Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA ESTADUAL DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE INCLUSÃO DIGITAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE - PID COMISSÃO INTERSETORIAL DE COMUNICAÇÃO.
Advertisements

Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
CONSELHO MUNICIPAL ORÇAMENTO PARTICIPATIVO Campinas PARTICIPAÇÃO SOCIAL CRISE OU MUDANÇA? Profa.Doraci Alves Lopes PUC-CAMPINAS Abril 2011.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária Dirceu Bras Aparecido Barbano Diretor Presidente ANVISA.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
AS PROFISSÕES CIVIS E A DEFESA CIVIL SECRETARIA NACIONAL DE DEFESA CIVIL – MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA AUDIÊNCIA PUBLICA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A CIÊNCIA, TECNOLOGIA.
Introdução As linhas gerais da Política Externa Brasileira PEB – FLP 0437 Instituto de Relações Internacionais USP Prof. Pedro Feliú.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
SEMINÁRIO ASSECOR PPA : PRIORIDADES DE GOVERNO E ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Márcia Paterno Joppert Brasília, 03 de março de 2016.
Promoção da Cultura de Paz Departamento de Políticas, Programas e Projetos.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
AS NOVAS DIRETRIZES DO PROGRAMA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO.
XVII Encontro Nacional do CONGEMAS Estruturas, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Sistema Nacional de Cultura Bases Conceituais, Jurídicas e Institucionais.
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NPGA – NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGESP – PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISA E FORMAÇÃO.
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Papel do cooperativismo no desenvolvimento local/regional.
O que é Estado? Políticas Culturais Conceituando a política A política é atividade que diz respeito à vida pública. Etimologicamente, pólis, em.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
XIX MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS ABRIL 2016 AGENDA NACIONAL: AÇÃO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS.
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
TEMA 9 Aula 24. AULA 22, 23 E 24 Políticas do setor turístico nas esferas municipal e estadual  Políticas nas esferas (o município e o turismo)  Gestão.
SEBRAE PERNAMBUCO. O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento.
Desdobramento do Plano Brasil Maior – PBM na Política de Arranjos Produtivos Locais Rede APL Mineral 16 de agosto de 2011.
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Rumos das políticas culturais no primeiro governo Dilma IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Políticas.
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Compromisso com a criança, o adolescente e a educação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
18ª Reunião do Conselho Deliberativo 01 de julho de 2011.
Cultura Viva – Participação do IPEA 1. Apresentação do conjunto das avaliações – 1.1 Cultura Viva – avaliação do programa arte educação e cidadania – 1.2.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PANORAMA ATUAL DO CONTROLE SOCIAL NO SUAS: RETRATO NACIONAL E ESTADUAL.
MODERNIZAÇÃO DA MÁQUINA PÚBLICA. Atualizar/qualificar os funcionários usando EAD. Estabelecer uma política de TIC para o DF. Implantar o Portal da Transparência.
A Rede de Proteção e Promoção Social Brasileira como Estratégia de Promoção do Desenvolvimento e de Enfrentamento da Crise Patrus Ananias de Sousa Ministro.
Artesanato Políticas Culturais.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Visão do e-Saúde para os próximos 5 anos Pesquisa em Saúde e Gestão do Conhecimento para o SUS Fabiana Costa Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria.
Currículo, Diferença Cultural e Diálogo Disciplina: Multiculturalismo e Educação Faculdade Adventista da Bahia.
Encontro Regional Nordeste II Plano Nacional de Educação GT04 – Gestão e Avaliação da Educação.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
MOVIMENTO PERONISTA ARGENTINA, Ditaduras Latino-Americanas Casa Rosada. Buenos Aires, Argentina, Acervo pessoal.
Como usar CT&I para promover a inclusão social? Políticas Públicas – Transporte Urbano Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência,
Fundamentos da Ciência da Informação Grupos para o trabalho final.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Implantação do Observatório: Experiência Piloto Brasília, 2006.
63º Encontro de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina São Francisco do Sul/SC 1º/04/2016 Como efetivar os Consórcios na política pública de.
24/6/20161 Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do CDES e de 71 Organizações da Sociedade.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A Integração das Ações para Controle do Tabaco Clayton Hillig DEAER/CCR/UFSM
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
Brasília, 16 de novembro de Secretário Regional: Edgar Augusto Lanzer.
Transcrição da apresentação:

Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim

Lugar de fala. Professor da Universidade Federal da Bahia ( Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos ( e Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade ( Pesquisador do CNPq e do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura ( Coordenador editorial da Coleção CULT e editor da Políticas Culturais em Revista ( Ex-Secretário de Cultura do Estado da Bahia ( ) e ex-Presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia ( )

Os estudos recentes tendem a incluir sob este conceito o conjunto de intervenções realizadas pelo estado, instituições civis e grupos comunitários organizados a fim de orientar o desenvolvimento simbólico, satisfazer as necessidades culturais da população e obter consenso para um tipo de ordem ou transformação social. Mas esta maneira de caracterizar o âmbito das políticas culturais necessita ser ampliada tendo em conta o caráter transnacional dos processos simbólicos e materiais na atualidade. Definição de políticas culturais Nestor Garcia Canclini

O que não é política cultural. Intervenção pontual e descontinua. Atuação que instrumentaliza a cultura. Cultura como meio e política como fim

O que é política cultural. Atuação sistemática sobre as dimensões do fazer cultural. Intervenção de variados atores visando o desenvolvimento da cultura. Política como meio e cultura com fim

Tradições das políticas culturais no Brasil Autoritarismos Ausências Instabilidades

Ausências Inexistência em alguns períodos Colônia - Império - República Velha /1964 Estado abdica de seu papel ativo Leis de incentivo - neoliberalismo

Autoritarismos Relação entre políticas culturais e ditaduras. Estado Novo ( ). Regime Militar ( ) Caráter autoritário, desigual e elitista da sociedade brasileira

Instabilidades Exemplo emblemático: implantação do Ministério da Cultura. Ministério (Sarney) > Secretaria (Collor) > Ministério (Itamar). Dez dirigentes em nove anos ( )

Políticas culturais no Governo Lula. Gilberto Gil ( ). Juca Ferreira ( )

Enfrentamentos: ausências Discursos de Gilberto Gil em 2003 Papel ativo do Estado “formular políticas culturais é fazer cultura” Críticas ao predomínio das leis de incentivo Desenvolvimento de políticas culturais pelo estado brasileiro

Realizar políticas culturais em momento democrático Construir políticas públicas de cultura Ampliar o conceito de cultura: acolher outras culturas Aumentar a base de atuação do Ministério da Cultura Enfrentamentos: autoritarismos

Enfrentamentos: instabilidades Plano Nacional de Cultura (PNC) Ampliação do orçamento e PEC Sistema Nacional de Cultura (SNC)

Alguns programas emblemáticos Revelando Brasis Brasil Plural DOC - TV

Desafios do Governo Dilma Continuar e aprimorar políticas culturais

Gestões Ana de Hollanda e Marta Suplicy Continuidades e descontinuidades Inovações: destaques para audiovisual, educação, economia criativa Patamar político-cultural diminuído Balanço do primeiro governo Dilma

Mais Cultura nas Escolas e nas Universidades Brasil de Todas as Telas Economia Criativa Novos programas

Desafios das políticas e gestão culturais hoje

Sistema Nacional de Cultura. Sistemas estaduais. Sistemas municipais (consórcios) Plano Nacional de Cultura. Planos setoriais. Planos estaduais. Planos municipais Planos e sistemas

. Articulação federativa e mais ampla do campo cultural. Distribuição federativa das políticas e gestão culturais. Ampliação da formação e qualificação em cultura. Desenvolvimento de informações e indicadores culturais. Aumento dos orçamentos da cultura. Fortalecimento do campo cultural no Brasil SNC: políticas e gestão culturais

Políticas de financiamento Pró-Cultura Domínio das leis de incentivo Maior fonte de financiamento Ampliação do Fundo Nacional de Cultura Complexidade do financiamento Financiamento para diversidade cultural

Educação vital para a cultura Cultura vital para a educação Cisão entre cultura e educação Mais cultura na escola Mais cultura na universidade Ampliar e consolidar a conexão Conexão entre cultura e educação

Comunicações / mídias como circuito cultural vital no Brasil Democratizar as políticas de comunicação e cultura Políticas em sintonia com a diversidade cultural brasileira Relação cultura e comunicações

Observações sobre o Cultura Viva Democratizar o estado

. Significativa inclusão econômica e social. Necessária, mas não suficiente para transformar o país. Realizar a reforma da política. Transformar a cultura Desafios do Brasil contemporâneo

. Superar exclusão em determinadas modalidades culturais. Fortalecer a cidadania cultural e os direitos culturais. Construir uma cultura cidadã transformando valores. Desenvolver uma cultura sintonizada com atualidade. Conformar nova hegemonia para aprofundar mudanças Desafios da cultura no Brasil hoje