCPR 14/08/2014

WONCA Uma das 11 características proposta pela WONCA seria acessibilidade, continuidade e longitudinalidade. Favorecer que esses cuidados (de todo o ciclo de vida do paciente) sejam realizados pelo mesmo MFC ao longo de toda a vida do paciente.

Papel da atenção primária em um sistema de saúde reforçam a necessidade das US serem efetivamente a porta de entrada preferencial e ponto de atenção continuada para a maior parte das situações clínicas dos pacientes daquela área (Starfield, 2004).

4 elementos estruturais relevantes à APS: 1- acessibilidade 2- variedade de serviços 3- definição da população eletiva 4- continuidade Starfield, 2002

4 elementos estruturais relevantes à APS: 1- acessibilidade Localização do estabelecimento próximo da população à qual atende nos horários e dias em que está aberto para atender; O grau de tolerância para consultas não agendadas e o quanto a população percebe a conveniência destes aspectos da acessibilidade

Considerações Uma pessoa que não consegue atendimento na US quando precisa pode se sentir desmotivada ou com pouca confiança nessa equipe, o que leva a fragilizar o vínculo e a repensar a sua escolha numa nova situação de necessidade de saúde (SMS)

Acesso Avançado “fazer o trabalho de hoje, hoje”. O tempo de espera para o atendimento é de até 48 horas. A disponibilidade da agenda aumenta. Possibilidade de ser atendido pelo mesmo médico – o que aumenta o controle e acompanhamento, além de satisfação para todos (equipe e paciente).

Situação adequada: População de 2.500 pacientes por equipe. Médico atendendo em período integral. Sistema amadurecido (equipe capacitada para lidar com o acesso avançado). Murray, 2000.

Questionamentos de todos da equipe: “Eu sou o profissional mais adequado para oferecer esse atendimento?” “Outra pessoa poderia resolver da mesma forma?” “Há pessoas em situações clínicas que poderiam se beneficiar mais do que meu atendimento nesse momento?”

Como?? “A mágica da proposta é a de fazer menos algumas coisas, para poder fazer mais outras” (Murray e Berwick – 2003) “O grande objetivo da gestão da clinica é diminuir para o medico a demanda administrativa e ampliar a demanda assistencial (ou de problemas que necessitem de fato de intervenção)”.(Gusso e Poli – Tratado de MFC 2012)