COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE 2015 Art. 9º, § 4º da Lei Complementar 101/00.
Advertisements

Z UMA NOVA PERSPECTIVA PARA NEGÓCIOS COM O PODER PÚBLICO UTILIZANDO AS CONCESSÕES E AS PPPS - CONCEITOS FUNDAMENTAIS, DIFERENÇAS E POTENCIAL PARA OS PRÓXIMOS.
Brasília, 05 de maio de 2014 Audiência Pública Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal Paulo Henrique Bezerra R. Costa Diretor Executivo de Controladoria.
Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016 ANÁLISE Assessoria de Finanças e Orçamento Liderança do PT na ALESP.
A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A A CONTRIBUIÇÃO DO TCU PARA A GOVERNANÇA E 0 DESENVOLVIMENTO Cláudio Souza Castello Branco Coordenador-Geral de Controle Externo.
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL: ANÁLISE DA SUA INFLUÊNCIA NA DINÂMICA DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL Andrea Azevedo 1 Raoni Rajão 2 Marcelo Costa 2 Marcelo.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL” O necessário “Equilíbrio Fiscal” nas Contas Públicas”
Comissão Especial destinada a debater e propor soluções para o financiamento da Educação no Brasil Senado Federal 7 de maio de 2014.
Workshop Dirigido às Autoridades de Gestão/Organismos Intermédios dos PO FEDER e Fundo de Coesão 19 abril 2013 Lisboa A NÁLISES CUSTO - BENEFÍCIO.
Modelo Integrado de Gestão de Pessoas Ney Pereira Villa.
A Cadeia de Valor da PGFN IV Encontro de Gestão da Advocacia-Geral da União 10 e
Dívida de Estados e Municípios com a União CAE – Senado Federal Waldery Rodrigues Júnior Ipea e Senado Federal*
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Avaliação Acadêmica Institucional Uma Visão Geral.
XXVIII CONTESC – Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina.
1 26 de março de 2015 Senado Federal Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática- CCT Audiência Pública 28 de Abril 2015.
AUDIÊNCIA PÚBLICA No Senado Federal Apresentação das Auditorias do TCU nos Instrumentos de Mitigação de Riscos da Atividade Agropecuária - Resultados Brasília,
Auditoria Operacional nas ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) Acórdão 2.395/2013 – TCU – Plenário Ministro-Relator: André de Carvalho.
Mansueto Almeida – 05 de maio de 2014 Brasília.. Estrutura da Apresentação Relembrando a Dinâmica do Gasto Público Federal no Brasil. Politicas sociais.
Fiscalização no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA SENADO.
LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA. Modelo Orçamentário Modelo Orçamentário é o conjunto de procedimentos padronizados que devem ser seguidos pelos entes.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais Superintendência.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Disciplinas Online Prof. Dr. Gustavo Esperança Vieira Direito Econômico Cruzeiro do Sul.
Emissão dos Certificados de recebíveis objeto da Oferta Emissão de certificados de recebíveis do agronegócio, nominativos e escriturais com.
PROGRAMA DE PRODUTIVIDADE POR METAS Diogo Vitor Pinheiro 45ª Assembléia Nacional da ASSEMAE – Poços de Caldas - MG.
Audiência Pública Medida Provisória nº 663, de 2014 Mansueto Almeida – 15 de abril de 2015.
Produtos de Investimentos Fundos de Investimentos O que é um Fundo de Investimento? Fundo de investimento é um condomínio, ou seja, todos os membros possuem.
TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA DA CAIXA PAINEL OUVIDORIA OUVIR. RESOLVER. MUDAR. TRATAMENTO DAS RECLAMAÇÕES NO ÂMBITO DA GOVERNANÇA.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
CURSO DE FORMAÇÃO TÉCNICO/POLÍTICA PARA AS CÂMARAS DE VEREADORES, PREFEITURAS E SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS. PAINEL: FINANÇAS MUNICIPAIS: ORÇAMENTO,
O RÇAMENTO E F UNDO. Orçamento Municipal Meio de realização do ECA; Instrumento de construção da Cidadania e da Democracia participativa; Forma de Democratização.
Caixa Econômica Federal Vice-Presidência de Fundos de Governo e Loterias – VIFUG Superintendência Nacional Fundo de Garantia – SUFUG FGTS Fundo de Garantia.
“Atuação Dos Segmentos De Cartões De Débito No País, Com Foco Na Metodologia De Cobrança Dos Serviços Prestados”. Comissão de Desenvolvimento Econômico,
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 25 de março de 2015 Disponibilidade e liberação de recursos do Programa.
Comentários ao PL 5.807/2013 Novo Marco da Mineração Carlos Vilhena Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal Investimento e gestão: desatando.
2º Seminário Internacional sobre Contratações Públicas Sustentáveis e Curso sobre Políticas Públicas de Sustentabilidade nas Contratações Públicas Alfredo.
1 II ENCONTRO DAS COMISSÕES TÉCNICAS Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados São Paulo
Irregularidades – Acórdão 2461/
AUDIÊNCIA PÚBLICA Constituição Federal / Estadual Lei Complementar de Finanças Públicas / L 4320/64 LRF PPALDOLOA PPA - Define as políticas.
Planejamento e Processo Orçamentário Planejamento de Governo e Políticas Públicas.
A Recente Política Industrial Brasileira Mauricio Canêdo Pinheiro Pesquisador do IBRE/FGV Seminário Desempenho Exportador e Políticas Públicas Rio de Janeiro.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
WORKSHOP Diretrizes para Licitação de Serviços Licitação de Serviços de Eficientização Energética em Prédios Públicos WORKSHOP Diretrizes para Licitação.
Concessões do setor portuário Audiência Pública na Comissão de Viação e Transporte Brasília, junho de 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CORONEL FABRICIANO ESTADO DE MINAS GERAIS. Assessoria de Controle Interno. A Assessoria Municipal de Controle Interno: AUDIÊNCIA.
MPS – Ministério da Previdência Social SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Regimes Próprios de Previdência Social Desafios Cuiabá - MT.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
twitter.com/funasa Processo de seleção para acesso aos recursos de saneamento básico na FUNASA Ricardo.
PSA – AUDIÊNCIA PÚBLICA Senado Federal Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle Audiência Pública Pagamentos por Serviços.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 Economia e Gestão do Setor Público Aula 5 Conceitos básicos relevantes: o caso do Brasil GIAMBIAGI, F. e ALÉM, A. Finanças.
Contexto Econômico Manutenção do Saldo de Dívidas da União com Bancos Públicos (
Secretaria de Estado da Fazenda INSTITUCIONAL. Gerar receitas e controlar a sua aplicação. SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA MISSÃO.
Ministro Relator José Múcio Monteiro Brasília, 20 de março de 2012.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 6.
1 - Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013 e Crédito Rural Acompanhamento e Controle 2013 e Semiárido Brasileiro Crédito Rural 2013.
FABRÍCIO DA SOLLER PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL - SUBSTITUTO.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ITUMBIARA GESTÃO 2013/2016 Gilson Almeida Teixeira Secretário de Finanças Francisco Domingues de Faria Prefeito Municipal.
CRÉDITO. Problemas que o banco enfrenta na concessão de crédito para as MPEs.
Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: a Experiência do TCE-PR Alexandre Faila Coelho Diretoria de Auditorias - DAUD.
Metas fiscais 2016 Audiência pública – 1º quadrimestre.
A crise fiscal e suas consequências Celso L. Martone Novembro de 2015.
Comissão Permanente de Capacitação Proposta de Trabalho
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL.
29. SETEMBRO Paulo Rabello de Castro Thiago Biscuola.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 2º Quadrimestre 2007.
MUNICÍPIO DE IJUÍ – PODER EXECUTIVO SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA AUDIÊNCIA PÚBLICA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E GESTÃO FISCAL 29 de Fevereiro de º.
A UDITORIA DE BENEFÍCIOS FISCAIS Benefícios fiscais  A renúncia de receita implica em redução discriminada de tributos ou contribuições por intermédio.
Transcrição da apresentação:

COMISSÃO ESPECIAL DA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 663/2014 AUDIÊNCIA PÚBLICA LUCIENI PEREIRA Auditora Federal de Controle Externo do TCU Professora de Gestão Fiscal Diretora da CNSP Presidente da ANTC Brasília, 15 de abril de 2015

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) INDICADORES FISCAIS RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DA UNIÃO Dívida Consolidada Bruta Dívida Mobiliária (Títulos) Créditos Bancários (BNDES e outros Bancos) Variação Créditos / Títulos0,59%0,43%11,23%13,62%13,30%14,23%15,15% 4. Dívida Consolidada Líquida Receita Corrente Líquida Fonte: RGF RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL DA UNIÃO % 2008 / Dívida Consolidada Bruta101% 2. Dívida Mobiliária (Títulos)86% 3. Créditos Bancários (BNDES e outros Bancos)4699% 4. Dívida Consolidada Líquida78% 5. Receita Corrente Líquida50% Fonte: RGF

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) PARECER PRÉVIO – TCU

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) PARECER PRÉVIO – TCU

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) INDICADORES FISCAIS Discriminação Taxa de Juros Implícita da Dívida Líquida da União (Governo Federal e Bacen) 12,90%19,70%13,90%19,10%15,60%19,80%24,60% Taxa Selic13,67%8,65%10,67%10,90%7,29%9,90%11,65%

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) ALGUNS DESAFIOS 1.falta de transparência sobre os subsídios concedidos e tentativas de bloqueio ao controle pelos órgãos de controle (MS ); 2. A sociedade não conhece os critérios para a concessão dos subsídios (por que beneficiar uma empresa em detrimento de outras?); 3. ausência de diagnóstico das necessidades dos subsídios propostos, com identificação da população destinatária a política, do problema que se pretende resolver e de sua quantificação (qual o tamanho do problema?); 4. ausência de análise custo benefício dos subsídios concedidos; 5. ausência de análise dos riscos da política 6. não definição dos objetivos do programa de subsídios, bem como ausência de metas e indicadores de desempenho (inclusive dos resultados/impactos pretendidos).

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) OPERAÇÕES DA UNIÃO COM BNDES

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) PARECER PRÉVIO CONTAS DE GOVERNO (2013)

“O Pensador”, do Escultor Francês Auguste Rodin (1840 – 1917) PARECER PRÉVIO CONTAS DE GOVERNO (2013)

OBRIGADA PELA ATENÇÃO! LUCIENI PEREIRA (61)