T A P. Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
Advertisements

CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
Secretaria de Administração GESTÃO ESTRATÉGICA COM PESSOAS: Caminho para uma Administração verdadeiramente pública.
O que é Coaching? Giuliana Gouveia Mesquita Coach de Carreira 2016.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
Curso de Filosofia - UFRN
Onde estão os cursos de pós-graduação e de extensão?
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
COACHING E FEEDBACK Stefania L. Giannoni .
A AVALIAÇÃO COMO TECNOLOGIA: O DIREITO EDUCACIONAL E A EVOLUÇÃO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Mestre.
Especialização em Gestão de Negócios e Empreendedorismo
Especialização em Auditoria Contábil e Financeira
Como utilizar o coaching nas organizações contábeis
Especialização em Gestão Empresarial com Coaching
ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - APEC
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
PARCERIA Com o incentivo de fortalecer qualificação e aperfeiçoamento de seus associados com o curso Gestão de Projetos EaD, Capacitação IEL SEBRAE, apresentamos.
Prof. Dr. José Renato Kitahara
Especialização em Coaching Profissional
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
O que é ser um lider?.
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Pesquisa Científica (Metodologia Científica). Sistema de Pós-graduação no Brasil: Metodologia Científica Pós-Graduação Lato-sensu Stritu-sensu.
Especialização em Controladoria e Finanças Empresariais
Definição da Estratégia Organizacional
Organização de eventos II
Aprendizagem do Século XXI
A questão da Formação Profissional.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
AULA 6 Professor Douglas Pereira da Silva
Especialização em Auditoria Contábil e Financeira
Gestão de Pessoas Profª. Mara.
Aula 5 Professor Douglas Pereira da Silva
Ferramentas de comunicação
Professor Douglas Pereira da Silva
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
Consultoria Referência RH
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Como se tornar um campeão de vendas In Company Um programa completo para vendedores e gestores de alta performance
Avaliação continuada.
PROF. RUBENS JOSÉ LOUREIRO
Especialização em Coaching Profissional
Especialização em Psicologia Organizacional
Aula 2.3.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
PESQUISA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE ATENDIMENTO
Realizar Formação Continuada
CNPq e o Currículo Lattes
Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Participação de Docentes em Cursos de Especialização
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Papéis dos gerentes de projetos
Cursos de Aperfeiçoamento para Associados
Cursos de Aperfeiçoamento para Não Associados
Formação Acadêmica  Administração de Empresas Publicas e Privadas  MBA Docência do Ensino Superior  MBA Gestão de Pessoas e Coaching  MBA Psicologia.
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEMÓRIA SOCIAL E BENS CULTURAIS PRODUTO FINAL - CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPOTTIVA COORDENADOR ACADEMICO PROF. Me.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

T A P

Counseling, Mentoring e Coaching  As dúvidas aparecem sobre quem procurar para resolver determinado problema.  O counseling tem a ver com um aconselhamento de carreira, é mais técnico e o profissional orientador precisa conhecer a área de atuação do orientando.  O mentoring. normalmente, um profissional da própria organização que adota uma postura de padrinho.e o coaching desenvolve habilidades comportamentais.

COUNSELING  Counseling, aconselha tecnicamente, esclarecendo dúvidas e necessidades pontuais.  Essa metodologia de desenvolvimento humano parte da premissa de que nenhum profissional detém todas as respostas técnicas para os problemas e oportunidades que surgem no trabalho.  Buscar a alavancagem de um especialista e ouvir os conselhos e diretrizes, renota uma atitude madura e prudente.

MENTORING  Mentoring, realizado, normalmente, por um mentor que é um executivo sênior da própria organização, que tem a incumbência de compartilhar sua experiência e vivências acumuladas em vários anos de trabalho no ambiente corporativo.  O mentor acaba servindo como um padrinho que passa sua sabedoria aos jovens talentos, que o consultam a respeito de questões e dúvidas sobre a gestão da carreira e da própria vida.  O mentor é utilizado por profissionais que ainda estão indecisos sobre o que querem.

COACHING  Coaching, Executada geralmente por um profissional externo, que estabelece uma relação entre um técnico [coach] e seu orientando.  Numa comparação é muito semelhante à atuação de um personal trainer voltado para o fortalecimento de competências para profissionais que apresentam potencial, mas que ainda não chegaram ao nível de consistência gerencial esperado pela organização.

PREPARAR FORÇA DE TRABALHO  Preparar os profissionais do futuro tem sido o lema de diversas organizações.  Elas estão preocupadas em manter em seus quadros colaboradores que tenham as competências necessárias para assumir posições de liderança.  Por este motivo os programas de mentoring são focados nos jovens que demonstram grande potencial de desenvolvimento.  As sessões de aconselhamento podem reunir desde um indivíduo a um grupo de pessoas, liderado por um mentor, cuja missão é ajudar o talento a desenvolver habilidades que serão decisivas na vida profissional; a entender os valores da organização; e até a aprimorar seus relacionamentos com as pessoas-chave da cúpula da organização.

CONT.  Os programas de coaching são desenvolvidos para profissionais mais experientes, geralmente para executivos e gestores que possuem "desafios" no relacionamento com seus pares, superiores, subalternos, clientes e/ou fornecedores, ou aqueles que precisam aprimorar o desempenho no trabalho. Daí a semelhança com a definição de coach: uma pessoa que "treina" executivos para uma determinada tarefa, missão ou necessidade.  Ou seja, um personal trainner de carreiras profissionais.  Os programas de coaching começaram a despertar a atenção dos gestores, quando a retenção de talento passou a fazer parte do desafio das empresas

CONT.  Os benefícios proporcionados pelo coaching aos executivos, como o gerenciamento de conflitos, o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais e o aumento da performance e produtividade, garantiram o sucesso da sua implementação em várias empresas.  Apesar de diferentes, esses servem a um objetivo corporativo comum: o de manter profissionais mais produtivos, com objetivos de carreira definidos e alinhados à cultura organizacional.

COMO ESCOLHER ENTRE UM E OUTRO?  Quando optar por este recurso por própria opção.  Para os profissionais, sejam eles mais ou menos experientes, os programas permitem o desenvolvimento de competências fundamentais para o sucesso em qualquer organização, mas com saber se há necessidade?

ORIENTADOR DE CARREIRA  Frustração profissional, insucesso em tentativas de mudar de emprego, necessidade de auxílio na elaboração de um currículo, necessidade de diferenciar-se no mercado de trabalho, a necessidade de transformar expectativas profissionais em metas objetivas,insucesso para superar alguns tetos profissionais, necessidade de adquirir novos conhecimentos e de, alcançar o sucesso profissional são alguns dos motivos que merecem reflexão e poderão resultar na necessidade de um orientador de carreira.

E DEPOIS DA GRADUAÇÃO?  O planejamento da carreira começa cedo, onde o jovem começa a pensar no seu futuro. O momento crucial é no vestibular e na opção pela graduação.  Concluída a graduação sua carreira está concretizada?  Num MUNDO competitivo o aprendizado continua e chega a vez de outra opção que curso escolher, especialização, extensão, stricto ou lato sensu?

CONT.  Nas condições atuais e as que estão para advir os programas de lato sensu são mais apropriados para preparar os desafios do mundo empresarial e os programas de stricto sensu são indicados para aqueles que querem seguir carreira acadêmica, como pesquisador científico ou docente em Instituição de Ensino Superior.

MESTRE OU DOUTOR?  O stricto sensu está relacionado com programas de mestrado e doutorado, com destinação acadêmica ou científica, com duração de dois anos e meio para o mestrado e de quatro anos para o doutorado.  O enfoque está na formação de pesquisadores e docentes destinada à pesquisa científica e tecnológica.  Os cursos são oferecidos tanto em instituições públicas como privadas e podem ser realizados após a conclusão da graduação.  O processo seletivo leva em consideração projeto de pesquisa, prova, entrevista com banca examinadora e proficiência em idiomas estrangeiros ( mestrado uma, doutorado duas).  Concluído e aprovado no curso recebe como certificação o diploma de mestre ou doutor.

MESTRADO PROFISSIONAL  O mestrado profissional também é considerado stricto sensu, com carga horária entre 400 a 750 horas, é indicado para profissionais que atuam em áreas que exigem pesquisas.  As diferenças em relação ao mestrado acadêmico estão no direcionamento da dissertação, na carga horária menor e no fato de ser pago mesmo em instituições públicas.  O trabalho final, da mesma forma que no mestrado acadêmico é uma dissertação que necessita ser defendida perante uma banca.

LATO  O lato sensu está direcionado a programas de especialização e extensão,incluídos os cursos de MBA, tem como destinação a profissionalização., com carga horária mínima de 360 horas.  O enfoque está no desenvolvimento de habilidades específicas voltadas para o mercado de trabalho. Pode ser cursado em instituições públicas e privadas, sendo comum os cursos serem pagos mesmo nas instituições públicas.  Podem cursar profissionais já graduados e em qualquer momento, desde que atuantes no mercado de trabalho e sempre que sentirem necessidades.  O processo seletivo é baseado em histórico escolar da graduação, eventualmente, são submetidos a prova e entrevista.  Ao término do curso o pós-graduado recebe certificado de especialização ou extensão.