7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.

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7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
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7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Núcleo Gerador: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto privado Equipamentos domésticos Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto doméstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus diferentes utilizadores. Lidar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto privado, acedendo a uma multiplicidade de funções que comportam e reconhecendo a sua dimensão criativa. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Tema Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto privado Equipamentos domésticos - Identificar utilizações diferenciadas de electrodomésticos por mulheres e homens no contexto doméstico; - Conhecer as características e principais constituintes dos equipamentos, reconhecendo o seu modo de funcionamento, por forma a melhorar a sua eficiência e evitar danos; compreender a linguagem técnica utilizada em catálogos ou manuais de instrução; - Explorar manifestações de corrente eléctrica nos electrodomésticos. - Compreender que vários equipamentos domésticos são usados no âmbito cultural e artísticos; - Ler e descrever instruções de um determinado equipamento doméstico; - Demonstrar como actua com um equipamento de comunicação (telefone, telemóvel, intercomunicador, …) – o seu papel e funções. Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário

Domínio de referência Temas Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto profissional Equipamentos profissionais Operar com equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilização e os seus impactos nas organizações. Agir perante equipamentos e sistemas técnicos em contexto profissional, conjugando saberes especializados e rentabilizando os seus variados recursos no estabelecimento e desenvolvimento de contactos.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Temas Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto profissional Equipamentos profissionais - Identificar a exigência de qualificações diferenciadas para manusear máquinas de complexidade diferente; - Actuar no sentido de clarificar as propriedades e limitações dos equipamentos e dos procedimentos técnicos disponíveis no contexto profissional ou na interacção com profissionais especializados; - Conhecer o princípio de funcionamento da máquina ao nível do rendimento, potencia, etc. - Referir características e funcionalidade de um equipamento usado ao nível profissional; como aprenderam a trabalhar com o mesmo; - Ler e compreender em português e/ou língua estrangeira as instruções que acompanham o equipamento; - Demonstrar como actua com um equipamento de comunicação que usa no seu dia-a-dia profissional.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto institucional Utilizadores, Consumidores e Reclamações Interagir com instituições, em situações diversificadas com base nos direitos e deveres de utilizadores e consumidores de equipamentos e sistemas técnicos. Utilizar conhecimentos sobre equipamentos e sistemas técnicos para facilitar a integração, a comunicação e a intervenção em contextos institucionais,

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto institucional Utilizadores, Consumidores e Reclamações - Conhecer entidades com responsabilidade ao nível da assistência técnica e da defesa do consumidor; - Identificar as garantias dadas pelos fabricantes; relacionar os momentos programados para a revisão e a sua importância; - Analisar diferentes equipamentos/tarifários de modo a tirar o maior efeito da relação custo/benefício. - Explicar as potencialidades dos equipamentos técnicos relacionados com cultura (câmara de video, máq. fotográfica, …); - Saber reclamar junto do fabricante ou saber apresentar sugestões com fundamento em português ou língua estrangeira; - Saber comunicar com instituições usando o meio ou equipamento mais adequado em função do objectivo pretendido (Informações/Assistência técnica/ Reclamações).

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Competência da área de STC Competência da área de CLC Contexto macro- estrutural Transformações e Evoluções Técnicas Mobilizar conhecimentos e práticas para a compreensão e apropriação das transformações e evoluções técnicas e sociais. Relacionar transformações e evoluções técnicas com novas formas de acesso à informação, à cultura e ao conhecimento proporcionado pelos novos suportes tecnológicos e de comunicação.

Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário Domínio de referência Tema Exemplos da área de STC Exemplos da área de CLC Contexto macro- estrutural Transformações e Evoluções Técnicas - Explorar as consequências sociais provenientes da evolução de um ou mais equipamentos; - Conhecer a utilização dos EST, tendo em conta a sua evolução tecnológica no sentido da melhoria do rendimento, da redução do número de horas por tarefa, etc.; - Usar os conhecimentos profissionais para melhorar a eficiência dos equipamentos/ produção. - Compreender que a utilização de equipamentos técnicos (vídeo, computador, TV, …) permite o acesso de mais pessoas à cultura; - Emitir opiniões em português ou língua estrangeira sobre as consequências da evolução dos equipamentos nos usos da língua (novo vocabulário, acesso mais facilitado a outras línguas, etc.); - Relacionar as transformações dos equipamentos técnicos com as mudanças na TV, no rádio e no cinema (TV digital, rádio via net, …).