1. Pressupostos da teoria walloniana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria psicogenética de HENRI WALLON
Advertisements

A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
HENRI WALLON E A PSICOGÊNESE DA PESSOA COMPLETA
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Henri Matisse Obra: Fovismo – Henri Matisse.
Avaliação Psicomotora
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Teorias da Aprendizagem
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
A Pré-História da Linguagem Escrita
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Conceitos de aprendizagem
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Henri Wallon ( / Médico)
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Resultados POC – PRODEL
HENRI WALLON Estudou Filosofia, Medicina e Psicologia.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Características da criança: perspectivas teóricas
BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR
AUTONOMIA MORAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Segundo as Teorias de Wallon
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A escola como espaço de desenvolvimento humano
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DESENVOLVIMENTO INFANTIL CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
Wallon: Psicogênise da Pessoa Completa
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
Sobre o Autor 1879: Henri Wallon nasceu em Paris, França. Graduou-se em medicina e filosofia : Atuou como médico na Primeira Guerra Mundial.
“A construção cultural da imaginação”
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem II
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Aprendizagem da matemática
BIANCA GORGULHO CAMILA FREIRE GABRIELA LASKIEVIC GIOVANNA CAETANO NINA LEVY Uma concepção dialética do desenvolvimento.
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO NA PERSPECTIVA DE HENRI WALLON: A psicogênese da pessoa completa

1. Pressupostos da teoria walloniana Pessoa contextualizada, completa e complexa; Estudo integrado do desenvolvimento humano (afetividade-motricidade-inteligência); Direção do desenvolvimento: indiferenciação diferenciação/individuação

2. Leis que regem o desenvolvimento da pessoa Predominânica Funcional: predominância de um determinado tipo de funcionamento mental (afetivo e cognitivo) que interfere na forma como o sujeito se relaciona com o mundo; Alternância Funcional: alternância entre as formas de atividades e interesses das crianças. Assim, ora o interesse se volta para o interior, para o conhecimento de si, para a construção do “eu”– fase centrípeta, ora para o exterior, para a descoberta do mundo- fase centrífuga; Integração Funcional: cada estágio que se sucede integra o anterior, reformulando-o.

3. Estágios do desenvolvimento Estágio Impulsivo-emocional (1º ano de vida) afetivo- construção de si Indiferenciação do eu; Impulsividade motora; Atividade monopolizada pelas necessidades fisiológicas; A impulsividade vai se transformando em expressividade e forma de comunicação com o outro; Estabelecimento de relações entre suas manifestações e as reações do meio humano; Emoção como instrumento de interação.

3. Estágios do desenvolvimento (cont.) Estágio Sensório motor e projetivo (até 3 anos) cognitivo – construção do real Incontinência exploratória; Aparecimento da marcha, da linguagem e da função simbólica; Ato mental se projeta em atos motores; Consciência do eu corporal Estágio das “personalidades permutáveis”, onde a percepção da criança ainda é dominada “por um estado de indivisão entre o que se revela da situação exterior ou do próprio sujeito”.

3. Estágios do desenvolvimento (cont.) Estágio Personalista (3 - 6 anos) afetivo – construção de si Construção da consciência de si pela interação social (é a diferenciação psíquica da criança em relação ao outro); Necessidade de manifestação expressiva (espaço e permissão para a ação); A criança já se auto denomina “eu”, “mim”; Marcada por 3 fases: Oposição - A criança precisa se opor ao outro para demarcar seu espaço, em busca da afirmação de si. Sedução - criança sente necessidade de ser admirada Imitação - criança busca incorporar o outro imitando-o

3. Estágios do desenvolvimento (cont.) Estágio Categorial (6-11/12 anos) cognitivo – construção do real Pensamento pré-categorial até os 9-10 anos; Superação gradual do sincretismo do pensamento; Capacidade de autodisciplina mental (atenção); Inteligência discursica (pensamento por pares); A formação de categorias intelectuais possibilita à criança a identificação, a análise, a definição e a classificação dos objetos ou acontecimentos . Aquisição da capacidade conceitual.

3. Estágios do desenvolvimento (cont.) Estágio da Puberdade e da Adolescência (11-12 anos) afetivo – construção de si Ocorrência de modificações fisiológicas impostas pelo amadurecimento sexual; Necessidade de reorganização do esquema corporal; Nova definição dos contornos da personalidade; Envolve questões pessoais, morais e existenciais.

4. A Emoção na teoria de Wallon A afetividade precede nitidamente o aparecimento das condutas cognitivas e as possibilita, daí a afirmação de que estimular a afetividade é nutrir a inteligência; A emoção, tipo particular de manifestação afetiva, é o primeiro recurso de que o ser humano dispõe para comunicar-se e interagir com o outro; As emoções são expressivas e contagiosas; As emoções são antagônicas às atividades reflexivas: “A razão nasce da emoção e sobrevive de sua morte”

5. O Movimento na teoria de Wallon As necessidades cinéticas, de movimento, e as necessidades posturais são imprescindíveis ao desenvolvimento infantil; “Quem sustenta o pensamento no início é a motricidade, que será depois inibida por ele.” (DANTAS, 1990); A redução da motricidade exterior e o progressivo ajustamento do movimento ao mundo físico está ligada, também, à possibilidade de controle voluntário sobre o ato motor. O controle da criança sobre suas próprias ações, o que Wallon denominou de “autodisciplinas mentais”, é um processo lento e gradual que depende de fatores orgânicos e sociais.

6. Contribuições da teoria de Wallon na Educação O meio, que inclui os objetos físicos e as relações humanas, é de extrema importância para o desenvolvimento da pessoa. Neste sentido, é de fundamental importância que o ambiente físico das instituições de Educação Infantil seja planejado e estruturado de acordo com as características e possibilidades das crianças; O papel do outro na construção do conhecimento é indiscutível. Dessa forma, as interações da criança com a professora e com as outras crianças tornam-se condição para a construção não só de conhecimentos, mas da sua personalidade como um todo.

6. Contribuições da teoria de Wallon na Educação (cont.) O professor deixa de ser o agente exclusivo de informação e formação das crianças, uma vez que a interação com as outras crianças também assume um papel fundamental no desenvolvimento e aprendizagem de cada uma delas. Seu papel, contudo, é de extrema importância já que é ele quem irá possibilitar e mediar as interações das crianças entre si e delas com os objetos de conhecimento; A prática pedagógica precisa ser pautada nas necessidades das crianças como um todo e promover o seu desenvolvimento em todos os aspectos: afetivo, cognitivo e motor.

6. Contribuições da teoria de Wallon na Educação (cont.) O movimento é imprescindível ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, as instituições de Educação Infantil devem prever espaços onde elas possam realizar movimentos amplos como correr, pular, rolar… e as professoras devem ser flexíveis em relação à disciplina motora não exigindo, por exemplo, que as crianças permaneçam muito tempo na mesma posição; A brincadeira também assume um lugar essencial no desenvolvimento da criança e, dessa forma, as professoras precisam programar atividades em que elas possam usufruir desses espaços e prever tempo suficiente para que as brincadeiras surjam, se desenvolvam e se encerrem;

6. Contribuições da teoria de Wallon na Educação (cont.) A emoção ocupa um lugar privilegiado no desenvolvimento do sujeito, em especial da criança pequena e, portanto, verifica-se a necessidade de uma boa relação afetiva entre a professora e a criança no contexto da Educação Infantil; Os conflitos, crises e contradições são pontos fecundos para a compreensão da pessoa humana. Sabendo da importância e necessidade das condutas de oposição da criança em relação ao outro para o processo de construção de sua personalidade a professora pode atribuir um valor positivo ao conflito e procurar estratégias pedagógicas para contornar as situações que envolvem maior descontrole emocional.