Antes, durante e depois Reflexão sobre didáctica Artur Ramísio Paula Gonçalves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Advertisements

Secretaria de Estado da Educação Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Nacional do Livro Didático 2017 Matemática.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
A PERCEPÇÃO DE COORDENADORES DE CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL Marcela Stella Paiva Edilson Carlos.
Projeto em Consórcio Otimização da Mobilidade Transnacional VET em Rede III.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
HADJI, C. AVALIAÇÃO DESMISFICADA. PORTO ALEGRE, ARTMED, 2001 A atividade de avaliação dentro da escola deve ser construída, antes de tudo, como uma prática.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Criar Celso Alessandra Grupo C Anderson Mª Luciana Laércio.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
‘’SIMULADOR DE NEGÓCIOS SBS – SIMFORMER BUSINESS SIMULATION’’
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
O ensino de História: teoria e prática
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
Formador, Contextos e Perfil
Plano Tecnológico.
Universidade Federal do Espírito Santo
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Programas de Cálculo Simbólico
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
III SIMPÓSIO PIBID UFBA
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Transposição Didática
Plano Tecnológico da Educação

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Disciplina de Preparação Pedagógica Fellipy – Ivan
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
School of Higher Education
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Rogério Bandeira de Melo Moreira
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
ESCOLA ESTADUAL DOMINGOS ALBUQUERQUE III REUNIÃO PEDAGÓGICA 2018 ELISON DAVI CRISPIM RAMOS GESTOR Ipojuca, 24/07/2018.
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIA: ISSO É POSSÍVEL
Realizar Formação Continuada
Estagio Supervisionado em Docência
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Diretoria de Ensino – Região Osasco
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
NOVAS TRILHAS CURRICULARES DA/NA FADBA
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Antes, durante e depois Reflexão sobre didáctica Artur Ramísio Paula Gonçalves

Antes No inicio das nossas vidas profissionais como docentes de TIC, apesar dos conhecimentos de diversas ferramentas informáticas que possíamos, “a falta de preparação didáctica” levou a que não soubéssemos tirar delas o devido proveito.

Antes Com efeito, consoante as diferentes escolas, locais de formação, cursos, turmas e alunos/formandos, era fundamental adequar as estratégias, metodologias e recursos, no sentido de despertar o interesse, de motivar e envolver os alunos/formandos.

Durante Como tornar as aprendizagens mais significativas? Avançámos, recuámos, duvidámos, tivemos “crises existenciais” acerca de como melhorar o sucesso escolar dos nossos alunos/formandos.

Durante Depois de muito reflectir, de fazer autoformação pedagógica/didáctica e de contactarmos com colegas de outras escolas, não nos sentimos “muito mal”.

Durante As explorações metodológicas em tempo eram muito “limitadas”, e por isso passámos do quadro negro ao computador muito rapidamente, sem utilizar os outros meios audiovisuais.

Durante Além da mesma didáctica, limitávamo-nos praticamente às mesmas ferramentas, como, por exemplo, o Web 2.0 e o PowerPoint.

Durante Que investigação fazíamos? Pensávamos que não fazíamos, mas procurávamos informação científico-pedagógica e íamos progressivamente mudando as nossas práticas pedagógicas à medida que deparávamos com as nossas dificuldades nas “experiências” lectivas.

Depois Com a aquisição de competências didácticas, a preparação da nossa actividade docente tem condições para passar a ser sistemática e baseada em conhecimentos científicos, embora caldeada, sempre, com a nossa experiência profissional e de vida.

Depois Hoje conhecemos uma maior diversidade de ferramentas tecnológicas e sabemos utilizá-las de acordo com cada situação concreta, no sentido de potenciar o efeito da informação, de interessar, motivar e envolver todos os estudantes no processo de ensino/aprendizagem.

Depois Com os novos conhecimentos e competências, estamos em condições de contribuir melhor para a formação integral dos estudantes, para a sua integração e intervenção construtiva na sociedade cada vez mais mundializada em que vivemos.

Música: Rodrigo Leão – “A Escola” Unidade Curricular: DPESAC Docente: Mestre Vítor Castilho Mestrado em Ensino de TIC - IESF Fevereiro de 2010