Antes, durante e depois Reflexão sobre didáctica Artur Ramísio Paula Gonçalves
Antes No inicio das nossas vidas profissionais como docentes de TIC, apesar dos conhecimentos de diversas ferramentas informáticas que possíamos, “a falta de preparação didáctica” levou a que não soubéssemos tirar delas o devido proveito.
Antes Com efeito, consoante as diferentes escolas, locais de formação, cursos, turmas e alunos/formandos, era fundamental adequar as estratégias, metodologias e recursos, no sentido de despertar o interesse, de motivar e envolver os alunos/formandos.
Durante Como tornar as aprendizagens mais significativas? Avançámos, recuámos, duvidámos, tivemos “crises existenciais” acerca de como melhorar o sucesso escolar dos nossos alunos/formandos.
Durante Depois de muito reflectir, de fazer autoformação pedagógica/didáctica e de contactarmos com colegas de outras escolas, não nos sentimos “muito mal”.
Durante As explorações metodológicas em tempo eram muito “limitadas”, e por isso passámos do quadro negro ao computador muito rapidamente, sem utilizar os outros meios audiovisuais.
Durante Além da mesma didáctica, limitávamo-nos praticamente às mesmas ferramentas, como, por exemplo, o Web 2.0 e o PowerPoint.
Durante Que investigação fazíamos? Pensávamos que não fazíamos, mas procurávamos informação científico-pedagógica e íamos progressivamente mudando as nossas práticas pedagógicas à medida que deparávamos com as nossas dificuldades nas “experiências” lectivas.
Depois Com a aquisição de competências didácticas, a preparação da nossa actividade docente tem condições para passar a ser sistemática e baseada em conhecimentos científicos, embora caldeada, sempre, com a nossa experiência profissional e de vida.
Depois Hoje conhecemos uma maior diversidade de ferramentas tecnológicas e sabemos utilizá-las de acordo com cada situação concreta, no sentido de potenciar o efeito da informação, de interessar, motivar e envolver todos os estudantes no processo de ensino/aprendizagem.
Depois Com os novos conhecimentos e competências, estamos em condições de contribuir melhor para a formação integral dos estudantes, para a sua integração e intervenção construtiva na sociedade cada vez mais mundializada em que vivemos.
Música: Rodrigo Leão – “A Escola” Unidade Curricular: DPESAC Docente: Mestre Vítor Castilho Mestrado em Ensino de TIC - IESF Fevereiro de 2010